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Dados Básicos
Título
Processos de edição e contextualização da música de Ersnt Widmer
Número do projeto
053737
Número do processo
23081.013441/2020-76
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
05/03/2020
Data final
05/03/2025
Resumo
O presente projeto busca aprofundar a compreensão da música de Ernst Widmer através da edição, contextualizar e performance de duas obras inéditas do compositor. Há que se ressaltar que este projeto da continuidade a pesquisa dedicada à música para oboé de Widmer. Nesta fase da investigação serão abordadas duas obras inéditas: ciclo Letztes para voz média e piano Opus 15, para voz e piano e o Concerto para Trombone e Orquestra Opus 155.
Objetivos
Os objetivos são a edição crítica de duas obras inéditas de Ernst Widmer através dos pressupostos de Grier (2008) e Figueiredo (2013). A contextualização histórica e estética será baseada em revisão da literatura (PERPÉTUO, 2018; TARUSKIN, 2005; LIMA, 1999; NOGUEIRA, 2007; 1992; BRÜSCHWEILER, 2008).
Justificativa
O compositor Ernst Widmer (1927 – 1990) nasceu na Suíça e residiu no Brasil desde 1956. Sua atuação artística e acadêmica na UFBA deixou marcas profundas na música e na sociedade brasileira. Recebeu numerosos prêmios e distinções ao longo de sua carreira. Numerosos trabalhos acadêmicos foram dedicados à sua obra, diversas de peças suas foram gravadas no Brasil e exterior. Entretanto, apenas uma pequena porção de sua música foi editada, o que torna praticamente impossível a compreensão global de sua extensa produção. A seleção das obras abordadas, aparentemente díspares, obedece a um critério objetivo. Cada uma das obras representa um momento importante na carreira do compositor. O ciclo Letztes Opus 15, entre 1956 e 1957. Segundo Ilza Nogueira (2007), a composição teve início da Suíça e foi concluída no Brasil. Portanto, num momento singular da carreira do compositor, uma vez que sua mudança para o Brasil se tornou permanente. Além disso, os poemas das 5 canções que compõem, diferentemente do usual, foram escritos em diferentes idiomas: espanhol, inglês, francês e alemão. O que poderia estar por trás desta peculiaridade? Por outro lado, o Concerto para Trombone e Orquestra Opus 155, de 1986, é uma das últimas obras de Ernst Widmer. Neste período o compositor estava completamente integrado ao ambiente social e cultural da Bahia. Ao menos dois movimentos foram planejados, dos quais apenas o primeiro foi concluído. Na obra há uma citação de uma canção folclórica, um fato que denota o quanto a paisagem sonora do Brasil passou a impregnar a música do compositor. Ambas as obras não foram abordadas em pesquisas anteriores, portanto o projeto pode contribuir para o aprofundamento da compreensão da obra de Widmer. Tendo em vista a categorização de fases e tendências estilísticas da música Ernst Widmer, proposta por Ilza Nogueira (2007), o projeto pretende responder a algumas questões: há elementos em comum entre obras separadas pelo tempo, por espaço, pela cultura e por eventos particulares da vida do compositor?
Resultados esperados
1 – Divulgação das obras em congressos e publicações acadêmicas. 2 – Performance pública das obras. 3 – Formação de pesquisadores em música através de processos de iniciação científica.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Ernst Widmer
Palavra-chave 2
ciclo de canções
Palavra-chave 3
concerto para trombone
Palavra-chave 4
música do século xx
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
08/03/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.03.00-5 MÚSICA
Linha de pesquisa
84.00.00 MÚSICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Apresentação de trabalhos em congressos e revistas
    Período:
    05/03/2020 a 05/03/2025
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %
  • Meta:
    Edição do ciclo Letztes para voz média e piano
    Período:
    05/03/2020 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    1 %
  • Meta:
    Edição do Concerto para trombone
    Período:
    05/03/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração das partes do concerto para trombone
    Período:
    05/03/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    30 %
  • Meta:
    Preparação de performance do Ciclo Letztes
    Período:
    05/03/2020 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    1 %