Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA
Número do projeto
054804
Número do processo
23081.032835/2020-23
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
30/09/2020
Data final
31/07/2021
Resumo
Este trabalho pretende investigar as estratégias e resultados adotados para estudantes com e sem dificuldades de aprendizagem por professores da rede pública e privada de ensino do estado do Rio Grande do Sul durante o período de suspensão das aulas presenciais em virtude da Pandemia de Covid-19. A partir dos critérios de seleção da amostra serão incluídos na pesquisa todos os professores do nível Professor da Educação Básica I (PEB I) do Rio Grande do Sul que concordarem em participar da pesquisa. A coleta de dados será realizada de forma on-line para os professores, sendo que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o questionário serão enviados por meio do endereço eletrônico dos mesmos. Após a coleta, os dados passarão por análise quantitativa, com consulta a um profissional estatístico que realizará as análises necessárias frente aos objetivos propostos.
Objetivos
Objetivo Geral Investigar as estratégias e resultados adotados para estudantes com e sem dificuldades de aprendizagem por professores da rede pública e privada de ensino do estado do Rio Grande do Sul durante o período de suspensão das aulas presenciais em virtude da Pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos - Investigar as características dos professores envolvidos na pesquisa quanto à faixa etária, à rede de atuação (pública, privada, ou ambas), nível e ano de formação e ao (s) ano(s) escolar(es) de atuação; - Verificar se há um profissional da área da Fonoaudiologia Educacional no ambiente escolar; - Verificar a experiência dos professores a plataforma de Educação à Distância; - Investigar os meios de comunicação utilizados durante o período de suspensão das aulas presenciais e quais as estratégias utilizadas pelos professores para atender os estudantes neste período; - Analisar o conhecimento dos professores sobre as condições, interesses e participações dos responsáveis e estudantes durante a realização das atividades propostas; - Conhecer quais os critérios que os professores se embasam para definir se um estudante apresenta dificuldades de aprendizagem; - Verificar se há estudantes com dificuldades de aprendizagem e a forma de acompanhamento dos mesmos durante as atividades pedagógicas não presenciais; - Verificar as diferenças e semelhanças entre o desempenho dos estudantes com e sem dificuldades; - Verificar quais profissionais acompanham esses estudantes com dificuldades de aprendizagem durante as atividades não presenciais durante o período de suspensão das aulas presenciais, bem como se o trabalho é realizado em conjunto com os professores; - Investigar quais são os aspectos para avaliação do desempenho dos estudantes através das atividades pedagógicas não presenciais no período de suspensão das aulas presenciais em virtude da Pandemia de COVID-19 para estudantes com e sem dificuldades de aprendizagem; - Conhecer as diferenças e semelhanças entre as atividades pedagógicas propostas na rede pública e privada durante o período de suspensão das aulas presenciais pela Pandemia de COVID-19; Investigar a efetividade das atividades pedagógicas não presenciais no processo de aprendizagem na visão dos professores.
Justificativa
Em dezembro de 2019, o agente causador da doença respiratória conhecida como Coronavírus, Sars-CoV-2, foi descoberto em Wuhan, na China (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020). A doença respiratória sendo descrita como COVID-19, propagou-se mundialmente e foi declarada como pandemia a nível mundial no dia 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020). Durante a difusão internacional do surto da Pandemia de COVID-19, os países afetados implementaram gradativamente no espaço internacional diferentes estratégias (SENHORAS, 2020). Medidas de isolamento social, no Brasil e no mundo, foram tomadas para prevenir e atenuar a propagação da COVID-19. Dentre estas medidas, as instituições de ensino suspenderam suas aulas e demais atividades presenciais (CAMACHO, et al, 2020). Na legislação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), dispõe em seu artigo 32 § 4º que o “ensino a distância pode ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais na educação fundamental” (BRASIL, 1996, p.4). Para adotar essa modalidade, as redes de ensino ou escolas precisam adequar metodologia de ensino aos recursos tecnológicos necessários (MEC, 2020). Nesta perspectiva, adotaram-se atividades pedagógicas não presenciais para auxiliar o processo de aprendizagem durante o período de distanciamento social, desde a educação infantil, até o ensino superior. Ademais, assim como o ensino à distância no Ensino Superior exige recursos didáticos informáticos com preparação e planejamento das atividades que oportunize momentos de aprendizagem ativa que tenham significado tanto para o estudante quanto, para o professor (CAMACHO, et al, 2020), o ensino básico também requer esta atenção. Sabe-se que na Fonoaudiologia a demanda no atendimento de linguagem oral e escrita de crianças se dá predominantemente na faixa etária de 6 a 12 anos, seguido por 3 a 5 anos, estando essas crianças em idade escolar e pré-escolar. Acredita-se que os encaminhamentos nestas faixas etárias devam-se ao fato de ser a época que se iniciam as novas relações sociais da criança e os pais ou professores ficam mais atentos à questão da linguagem da criança. Ou seja, as crianças são mais cobradas quanto ao seu desempenho na linguagem oral e também na aprendizagem (DINIZ, BORDIN, 2011). Deste modo, este projeto de pesquisa tem como justificativa o importante caráter de investigar e analisar as estratégias utilizadas pelos professores da rede pública e privada de educação básica I (PEB I), ou seja do 1° ao 5° ano e quais os resultados obtidos no processo de atividades pedagógicas não presenciais, de forma a alcançar estudantes de diferentes graus, níveis ou condições de aprendizagem. Ademais, os sujeitos podem vir a ser, ou são pacientes do setor de Fonoaudiologia, por demandas escolares. Logo, o reconhecimento do trabalho realizado e das características desse público, podem contribuir no atendimento fonoaudiológico, bem como nas trocas de informação entre professores e fonoaudiólogos, em prol da minimização das dificuldades dos pacientes. Tendo em vista que muitas instituições públicas e privadas de ensino básico embasaram as suas ações nos princípios da Educação à Distância (EaD), para dar continuidade à construção de conhecimentos do ensino presencial, esta investigação se justifica. Contudo, não se obtém dados do quão efetivo se apresentou este método de ensino, e as vantagens ou desvantagens do processo de aprendizagem, a partir de atividades pedagógicas não presenciais na Educação Básica. Sendo assim, diante da situação atual, o artigo visa explorar as estratégias adotadas pelos professores para atender diferentes estudantes, comparar as redes de ensino e contribuir com o desenvolvimento de estudos nessa área que é singular, tanto no Brasil, quanto mundialmente. Pretende provocar a reflexão sobre o desafio dos educadores da atualidade e a transformação da realidade para adaptação ao meio em tempos de pandemia da COVID-19.
Resultados esperados
Levantar as estratégias pedagógicas favoráveis e desfavorável do processo de ensino nas escolas públicas da 8a coordenadoria de ensino do estado do RS, no período da pandemia. Verificar a condução e interdisciplinaridade dos casos de inclusão e dificuldade de aprendizagem acompanhados no período de suspensão das atividade presenciais de ensino devido à pandemia de COVID-19. Fazer diagnóstico situacional do processo de aprendizagem na suspensão das atividades presenciais.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Dificuldade Aprendizagem
Palavra-chave 2
Linguagem Infantil
Palavra-chave 3
Pandemia
Palavra-chave 4
Educação à Distância
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
[Não informado]
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
4.00.00.00-1 CIÊNCIAS DA SAÚDE
Linha de pesquisa
00.03.05.05 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.12 Projeto de Monografia/TCC/Relatório de Estágio para Cursos de Graduação

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Análise dos dados
    Período:
    04/01/2021 a 31/03/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Análise estatística dos dados dos questionários respondidos pelos professores.
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      Fase 2
      Período:
      04/01/2021 a 31/03/2021
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    Coleta de dados
    Período:
    02/11/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Coleta de dados online com envio dos questionários aos professores.
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      Fase 1
      Período:
      02/11/2020 a 31/12/2020
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    Descrição e discussão dos resultados
    Período:
    01/03/2021 a 31/05/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Descrição e discussão dos resultados dos dados estatísticos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      Fase 3
      Período:
      01/03/2021 a 31/05/2021
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    Redação do artigo e envio para banca
    Período:
    05/04/2021 a 31/07/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Redação do artigo do TCC e defesa
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      Fase 4
      Período:
      05/04/2021 a 31/07/2021
      Conclusão:
      0 %