Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Métodos de simulação e medição para acústica de salas
Número do projeto
054306
Número do processo
23081.021544/2020-18
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
29/05/2019
Data final
29/05/2025
Resumo
A pesquisa busca estudar e aplicar técnicas para simulação e medição em acústica de salas. Em especial, serão abordados salas de aula, auditórios e teatros (salas para apresentações culturais). Na primeira etapa, a sala principal de estudo será o Theatro Treze de Maio, que se localiza no centro da cidade de Santa Maria, RS. Por meio da medição realizada no teatro, validações de modelos computacionais serão feitas em diferentes software de simulação de acústica de salas. Com o objetivo se realizar um estudo mais detalhado, parâmetros acústicos em cada uma das configurações de sala-fonte-receptor serão analisados. Com os resultados, trabalhos subsequentes em diversos assuntos da acústica pode- rão ser desenvolvidos, buscando uma melhoria na acústica do teatro como um todo.
Objetivos
Este trabalho tem por objetivo validar modelos para simulação em acústica de salas a partir de medições de resposta impulsivas experimentais. Objetivos específicos: 1. Planejamento logístico da medição: organização de matriz de medição e lista de equipamentos necessários; 2. Desenvolvimento do código de medição; 3. Testes da medição em laboratório; 4. Desenvolvimento de peça adaptadora de encaixe do microfone ao tripé (para fabricação em impressão 3D); 5. Realização de medições: obtenção de resposta impulsiva mono e biauricular (ao logo da sala); 6. Construção de modelo tridimensional para simulação computacional em acústica de salas; 7. Construção de modelo tridimensional detalhado para representação do projeto e utilização em testes subjetivos; 8. Simulação das salas em diferentes software: Odeon, Trem, Raios e I-Simpa; 9. Análise de resultados e sugestões de melhorias.
Justificativa
O Theatro Treze de Maio, assim denominado em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil, quando fundado em 1890, deu início a uma intensa atividade cultural na cidade de Santa Maria durante pouco mais de duas décadas. Em 1913, o espaço serviu a outros propósitos. Por décadas, até 1992, o antigo casarão abrigou a Biblioteca Pública Municipal e um Centro Cultural. O teatro foi reaberto em 26 de maio de 1997 e continua sendo um dos principais palcos promovendo arte e cultura na cidade. Sendo a Universidade Federal de Santa Maria única do Brasil a oferecer o curso de graduação de Engenharia Acústica, surge a ideia e necessidade da parceria entre o curso e o teatro, com o objetivo de desenvolvimento de pesquisas e propostas de melhoria da qualidade acústica do teatro. Conforme de Marco, salas voltadas a atenderem diferentes usos exigem deter- minadas características, a fim de que se possa atendê-los da melhor forma. Muitas vezes, isso significa a adoção de diferentes detalhes construtivos. A utilização de software de análise e simulação com modelos digitais se mostram bastante úteis na caracterização dos ambientes, mesmo antes de sua construção. O avanço da tecnologia vem sofisticando cada vez mais a simulação acústica de um ambiente utilizando software. Um dos avanços mais importantes foi o da auralização: técnica utilizada para a criação de arquivos de áudio por meio de métodos numéricos (simulação, medição ou sintetização), segundo Vorländer [3]. A auralização permite que um ambiente virtual sonoro seja criado, permitindo sua experiência da audível muita próxima à real. Dessa forma, é possível ouvir uma apresentação musical, teatral ou qualquer outro tipo de áudio desejado, de forma muito similar como seria experienciado no local simulado. Partindo dessa pesquisa que estuda o condicionamento acústico do Theatro Treze de Maio, com a validação do modelo acústico virtual, será possível desenvolver um projeto de proposta para uma reforma visando à melhoria de sua qualidade acústica. A medição da resposta impulsiva também permitirá o desenvolvimento de diversas outras pesquisas nos assuntos de Acústica Subjetiva, Psicoacústica, Sonorização, Processamento de Sinais, entre outros além de Acústica de salas e Auralização.
Resultados esperados
Como resultados a serem alcançados espera-se obter o resultado de diversos parâmetros acústicos como Tempo de Reverberação, Claridade, Definição, Tempo Central, entre outros, a fim de caracterizar a qualidade acústica do teatro. Também será validado um modelo acústico virtual possibilitando a realização de projetos futuros. O principal impacto esperado é o inicio de uma grande parceria entre o curso de Engenharia Acústica e o Theatro Treze de Maio, na qual resultará uma grande oportunidade de estudos em diversas áreas da acústica e possibilitará melhorias ao teatro, que impactará diretamente a qualidade das apresentações artísticas e culturais à população Santamarianese.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
acústica
Palavra-chave 2
acústica de salas
Palavra-chave 3
medição
Palavra-chave 4
simulação
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
29/05/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.05.02.03-3 ACÚSTICA
Grupo do CNPq
991 Grupo de Pesquisa em Acústica e Vibrações
Linha de pesquisa
84.04.02 ACÚSTICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.09 Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    001 - Simulação e medição do Theatro Treze de Maio de Santa Maria (RS)
    Período:
    29/05/2019 a 29/05/2025
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    80 %