Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Núcleo de Estudos da Língua e da Cultura Inglesa
Número do projeto
052542
Número do processo
23081.050654/2019-45
Classificação principal
Extensão
Data inicial
01/09/2019
Data final
01/09/2022
Resumo
Atualmente, em decorrência do rápido avanço da globalização, a proficiência na língua inglesa vêm se tornando um requisito cada vez mais solicitado para as vagas mais disputadas no mercado e estima-se que até 2027 todas as vagas de emprego, independente da área de atuação apresentarão este requisito. No entanto, estudos internacionais têm mostrado que o Brasil possui um baixo Índice de Proficiência em Inglês, revelando fragilidades na formação destas competências no ensino fundamental e no ensino médio. A UFSM vêm mostrando interesse em oferecer cursos para desenvolver as habilidades de reading (leitura), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar) de modo a tornar tanto a comunidade interna (alunos, técnicos administrativos e professores), quanto para a comunidade externa proficientes na língua inglesa, cobrando apenas um valor simbólico dos alunos, geralmente usado para os custos básicos para funcionamento do curso. Entretanto, essas iniciativas são oferecidas no Campus sede em Santa Maria e no Campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM/CS), não existindo nenhuma ação semelhante no Campus da UFSM em Frederico Westphalen (UFSM/FW). Este projeto de extensão tem como objetivo promover o aprendizado da língua inglesa e sua cultura tanto para a comunidade interna da UFSM/FW, como para a comunidade externa da universidade. Esta ação compreende um conjunto de cursos de inglês que poderão ser ministrados na modalidade de ensino presencial ou na modalidade de ensino a distância. Os cursos são ministrados em três níveis, sendo eles: o básico, o intermediário e o avançado. Cada um destes níveis compreende dois módulos e cada módulo possui uma carga horária de 30 horas, sendo divididas em oito aulas. Por meio desta ação espera-se gerar impactos positivos tanto na comunidade interna, quanto na comunidade externa do Campus da UFSM/FW.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Promover o aprendizado da cultura e da língua inglesa na comunidade interna e externa do campus da UFSM/FW. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Realizar atividades de aprendizagem da língua inglesa envolvendo as habilidades de reading (leitura), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar); • Promover atividades de conhecimento da cultura inglesa; • Usar ambientes virtuais de ensino e aprendizagem no ensino de idiomas; • Estimular a formação continuada de alunos, servidores e professores da UFSM/FW, bem como da comunidade externa de Frederico Westphalen; • Facilitar a interação dos estudantes e/ou membros da comunidade externa de Frederico Westphalen com o mundo globalizado, possibilitando sua participação crítica e efetiva nas comunidades local e global; • Promover práticas de compreensão e produção de diferentes textos (gêneros discursivos) em contextos socioculturais diversificados; • Organizar eventos culturais, cursos, workshops e oficinas que abordem a cultura e o ensino da língua inglesa; • Investigar o emprego das metodologias ativas de aprendizagem no ensino da língua e da cultura inglesa; • Pesquisar a eficácia do uso de objetos de aprendizagem desenvolvidos em software; • Elaborar materiais didáticos baseados em metodologias de ensino modernas para auxiliar o ensino da língua e da cultura inglesa;
Justificativa
Atualmente, o processo de globalização avança a passos largos, criando a necessidade do domínio da língua inglesa. Em decorrência da expansão do império britânico em territórios ultramarinos, surgiram muitos países adotaram o inglês como língua oficial. Como consequência, os demais países não anglo fônos decidiram aprender e ensinar a língua inglesa a fim de estabelecer relações comerciais com os países anglo fônos. Além disso, os Estados Unidos da América (EUA) passou a desempenhar um importante papel geopolítico após a primeira guerra mundial, aumentando ainda mais a necessidade das diferentes instituições, privadas ou governamentais, dominarem a língua inglesa para realizar transações comerciais e diplomáticas. A importância do domínio da língua inglesa pode ser percebido tanto a partir dos indicadores globais, quanto a partir da perspectiva do cidadão comum. O Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês) consiste no principal indicador para mensurar o nível de ensino da língua inglesa de todos os países, sendo largamente referenciado como uma fonte confiável por jornalistas, educadores, autoridades e líderes empresariais. Os resultados publicados no último relatório revelam que o Brasil está classificado como uma região com baixa proficiência, ocupando a 53º posição entre os 88 países e o 6º lugar dos 17 países na américa latina (First, E., 2018). A 54º, 55º e 56º posições são ocupadas pela Etiópia, Guatemala e Panamá, respectivamente. Dentre os países da américa latina, a Argentina foi classificada com um alto nível de proficiência, ocupando a 27º posição geral e a primeira posição no continente latino americano. Estes dados indicam a necessidade do Brasil em melhorar seu nível de proficiência na língua inglesa para atrair mais investimento nas mais diversas áreas, como por exemplo no turismo e o setor do comércio. Um agravante para esta situação consiste nos claros indícios do Brasil em ampliar suas relações comerciais com outros países. No ano de 2019, três grandes possíveis acordos comerciais estão sendo estudadas pelo governo brasileiro, sendo elas o acordo do Mercosul com a União Europeia, o acordo do Brasil com os EUA e o possível acordo do Brasil e o Reino Unido. Por meio destes possíveis acordos, as barreiras comerciais tais como tarifas de importação entre os países membros destes acordos seria drasticamente reduzida ou eliminada, potencializando assim as relações comerciais. Entretanto, a população brasileira precisa estar preparada para conseguir se comunicar de modo eficiente por meio da língua inglesa. A adoção da língua inglesa no processo de globalização não exerce influência na esfera das transações comerciais e governamentais, mas o seu domínio pode acarretar em benefícios no cotidiano do cidadão comum. Os principais benefícios para um mero cidadão dominar com maestria a língua inglesa incluem: a ampliação de conhecimentos, possibilidade conhecer diferentes países e a possibilidade de projetar uma carreira profissional globalizada. Devido ao vasto emprego da língua inglesa, a quantidade de materiais dos mais variados gêneros são produzidos com esse idioma, de modo que o domínio desse idioma possibilita o entendimento dos conteúdos mais modernos em diferentes gêneros, aumentando significativamente o seu conhecimento em relação ao indivíduo que domina apenas a língua portuguesa, por exemplo. Ao dominar a língua inglesa, torna-se possível viajar para diferentes países e ser capaz de se comunicar com pessoas de diferentes nacionalidades usando língua inglesa. Por fim, o domínio do inglês pode gerar possibilidades profissionais, permitindo o estabelecimento de uma rede de contatos geograficamente distribuídos ou até mesmo procurar um trabalho em outro país. Estudos recentemente realizados apontam que o domínio da língua inglesa pode ser uma alternativa para o cidadão comum contornar os problemas de desemprego vivenciados atualmente. Dados disponibilizados pelo IBGE revelam que em 2017 o desemprego atingiu 13,3%. A pesquisa realizada pela Page Personal revela que 60% das vagas disponibilizadas nesse período possuía como requisito a fluência na língua inglesa (PagePersonnel, 2016). A mesma empresa também afirma que até 2027, todas as vagas de emprego apresentarão como requisito a proficiência da língua inglesa, independente da área de atuação. Além disso, a pesquisa realizada pela Britsh Council revela que para 91% dos executivos, o inglês é o idioma dos negócios (BRASIL, B. C., 2015). Todavia, os resultados da mesma empresa mostra que apenas 5% dos brasileiros consegue se comunicar em inglês e apenas 1% é de fato fluente. Este projeto objetiva promover o aprendizado da língua inglesa e sua cultura tanto para a comunidade interna da UFSM/FW como para a comunidade externa da universidade. Esta ação compreende um conjunto de cursos de inglês que poderão ser ministrados na modalidade de ensino presencial ou na Ensino a Distância (EaD). Estes cursos são ministrados em três grandes níveis, sendo eles: básico, intermediário e avançado. Cada um destes níveis compreende dois módulos e cada módulo possui uma carga horária de 30 horas, sendo divididas em oito aulas. Dentro de cada módulo as habilidades de reading (leitura), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar) serão desenvolvidos. Por meio desta ação, pessoas da comunidade local serão beneficiados ao obter conhecimentos fundamentais da língua inglesa, potencializando suas carreiras profissionais. Além disso, a comunidade interna será beneficiada, ao capacitar alunos e servidores. Os alunos serão melhor preparados para ingressar em programas de Pós-graduação ou para adentrar no mercado de trabalho. Os servidores serão capacitados para atender alunos de diferentes nacionalidades, além de se sentirem mais valorizados.
Resultados esperados
Espera-se que esta ação de extensão gere impactos positivos tanto para a comunidade interna, quanto externa do campus da UFSM/FW. A comunidade interna da UFSM/FW, tais como, alunos, técnicos administrativos e professores serão capacitados nas habilidade de leitura, escrita, conversação e entendimento da língua inglesa, podendo interagir com alunos e pesquisadores de outros países, melhorar suas capacidades de publicação de trabalhos em veículos internacionais, bem como aprimorar suas habilidades de entendimento e apresentação de trabalhos em inglês. A comunidade externa será beneficiada ao aprender a língua e a cultura inglesa com profissionais altamente capacitados e de possuir mais uma qualificação capaz de melhorar suas chances para adentrarem no mercado de trabalho.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Ensino
Palavra-chave 2
Língua inglesa
Palavra-chave 3
Cultura inglesa
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
09/02/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.02.02.00-4 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas (Política de extensão/2019)
01 COMUNICAÇÃO
Linhas de extensão (Política de extensão/2019)
04.05 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
PDI 2016-2026 - Desafios
Internacionalização
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Frederico Westphalen
RS
01/09/2019 a 01/09/2022
Público alvo
Público alvo
120
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Adolescente
Nível de Escolaridade
Ensino Médio
Ensino Superior
Superior Incompleto
Pós Graduação
Estratificação Social
Baixa vulnerabilidade social
Sem vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Inglês Básico Módulo 1
    Período:
    01/09/2019 a 13/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      30
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      100
    • Fase:
      F4a - Emissão dos certificados
      Período:
      09/12/2019 a 13/12/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      F3a - Realização das aulas
      Período:
      02/10/2019 a 06/12/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      F1a - Elaboração de Material Didático
      Período:
      01/09/2019 a 13/12/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      F2a - Divulgação/inscrição
      Período:
      01/09/2019 a 15/09/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    2 - Inglês Básico Módulo 2
    Período:
    16/03/2020 a 17/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      1
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      1
    • Fase:
      F4b - Emissão dos certificados
      Período:
      15/06/2020 a 19/06/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F3b - Realização das aulas
      Período:
      13/04/2020 a 08/06/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F1b - Elaboração de Material Didático
      Período:
      16/03/2020 a 17/07/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F2b - Divulgação/inscrição
      Período:
      16/03/2020 a 09/04/2020
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    3 - Inglês Intermediário Módulo 1
    Período:
    31/08/2020 a 11/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      F1c - Elaboração de Material Didático
      Período:
      31/08/2020 a 12/09/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F4c - Emissão dos certificados
      Período:
      16/11/2020 a 20/11/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F3c - Realização das aulas
      Período:
      21/09/2020 a 14/11/2020
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F2c - Divulgação/inscrição
      Período:
      31/08/2020 a 19/09/2020
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    4 - Inglês Intermediário Módulo 2
    Período:
    15/03/2021 a 16/07/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      F2d - Divulgação/inscrição
      Período:
      15/03/2021 a 03/04/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F1d - Elaboração de Material Didático
      Período:
      15/03/2021 a 27/03/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F4d - Emissão dos certificados
      Período:
      31/05/2021 a 04/06/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F3d - Realização das aulas
      Período:
      05/04/2021 a 29/05/2021
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    5 - Inglês Avançado Módulo 1
    Período:
    30/08/2021 a 10/12/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      F2e - Divulgação/inscrição
      Período:
      30/08/2021 a 18/09/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F4e - Emissão dos certificados
      Período:
      16/11/2021 a 19/11/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F1e - Elaboração de Material Didático
      Período:
      30/08/2021 a 11/09/2021
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F3e - Realização das aulas
      Período:
      20/09/2021 a 13/11/2021
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    6 - Inglês Avançado Módulo 2
    Período:
    14/03/2022 a 15/07/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Feedback dos alunos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Indicador:
      Número de alunos concluintes
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
    • Fase:
      F3f - Realização das aulas
      Período:
      11/04/2022 a 03/06/2022
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F2f - Divulgação/inscrição
      Período:
      14/03/2022 a 08/04/2022
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F1f - Elaboração de Material Didático
      Período:
      14/03/2022 a 01/04/2022
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      F4f - Emissão dos certificados
      Período:
      06/06/2022 a 10/06/2022
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    7 - Escrever o relatório final do projeto
    Período:
    13/06/2022 a 15/07/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    8 - Elaborar um artigo sobre o projeto
    Período:
    18/07/2022 a 01/09/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %