Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA: EM FOCO AS AÇÕES EDUCATIVAS NO CEDEDICA DE SANTA MARIA/RS.
Número do projeto
055297
Número do processo
23081.005469/2021-11
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
21/01/2021
Data final
31/08/2021
Resumo
Este projeto de pesquisa, nível mestrado, foi construído no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e vinculado à Linha de Pesquisa 2 (Políticas Públicas e Organização Escolar). Tem por objetivo analisar de que maneira o acompanhamento socioeducativo de adolescentes na liberdade assistida colaborou ou não com os projetos de vida. Os objetivos específicos são levantar o perfil dos adolescentes atendidos na liberdade assistida entre os anos de 2010-2019; buscar nos Prontuários de Atendimento Socioeducativo (PAS) as ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional durante a execução da Medida Socioeducativa (MSE) no período de 2015-2019 e compreender se as ações desenvolvidas no acompanhamento socioeducativo oferecem contribuição ou não para a formulação de projetos de vida. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Serão construídas sínteses da desconstrução e unitarização das ações educativas encontradas e suas significações, uma vez que as informações coletadas serão tratadas através da Análise Textual Discursiva (ATD) de Roque Moraes (2003). Os autores com os quais dialogamos para desenvolver este projeto são Antônio Carlos Gomes da Costa (1999, 2006), Alberto Melucci (1997), Carmem Maria Craidy (2011, 2015), Cynthia Bisinoto (2018), Mário Volpi (2005), Sérgio Ozella (2002, 2008) e Tatiana Yokoy (2018).
Objetivos
O objetivo geral que propomos para a pesquisa é analisar de que maneira o acompanhamento socioeducativo na liberdade assistida vem sendo desenvolvida no CEDEDICA em Santa Maria, buscando atingi-lo através dos seguintes objetivos específicos:  Construir o perfil dos adolescentes atendidos na liberdade assistida entre os anos de 2010-2019;  Buscar nos Prontuários de Atendimento Socioeducativo (PAS) as ações desenvolvidas pela equipe multiprofissional no acompanhamento socioeducativo durante a execução da MSE no período de 2015 – 2019;  Compreender se as ações multiprofissionais desenvolvidas no acompanhamento socioeducativo oferecem contribuição ou não para a formulação de projetos de vida.
Justificativa
O presente projeto justifica-se pela sua relevância social. Justifica-se também pelos aspectos contraditórios verificados em documentos importantes, como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo que orienta a priorizar o fortalecimento do meio aberto e sua aplicação, uma vez que permite que os vínculos familiares e comunitários não sejam rompidos, porém o que se tem é a superlotação das unidades de atendimento socioeducativo. Os Planos decenais de Atendimento Socioeducativo ao publicarem os dados do sistema socioeducativo focam nos dados do meio fechado, assim como no âmbito da pós-graduação se muitas produções sobre a medida de internação e pouco sobre o meio aberto.
Resultados esperados
Espera-se com esta pesquisa contribuir com a produção teórica e acadêmica. Produzir caminhos para: a qualificação da Política de Atendimento ao adolescente em conflito com a lei e com o fazer profissional das equipes técnicas atuantes no meio aberto.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
041738 - EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL: EDUCADORES E JOVENS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE SANTA MARIA/RS
Palavra-chave 1
Acompanhamento socieducat
Palavra-chave 2
liberdade Assistida
Palavra-chave 3
Projeto de Vida
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
[Não informado]
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Grupo do CNPq
557 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF -
Linha de pesquisa
00.02.09.00 EDUCAÇÃO
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    05.00.00.0 - analise do acompanhamento socioeducativo na liberdade assistida vem sendo desenvolvida no CEDEDICA em Santa Maria.
    Período:
    21/01/2021 a 31/08/2021
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %