Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
CORPO-IMAGEM-PRESENÇA: ATRITOS POÉTICOS
Número do projeto
054668
Número do processo
23081.027410/2020-01
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
03/07/2020
Data final
31/12/2021
Resumo
O presente projeto de pesquisa teórico-prático tem como mote as relações – correspondências e, sobretudo, dissidências – entre os corpos humanos e suas imagens representativas nas mídias de comunicação contemporâneas ocidentais; as diferentes (in)visibilidades para os distintos tipos corporais da atualidade. Objetiva-se com isso a construção de artefatos artísticos que deflagrem esses conflitos, contrastes e fricções entre corpo-imagem-representação nos discursos (visuais e verbais) veiculados nos meios de comunicação. Para isso, a metodologia adotada parte do campo das pesquisas em arte, ênfase em Poéticas Visuais, e suas especificidades. Como principais resultados, espera-se a execução de uma série de trabalhos práticos com a temática mencionada, o desenvolvimento e defesa da dissertação e, ao expor efeitos da abrasão, das raspagens de marcadores socioculturais contra os corpos, contribuir – visual, poética e conceitualmente – aos estudos e discussões da arte contemporânea, em âmbito local, regional, nacional e internacional.
Objetivos
Desenvolver as potencialidades, poéticas e práticas, do termo-conceito Atrito no que tange às relações entre corpo, imagem e representação. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) Demonstrar, a partir da repetição de imagens e objetos, o conflito entre os diferentes discursos de/para corpos, comuns à contemporaneidade; B) Criar trabalhos que contrastam/confrontam, por meio da apropriação de elementos visuais, noções estéticas, como belo e feio, aplicadas aos corpos na atualidade; C) Experimentar diversificados processos técnicos, bem como formas de exposição, a fim de melhor expressar as fricções de marcadores sociais contra corpos no cotidiano; 2.3 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Fomentar, em consonância com o sexto e o quarto desafios presentes no PDI 2016-2026 UFSM, o desenvolvimento crítico e reflexivo em nível local, regional e nacional ao elaborar e inserir produções artísticas e culturais à sociedade.
Justificativa
As representações do corpo, e o corpo de forma geral, são elementos recorrentes em minhas investigações. Já os abordei artisticamente de distintas perspectivas, desde aspectos constitutivos, anatômicos, até as associações simbólicas e de significação relativas ao corpo, vinculações semióticas. No presente momento, por compreender o corpo como elemento político, vejo a necessidade de discutir as diferentes (in)visibilidades para os diversos biótipos corporais contemporâneos, da mesma forma, por entender a arte como território potencial ao diálogo e a esse tipo de reflexão, estabeleço nela as minhas bases.A pressão estética citada anteriormente, não se restringe a mim, afeta grande parcela da população. Os indivíduos formadores da sociedade que possuem corpos que fogem, ou se afastam, das normativas estipuladas para o corpo, em maior ou menor grau, sentem essas imposições estético-corporais que são, também, estimuladas e reforçadas pelas mídias contemporâneas quando estas veiculam imagens representativas do corpo que trazem, praticamente, apenas um excerto corporal, no caso, o de corpos “padrão”. Assim, discussões acerca dessa temática, são imperativas, visto que, ao discutir as correspondências entre as representações imagéticas e corpos propriamente ditos, suas repercussões e distorções, tais reflexões e apontamentos têm impacto direto junto ao imaginário coletivo e à construção de subjetividades na contemporaneidade.
Resultados esperados
Como principais resultados, espera-se: A) O desenvolvimento, poético e prático, do termo conceito Atrito no que tange às relações corpo-imagem-representação; B) A execução de uma série de trabalhos práticos que, ao articular repetição de elementos e apropriação de imagens, demostrem os conflitos entre os diferentes discursos de/para corpos comuns à contemporaneidade; C) Aquisição de novos conhecimentos advindos de experimentações de diversificados processos técnicos, materiais e formas de exposição; D) A defesa pública da dissertação e divulgação dos dados, práticos e teóricos, coletados durante o andamento da investigação em eventos de pesquisa; constribuindo, dessa forma, visual, poética e conceitualmente aos estudos e discussões da arte contemporânea, em âmbito local, regional, nacional e internacional.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
045632 - Pesquisa e produção da arte em momentos específicos
Palavra-chave 1
Arte Contemporânea
Palavra-chave 2
Arte e Visualidade
Palavra-chave 3
Corpo
Palavra-chave 4
atrito- poético
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
[Não informado]
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.02.00-9 ARTES PLÁSTICAS
Grupo do CNPq
027 Pesquisa em artes: momentos-específicos
Linha de pesquisa
82.10.00 ARTE E VISUALIDADE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    elaboração de reflexão e defesa
    Período:
    01/05/2021 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    pesquisa
    Período:
    03/07/2020 a 30/04/2021
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %