Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
ARTES PERFORMATIVAS, PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS E AÇÃO SOCIAL
Número do projeto
053938
Número do processo
23081.017980/2020-84
Classificação principal
Extensão
Data inicial
09/03/2020
Data final
28/02/2021
Resumo
O presente projeto trata das artes performativas e práticas contemplativas como instrumentos de ação social. Seu objetivo é compartilhar práticas que vem sendo investigadas pelo grupo de pesquisa TRADERE - Artes da Cena, Tradição, Traição e Práticas Contemplativas junto a comunidade. Para isso propõe-se quatro ações: a montagem do espetáculo The Dream Shedding, de Deborah Middleton, a ser compartilhado em duas apresentações no Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti (Santa Maria); a continuidade das oficinas “Despertar pelo corpo”, que utiliza técnicas unindo artes cênicas, movimento e práticas contemplativas no sentido da consciência corporal e desenvolvimento da criatividade; A realização do “Ecos do silêncio”, programação mensal com convidados tanto da universidade quanto da comunidade externa oferecendo palestras e workshops ligados à temática do projeto; Realização do II Seminário Internacional Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência. Essas ações irão ocorrer dentre abril e dezembro de 2020, esperando-se como resultados incentivar a cultura de paz, divulgar as práticas contemplativas enquanto instrumentos para a criação artística e desenvolvimento da criatividade de modo global, fortalecer redes entre diferentes instituições para pensar a pesquisa e ensino das artes da cena e de práticas contemplativas sob o viés da responsabilidade social; incentivar o diálogo entre pesquisa, ensino e extensão por meio das ações do projeto.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Compartilhar junto à comunidade de Santa Maria atividades envolvendo artes da cena, práticas contemplativas e ação social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver oficinas livres para a comunidade; - Promover palestras centradas nas temáticas práticas performativas, contemplação e resistência; - Traduzir o texto The Dream Shedding, de Deborah Middleton para o português; - Montar o espetáculo The Dream Shedding; - Apresentar o espetáculo para a comunidade; - Organizar o II Seminário Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência; - Participação em eventos; - Fortalecer o intercâmbio entre diferentes instituições e agentes da comunidade; - Incentivar a cultura de paz e a inovação; - Elaboração de Relatório
Justificativa
As práticas envolvendo meditação são foco de artistas e cientistas já há mais de um século. De acordo com Tcherkássi (2019), Stanislavski, no início do século XX, inspirou-se no yoga para formular parte de suas proposições para o ator. Philllip Zarrilli (2000, 2009) tem nas práticas de Tai-chi e yoga duas das bases de sua metodologia de treinamento do ator. Podemos citar ainda artistas como David Lynch, Bill Viola, Meredith Monk, Arawana Hayashi e Lee Worley como exemplos de profissionais que tem nos diferentes estilos de meditação a base para sua criatividade. Práticas de meditação também vem ganhando destaque dentro do meio científico desde a década de 1980, quando Kabbat-Zin criou o mindfulness-based cognitive terapy, que desde então vem sendo reconhecida como um tratamento auxiliar, contribuindo para o alívio de diferentes males, físicos mentais, bem como estimulando a criatividade (Willian & Kabat-zinn, 2013). As aplicações e usos de práticas como meditação, yoga e artes marciais nas mais variadas áreas com resultados positivos tem sido amplamente documentada, como possível verificar nas publicações e pesquisas financiadas pelo Mind & Life Institute, ou pelas discussões promovidas pela Association for Contemplative Mind in Higher Education. Destaca-se ainda os nomes de Jon Kabbat-Zinn (2013), Barry Boyce (2011), Wallace (1996,2004), Francisco Varela (2003), Daniel Goleman (1997) e a pesquisadora brasileira Eliza Kosasa (2008). No campo das artes da cena, no Brasil, o diálogo com a meditação e demais práticas contemplativas tem se expandido com artigos e teses, como de Daniel Plá (2006,2012, 2018), Cassiano Quilici (2006,2018,2019), Gilson Motta e Tania Alice Feix (2018,2019), Maria Luiza Cavalvanti (2018), entre outros. Também tem sido destacado esse tema no GT Artes performativas, Modos de Percepção e Práticas de si da Associação Brasileira de Pós Graduação e Pesquisa em Artes cênicas. Nessa direção o grupo de pesquisa Tradere, sediado na UFSM e orientado pelo coordenador desse projeto, tem tido papel importante na articulação de diferentes agentes do Brasil e exterior, investigando metodologias e procedimentos ao longo dos seus sete anos de existência. Nesse período houve uma expansão do campo de investigação do grupo, inicialmente focado nas práticas de meditação ligadas a tradição budista para o estudo das práticas contemplativas, entendendo-as como aquelas ações e/ou procedimentos que tem como fundamento a introspecção e reflexão, valorizando a singularidade e subjetividade dos indivíduos como indissociáveis da prática de pesquisa e ensino em artes da cena. Assim, com este projeto objetiva-se compartilhar parte da experiência do grupo com um público mais extenso, incluindo a comunidade para além dos muros da UFSM, bem como proporcionar espaços de diálogo com diferentes agentes sociais tratando do papel das artes cênicas e das práticas contemplativas nos processos de resistência aos movimentos de desumanização dos processos sociais. Através das ações planejadas – palestras, espetáculo, realização do seminário internacional e compartilhamento prático dos procedimentos estudados pelo grupo – objetiva-se criar condições para aproximar os contextos da pesquisa, do ensino e da extensão, oportunizando aos participantes o contato com essa três dimensões da universidade, oferecendo atividades e ferramentas que oportunizem a reflexão e o desenvolvimento da criatividade.
Resultados esperados
Promover seis palestras centradas nas temáticas práticas performativas, contemplação e resistência, abrindo o espaço da universidade para profissionais da comunidade compartilharem seus conhecimentos e experiências com estudantes e professores, promovendo assim a integração entre o conhecimento profissional e acadêmico; - Fortalecer as relações internacionais por meio da parceria com a professora Deborah Middleton da Universidade de Huddersfield (UK) com a tradução para o português do texto The Dream Shedding e sua montagem com elenco composto por docentes e discentes dos cursos Bacharelado em Artes Cênicas, Bacharelado em Dança e Licenciatura em Teatro; - Realizar o mínimo de três apresentações do espetáculo para a comunidade; - Colocar a UFSM numa posição privilegiada no debate a respeito da intersecção entre práticas artísticas, práticas contemplativas e mindfulness, clínica e ação social por meio da realização do II Seminário Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência; - Produzir um artigo e ao menos um resumo para eventos científicos; - Fortalecer o intercâmbio entre diferentes instituições brasileiras por meio da ação coordenada de organização do seminário, em especial as seguintes universidades: UNICAMP, UNIRIO, UFRN, UFMG e UFSM; - Incentivar a cultura de paz e a inovação; - Elaborar um relatório de atividades; - Atender como público direto das diferentes atividades uma média de 600 pessoas.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
050980 - PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS E MEDITAÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E FORMAÇÃO DO ARTISTA DA CENA
Palavra-chave 1
Artes Performativas
Palavra-chave 2
Práticas Contemplativas
Palavra-chave 3
Ação Social
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/06/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.05.00-8 TEATRO
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas (Política de extensão/2019)
02 CULTURA E ARTE
Linhas de extensão (Política de extensão/2019)
02.00 CULTURA E ARTE
Objetivos Sustentáveis da ONU
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
PDI 2016-2026 - Desafios
Internacionalização
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
09/03/2020 a 28/02/2021
Público alvo
Público alvo
600
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Idoso
Domicilio/ Residência
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Avaliação
    Período:
    15/12/2020 a 31/01/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
  • Meta:
    espetáculo
    Período:
    06/04/2020 a 28/02/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    20 %
    • Fase:
      tradução do texto
      Período:
      16/03/2020 a 30/06/2020
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      ensaio
      Período:
      01/04/2020 a 28/02/2021
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Produção do Seminário
    Período:
    01/09/2020 a 28/02/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    1 - Realização das oficinas
    Período:
    01/09/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    95 %
    • Fase:
      1 - Planejamento
      Período:
      01/09/2020 a 30/11/2020
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      3 - Realização das oficinas
      Período:
      01/10/2020 a 18/12/2020
      Conclusão:
      90 %
    • Fase:
      2 - Inscrição
      Período:
      15/09/2020 a 30/09/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    2 - Ecos do silêncio
    Período:
    01/09/2020 a 31/01/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    95 %
    • Fase:
      realização das palestras
      Período:
      03/09/2020 a 17/12/2020
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Escolha de palestrantes
      Período:
      03/08/2020 a 18/09/2020
      Conclusão:
      100 %