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Dados Básicos
Título
Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia da COVID-19
Número do projeto
054367
Número do processo
23081.022443/2020-56
Classificação principal
Extensão
Data inicial
17/06/2020
Data final
31/12/2020
Resumo
O projeto de extensão “Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classrom durante a pandemia da COVID-19” objetiva a realização de uma qualificação docente, na modalidade de EaD – Educação a Distância, visando a preparar os professores de escolas públicas para utilizarem a plataforma Google Classroom em suas atividades pedagógicas, tendo-se em vista o isolamento social adotado em meio à pandemia da COVID-19. Como as atividades letivas estão sendo realizadas a distância, por meio do ensino remoto, algumas instituições de ensino estão empregando TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), tais como a ferramenta Google Classroom. Sendo assim, como grande parte dos docentes não está preparado para realizar as atividades apoiadas pelas TDICs, a realização deste projeto possui um impacto positivo na comunidade.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Realizar atividades de qualificação docente, na modalidade de EaD, voltados à formação de professores da Educação Básica, visando à capacitação para utilização da ferramenta Google Classroom. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Elaborar e/ou selecionar materiais didáticos-digitais voltados à qualificação de professores interessados em desenvolver suas atividades pedagógicas por meio da ferramenta Google Classroom; - Oportunizar a troca de experiências com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em suas diferentes áreas de conhecimento, relacionando-as com o emprego de TDICs; - Criar um canal de comunicação entre os docentes, que permita o esclarecimento de dúvidas e colaboração com relação ao uso do Google Classroom; - Oferecer, pelo menos, duas edições de uma qualificação, na modalidade de EaD, gratuita, para professores da Educação Básica. Cada edição terá 100 (cem) vagas; - Avaliar os resultados obtidos com a realização da qualificação, visando à elaborar artigos científicos divulgando as potencialidades e fragilidades do projeto.
Justificativa
Neste ano de 2020 professores e alunos estão vivenciando uma situação totalmente nova devido à pandemia de COVID-19. Devido ao isolamento social, para evitar o contágio do coronavírus, as instituições de ensino estão fechadas e todas as atividades ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem estão sendo desenvolvidas a distância. Algumas escolas estão solicitando que os pais dos alunos busquem, semanalmente, atividades que são entregues de forma impressa. Outras estão utilizando recursos das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), tais como e-mail, WhatsApp e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) (COSTA, 2020; SPONCHIATO, 2020). Sendo assim, professores de todas as áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino viram-se levados a adotar, de forma intempestiva, recursos de TDICs em seu fazer pedagógico, tendo que se apropriarem rapidamente de novas ferramentas para desenvolver suas atividades docentes a distância. O que se verificou, por meio da observação do trabalho desenvolvido pelos docentes, é que a maioria não estava preparada para desenvolver as atividades mediadas pelas TDICs e, além disso, não estava preparada para definir e adotar uma metodologia que não usasse o AVA apenas como um repositório de textos e de entrega de atividades, repetindo o modelo tradicional de ensino, apenas alterando-o para o meio digital. Tal observação revela que existe uma lacuna na formação docente, no que envolvem não só as TDICs mas, também, o uso de metodologias de ensino adequadas. Como estamos em meio ao isolamento social devido à pandemia de COVID-19, os encontros presenciais estão suspensos. Sendo assim, os encontros entre os professores e alunos têm sido realizados de forma virtual, por meio da aplicação das TDICs, em especial as ferramentas de comunicação por meio da Internet. Neste sentido, faz-se necessário que os docentes participem de ações de qualificação para que eles possam utilizar estas ferramentas da maneira adequada, incentivando a interação tanto do professor com os seus alunos como entre os próprios alunos, visando o aproveitamento do que há de melhor em cada uma dessas ferramentas de forma a permitir um compartilhamento efetivo de conhecimento. Segundo Pimentel e Carvalho (2020), este é um momento oportuno para discutir a prática pedagógica, pois a pandemia do COVID-19 é uma situação sem precedentes. Além de utilizar as TDIC, para apoiar os processos de ensino e aprendizagem em meio à pandemia da COVID-19, essas tecnologias podem ser utilizadas para ofertar, para os próprios docentes, programas de formação continuada, ou seja, além dos docentes ensinarem por meio das TDIC, eles também podem aprender por meio delas. A utilização das TDIC é um ponto importante para a inclusão digital, tão necessária na atual sociedade do conhecimento. Entretanto, a urgência na realização das atividades a distância deixou clara a desigualdade que existe entre os públicos das instituições públicas e privadas, bem como a dificuldade dos docentes para aplicarem as TDIC em suas atividades. Segundo resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, 83% dos docentes não se sentem preparados para desenvolver suas atividades a distância e, grande parte, faz o contato com pais e alunos apenas via whatsapp. Esta mesma pesquisa ainda revela que 90% dos professores nunca tinham atuado na modalidade a distância e 55% não receberam nenhum tipo de apoio ou treinamento para desenvolverem essas atividades (INSTITUTO PENÍNSULA, 2020). As questões socioeconômicas também estão presentes, distanciando os professores e alunos de escolas privadas (que possuem recursos para dar o suporte tecnológico necessário para a realização das atividades a distância) e os pertencentes às escolas públicas, com maiores dificuldades, inclusive de acesso à Internet (CORADINI, 2020; TENENTE, 2020). Recentemente a SEDUC-RS divulgou informações sobre a retomada das aulas, de forma remota, nas Escolas Públicas Estaduais, adotando como ferramenta o Google Classroom (SEDUC-RS, 2020). Neste contexto é que se justifica a realização deste projeto e, também, a escolha da ferramenta Google Classroom.
Resultados esperados
Entre os resultados esperados estão a elaboração e/ou seleção de materiais didáticos-digitais que poderão ser utilizados em outras edições da qualificação e, também, disponibilizados gratuitamente na web, para que possam ser aplicados, modificados e replicados em outras capacitações, de diferentes instituições de ensino. Serão realizadas, nesta 1ª fase do projeto, pelo menos duas edições da referida qualificação docente. Em cada uma das edições serão ofertadas 100 (cem) vagas, destinadas a docentes que atuam na Educação Básica. A inscrição será realizada por meio do link classroom.google.com onde os professores informarão o código da turma e clicarão em Participar, ingressando na sala de aula on-line. Com relação aos impactos sociais do projeto, acredita-se que, atuar em prol da formação dos docentes da Educação Básica impactará, positivamente, no aprimoramento destes profissionais, bem como ampliará a importância de se aplicar os recursos de TDICs no fazer pedagógico, especialmente em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Qualificação Docente
Palavra-chave 2
Google Classroom
Palavra-chave 3
Pandemia da COVID 19
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
19/01/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.04.03-6 TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas (Política de extensão/2019)
04 EDUCAÇÃO
Linhas de extensão (Política de extensão/2019)
07.07 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Frederico Westphalen
RS
17/06/2020 a 31/12/2020
Público alvo
Público alvo
200
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Nível de Escolaridade
Ensino Superior
Pós Graduação
Mestrado
Estratificação Social
Sem vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Rural
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Avaliação da qualificação ofertada
    Período:
    01/07/2020 a 30/09/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Definição dos Conteúdos que serão abordados na qualificação
    Período:
    17/06/2020 a 30/06/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Divulgação e realização de inscrições para a qualificação de docentes
    Período:
    17/06/2020 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração de artigos para divulgar os resultados do projeto
    Período:
    01/10/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração do planejamento da qualificação e criação da sala de aula virtual no Google Classroom
    Período:
    17/06/2020 a 30/06/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Realização da qualificação de docentes
    Período:
    17/06/2020 a 30/09/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Relatório de Atividades do Projeto
    Período:
    01/11/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %