Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
CORPOS CONTEMPORÂNEOS: CONSTRUÇÃO POÉTICA DA VISUALIDADE
Número do projeto
054676
Número do processo
23081.027600/2020-10
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
16/03/2020
Data final
31/12/2021
Resumo
O processo de construção de outras identidades e visualidades corporais, será o ponto de origem para que através de linguagens como a performance, fotografia e vídeo, se desenvolva uma pesquisa poética pratico/teórica no contexto da arte contemporânea. A partir de vivências pessoais e da percepção de que os indivíduos contemporâneos possuem processos diversos de expressão, que há possibilidades de modificações corporais temporárias ou permanentes como maquiagem, tatuagens, implantes e cirurgias, as quais permitem construir aparências, assim transformado os corpos. Explorar a materialidade e visualidade dessas construções, em uma poética que traz a questão dessas identidades e corpos, tentando compreender como estes conflitos se inserem no campo da arte contemporânea.
Objetivos
Elaborar a pesquisa prático/teórica com base na construção de identidades e corpos contemporâneos que não se limitam a padrões sociais de visualidade, explorando a maneira com que se inserem no contexto da arte contemporânea. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Analisar a maneira com que os diferentes corpos e identidades se inserem no contexto da arte. • Estabelecer um diálogo entre a construção e modificação dos corpos com a arte contemporânea. • Compreender a maneira com que a identidade e a visualidade do corpo se relacionam. • Realizar pesquisa poética, ampliando as relações geradas entre corpos e identidades.
Justificativa
Os corpos sempre foram objeto de estudo na arte e no contexto da arte contemporânea ainda se mostram presentes os ideais de representação e beleza, principalmente explorados pelas mídias de consumo, porém também se apresentam corpos-outros, que se modificam de maneira a representar identidades. Estes corpos estão livres dos padrões e não se limitam a uma divisão binária de gênero, representando diversos indivíduos, desde pessoas que utilizam de hormônios e cirurgias plásticas para redefinir seus corpos, há pessoas que perdem partes corporais em acidentes ou por doenças. Em outros campos de pesquisa estas discussões ainda são muito recentes, alguns corpos não possuem um reconhecimento social e precisam se encaixar em grupos que os definem e padronizam. Algumas das modificações que o avanço da ciência nos permite ainda não foram vistas a longo prazo, não se sabe a maneira que esses corpos vão reagir, e até que ponto a decisão de mudar sua aparência permanece sob controle do próprio indivíduo. A abordagem desse projeto em relação aos corpos traz um assunto recente e contemporâneo que dá continuidade e expande a pesquisa realizada durante a formação acadêmica, linguagens como a performance, fotografia e vídeo, servem de materialidade para uma produção artística contemporânea.
Resultados esperados
A pretensão deste projeto é de trazer corpos-outros e o processo de construção de identidades e visualidade como discussão poética em um trabalho prático/teórico.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
045632 - Pesquisa e produção da arte em momentos específicos
Palavra-chave 1
arte contemporânea
Palavra-chave 2
Arte e Visualidade
Palavra-chave 3
corpo
Palavra-chave 4
identidade
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
[Não informado]
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.02.00-9 ARTES PLÁSTICAS
Grupo do CNPq
027 Pesquisa em artes: momentos-específicos
Linha de pesquisa
82.10.00 ARTE E VISUALIDADE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    elaboração final
    Período:
    01/01/2021 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    pesquisa
    Período:
    16/03/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %