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Dados Básicos
Título
Videoaulas para a Formação Inicial de Professores de Piano: uma nova ação do projeto “Encontros sobre Pedagogia do Piano”
Número do projeto
054603
Número do processo
23081.025918/2020-66
Classificação principal
Ensino
Data inicial
07/08/2020
Data final
30/06/2021
Resumo
Este projeto visa a organização de ações de ensino online voltadas à complementação da formação de alunos do Curso de Graduação em Música da UFSM – Bacharelado e Licenciatura - e de alunos do Curso de Especialização em Música que se interessam pela área da Pedagogia da Performance, sobretudo no que tange ao ensino do piano. Porém, possui também a intenção de se constituir como um curso online de formação inicial para professores de piano que possa ser também divulgado para outras universidades e ser realizado como Atividade Complementar de Graduação. Uma ação assim é necessária, já que, ao contrário da UFSM, a maioria das universidades brasileiras carecem de disciplinas voltadas para didática do piano, ainda que a maioria de seus egressos atuem como professores (CERQUEIRA, 2010). Isso ocorre por falta de profissionais qualificados na área de Pedagogia do Piano e, como consequência, gera profissionais despreparados para a carreira. Sendo assim, ações que visam aprimorar a formação inicial e continuada de professores artistas, são imprescindíveis para o desenvolvimento da área musical como um todo.
Objetivos
O Objetivo principal é desenvolver um canal virtual com vídeos gravados com a temática “Didática do Piano”. Esses vídeos terão como foco elementos que se constituem como os fundamentos para o formação inicial do professor de piano e terão a participação de professores convidados, reconhecidos em suas áreas de expertise. Visto que a formação inicial de professores de piano deve fornecer conceitos essenciais para que cada professor possa desenvolver de maneira livre a sua filosofia de ensino e, ao mesmo tempo, deve conscientizar sobre a abrangência da área, com um escopo multifacetado, é fundamental partir de fundamentos mas também abordar aspectos mais específicos, tais como memorização; improvisação; saúde do músico; estratégias de estudo; materiais didáticos para iniciantes; repertório para níveis intermediários e básicos; metodologias para o ensino da notação musical; piano funcional; técnica pianística; relatos de experiências de ensino em múltiplos contexto (escolas de música, profissionais autônomos e projetos sociais) e empreendedorismo. Portanto, o objetivo é realizar vídeos-aulas que incluam os fundamentos e os mais variados aspectos que um curso introdutório na área deve oferecer, sempre priorizando a qualidade de ensino através da participação de professores-artistas- pesquisadores de áreas mais específicas. Esses vídeos–aulas poderão complementar a disciplina regular do Curso de Bacharelado em Piano denominada “Introdução à Pedagogia do Piano” , frequentada também por alunos da Licenciatura e alunos especiais de fora da UFSM, e poderão, ao mesmo tempo, servir como material educativo para a criação de um Curso Livre sobre Didática do Piano, que poderá servir como ACG (Atividade Complementar de Graduação) para outras universidades, ou como curso de formação inicial e continuada para professores que já atuam em escolas de música ou estúdios.
Justificativa
Através de uma pesquisa bibliográfica da produção acadêmica brasileira em Anais dos congressos nacionais da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e ANPPOM (Associação Nacional dePesquisa e Pós-Graduação em Música) de 2002 a 2013, procurou-se refletir sobre problemas enfrentados pela área de pedagogia do piano no Brasil e planejar ações que fossem impactantes na melhoria do ensino desse instrumento (DELTREGIA 2014). Embora fosse possível notar um número crescente de trabalhos que procuram oferecer contribuições relevantes para o desenvolvimento e estabelecimento da área de pedagogia do piano observou-se que a maioria dos trabalhos acadêmicos não passava de uma reflexão crítica sobre o contexto do ensino do piano. A partir desse levantamento, uma primeira ação foi criada: a conferência bianual na área denominada “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”, evento que iniciou na UFSM em 2012 e hoje conta com a parceria de cinco universidades brasileiras. Embora a conferência tenha se constituído em um evento importantíssimo na área, nota-se a ausência de iniciativas que estabeleçam as bases do ensino de piano e que também promovam abordagens e discussões mais profundas sobre aspectos como ética, princípios fundamentais e sobre os tópicos mais específicos como os citados acima. Visto que tanto os cursos de bacharelado como de licenciatura em música são muitas vezes criticados por não proporcionarem uma boa formação para instrumentist- professor, focando prioritariamente em aspectos performáticos (HARTMANN, SILVEIRA, 2014; LEMOS, 2010), ações que reparem essas lacunas são imprescindíveis. Portanto, a partir das nossas reflexões, tendo como referencial teórico principal as ideias de Schön (SCHÖN, 1983), decidimos idealizar uma série de vídeos-aulas que devem ser complementados com atividades interativas (presenciais ou online), voltadas ao profissional reflexivo, acolhendo as várias formações do professor de piano. Sabemos que a área de pedagogia do piano estabelece interfaces com as mais diversas subáreas da pesquisa em música, abarcando aspectos multi e interdisciplinares o que causa dificuldades ao definir uma epistemologia da área (MONTANDON, 2004). Porém, entendemos que é possível definir princípios norteadores para as ações dos professores de piano.
Resultados esperados
Espera-se que a promoção das atividades de ensino com objetivo de proporcionar formação inicial e de professores de piano promovam a troca de experiências entre profissionais e alunos, proporcionando a todos os participantes acesso a novas informações e metodologias inovadoras. Espera-se assim fortalecer e solidificar a área e melhorar o ensino do piano. Entre os impactos esperados, podemos destacar: ● melhoria da qualidade do ensino instrumental; ● melhoria do nível musical dos alunos ingressantes nos cursos superiores de graduação em música, promovendo uma formação integral do músico instrumentista; ● promoção da consciência da importância da inclusão de disciplinas voltadas à pedagogia do instrumento nos cursos de graduação em música no Brasil e, no caso de existência prévias das mesmas, oportunizar melhorias no seu conteúdo e estrutura com a finalidade de estabelecer comunicação permanente entre a academia e a realidade profissional de professores que atuam no ensino básico e elementar de piano. ● valorização da UFSM e de suas contribuições para a produção e difusão do conhecimento científico frente aos professores de música que atuam fora e dentro do contexto acadêmico; ● promoção da autoestima e da dignidade do professor de piano, proporcionando apoio institucional, reconhecimento de suas ações como agentes fundamentais na promoção de um ensino de qualidade e oportunidades de adquirirem conhecimentos sobre gestão e administração para que possam ser profissionais empreendedores e dinâmicos. ● ampliação do repertório de ações e materiais destinados à pesquisa da área. ● captação de alunos interessados em Pedagogia de Piano para o curso de Especialização em Música da UFSM. ● proporcionar a inserção da necessidade de projetos sociais na área. ● melhoria da qualidade de vida de egressos dos cursos de música, através de melhor preparação para o trabalho e melhoria da qualidade de vida da população através da democratização do ensino musical. ● estabelecimento de parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
050860 - Encontros sobre Pedagogia do Piano - Etapa II
Palavra-chave 1
formação
Palavra-chave 2
inicial
Palavra-chave 3
professores
Palavra-chave 4
piano
Tipo de evento
Curso a distância
Carga horária do curso
30
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/06/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
84.00.00 MÚSICA

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Pesquisa bibliográfica e de plataformas digitais. Realização das vídeo-aulas
    Período:
    07/08/2020 a 30/06/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    70% - gravação definitiva das peças
    Período:
    07/08/2020 a 30/06/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %