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Dados Básicos
Título
Promoção da Autorregulação da Aprendizagem de ingressantes universitários
Número do projeto
052678
Número do processo
23081.053105/2019-22
Classificação principal
Ensino
Data inicial
13/09/2019
Data final
04/02/2022
Resumo
Um dos principais desafios do aluno ingressante na universidade está no aumento da autonomia e independência em vários domínios, em relação ao ensino médio. O rendimento acadêmico é um fator de interesse institucional à medida em que se relaciona com índices de evasão, disciplinas atrasadas e baixo desempenho. Este projeto visa proporcionar uma oportunidade para o aluno ingressantes desenvolver ferramentas cognitivas e metacognitivas que promovam a autorregulação de sua aprendizagem, equipando-o, assim, com a capacidade de escolher estratégias apropriadas e fortalecer sua confiança e resistência nas atividades acadêmicas.
Objetivos
Promover habilidades cognitivas e metacognitivas relacionadas à autorregulação da aprendizagem de alunos ingressantes no ambiente universitário. Estimular a reflexão sobre metas e estratégias de aprendizagem, planejamento e avaliação. Integrar e relacionar estas ferramentas com as disciplinas e atividades específicas do curso do aluno.
Justificativa
Saber estudar e saber aprender são determinantes do desempenho acadêmico. As estratégias de aprendizagem adequadas são as ferramentas através da qual a aprendizagem pode ocorrer de forma adequadas, sendo essenciais para o processo de autorregulação (Boruchovitch & Santos, 2006). Assim, é fundamental que o estudante saiba empregar estes recursos no momento de estudo, para otimizar a aquisição, retenção, recuperação e utilização da informação. Através da autorregulação, os alunos se tornam capazes de monitorar e controlar sua cognição e sua motivação, refletindo maior atenção em aula, uso de material e participação em discussões reflexivas. Além disso, passam a poder avaliar seus progressos e ajustar seu comportamento de acordo (Boruchovitch, 2007). Uma das principais vertentes teóricas que estuda a autorregulação da aprendizagem é a Teoria Social Cognitiva, encontrada principalmente na literatura internacional de Rosário (1997) e Zimmerman (2002); na literatura brasileira, Polydoro e Azzi (2008).
Resultados esperados
Espera-se que os encontros e módulos fortaleçam a autorregulação da aprendizagem dos estudantes, e que passem a fazer uso mais eficiente de seus recursos cognitivos e metacognitivos, de modo a refletir um maior desempenho acadêmico, persistência e motivação.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Autorregulação
Palavra-chave 2
Estratégias
Palavra-chave 3
metacognição
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Curso semipresencial
Carga horária do curso
12
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
08/02/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.02.09.00 EDUCAÇÃO

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Etapa 1: 2019/2
    Período:
    13/09/2019 a 14/12/2019
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    2 - Etapa 2: 2020
    Período:
    15/03/2020 a 12/12/2020
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Etapa 3 - 2021
    Período:
    22/03/2021 a 04/02/2022
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    0 %