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Dados Básicos
Título
NARRATIVAS DE SUJEITOS LIGADOS A MÚSICA NO RIO GRANDE DO SUL: EXPERIÊNCIAS FORMADORAS NAS SUAS HISTÓRIAS DE VIDA
Número do projeto
053464
Número do processo
23081.004165/2020-55
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
27/01/2020
Data final
30/12/2024
Resumo
A proposta desse novo projeto guarda-chuva é salientada a questão da música popular enquanto fenômeno próximo a vivência de diversos grupos de pessoas. Aqui estudados os acordeonistas do Rio Grande do Sul, os alunos e professores do ensino médio, os projetos sociais com música, a composição em bandas militares e as opções curriculares para o ensino superior em música. Tais relações com as músicas populares são contextualizadas no Estado do Rio Grande do Sul.
Objetivos
Objetivo geral: Analisar as experiências formadoras que emergem das narrativas de sujeitos relacionados à música no Estado do Rio Grande do Sul. Objetivos específicos: Ponderar as possibilidades de metodologias advindas da pesquisa (auto)biográfica em Educação para a formação de sujeitos relacionados com as músicas. Estudar as histórias de vida de músicos, professores e alunos contextualizadas no estado do Rio Grande do Sul. Destacar o papel da música popular nas relações entre pedagogias e práticas musicais (composição musical, ensino superior, ensino médio, Projetos sociais, experiências formativas de acordeonistas).
Justificativa
A possibilidade de que o Ensino Superior em Música se aproxime do Mundo da Vida tem sido estudada por diversos autores (LOURO E SOUZA, 2013). No momento em que se toma essa perspectiva torna-se interessante estudar não só possibilidades para os currículos no Ensino Superior, a música popular, como também por um lado, os fenômenos musicais no Mundo da Vida, neste caso as narrativas dos acordeonistas, bem como as relações entre culturas populares e acadêmicas (WEISS E LOURO, 2011) em ambientes tão distintos como o Ensino Médio, os Projetos Sociais e as Bandas Militares.
Resultados esperados
Mapear experiências formadoras de diferentes sujeitos ligados à música dentro de um contexto de música popular no Rio Grande do Sul.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Narrativas de si
Palavra-chave 2
Experiências formadoras
Palavra-chave 3
Música Popular
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/04/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.03.00-5 MÚSICA
Linha de pesquisa
84.02.03 SOCIOLOGIA DA MÚSICA APLICADA À EDUCAÇÃO MUSICAL
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Análise transversal dos dados das pesquisas de pósgraduação
    Período:
    07/04/2021 a 30/12/2024
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    08.39.00.0 - Transversalização de dados
    Período:
    27/01/2020 a 27/01/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    08.40.00.0 - Mapeamento de experiências formativas
    Período:
    27/01/2021 a 30/12/2024
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %