Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Algoritmos de indexação de estruturas de navegação para sistemas de simulação
Número do projeto
052427
Número do processo
23081.046142/2019-84
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
05/08/2019
Data final
20/12/2019
Resumo
Sistemas de simulação visando o desenvolvimento de tarefas de treinamento são ferramentas valiosas em diferentes domínios de aplicação. Em especifico, no sistema de simulação SIS-ASTROS, contexto no qual o trabalho está inserido, terrenos virtuais são criados para representar um terreno real. Tarefas de busca de caminhos são as mais realizadas. Existindo prioridade por qual caminho deve ser escolhido, no caso, estradas, o algoritmo existente encontra dificuldades na escolha da melhor estrada, que consequentemente resultam no aumento de tempo de resposta, afetando diretamente o desempenho da simulação. O objetivo do trabalho é pesquisar formas de utilização de memória, para indexação de áreas para otimizar o tempo de busca de caminhos.
Objetivos
A proposta deste TCC visa pesquisar na literatura técnicas de uso de memória e representação de estruturas para melhoria de desempenho da busca de caminhos. A implementação buscará tratar questões, não apenas de busca de estradas, mas também de uso de memória para casos gerais, como buscar pontos mais próximos de entrada para navegação em rios, buscar uma floresta mais próxima, ou até mesmo edificações de interesse.
Justificativa
Uma tarefa importante e bastante comum nos sistemas de simulação onde este trabalho de conclusão de curso - TCC está inserido é descobrir um caminho de um ponto a outro no terreno virtual simulado, assim como demonstrado em (Brondani et al., 2019) (Chagas, 2019). Usando as diferentes estruturas que representam o mapa de navegação do terreno virtual, este caminho deve dar preferência por rotas que sejam sob estradas, ao invés de rotas que passem por áreas sem estradas (por exemplo, campo aberto). Em muitos sentidos, os caminhos por estradas justificam-se por serem geralmente explorados por agentes reais sendo simulados. Nas simulações, uma tarefa bastante comum envolve encontrar um ponto pertencente a uma estrada (ponto de entrada ou saída de uma estrada) que esteja o mais próximo possível de um ponto de início/fim de um caminho a ser computado. Em muitas situações, este ponto inicial/final do caminho pode não pertencer a uma estrada, pois ele pode estar localizado em outras áreas trafegáveis do mapa. Portanto, dados pontos iniciais ou finais de um caminho, existe a necessidade de descobrir a menor rota entre o ponto inicial/final da navegação e, neste contexto, descobrir o ponto mais próximo de entrada/saída de uma estrada que permita ao agente alcançar os objetivos de navegação. Como tarefas de navegação envolvendo encontrar estradas mais próximas são muito comuns, existe a necessidade de construir estruturas que permitam otimizar o desenvolvimento destas tarefas. Em muitos sentidos, existe a necessidade de construir estruturas de índices para apoiar a solução desses tipos de problemas. Tais estruturas de índices podem ser exploradas para apoiar tarefas de navegação que sejam preferencialmente realizadas via rios, ou mesmo via outros tipos de áreas trafegáveis que estejam o mais próximo possível de pontos iniciais/finais de navegação, e outras. Em resumo, a pesquisa envolvida neste TCC envolve a investigação de estruturas de índices que possam ser usadas para apoiar o desenvolvimento de tarefas de navegação mais comumente executadas em sistemas de simulação.
Resultados esperados
Uma vez concluída a implementação, espera-se poder tratar o problema de localização de estradas durante a busca de caminhos em terrenos virtuais. Espera-se que o algoritmo contribua para resolver problemas de navegação de agentes imersos em um sistema de simulação virtual tático, evitando a demora durante a execução do mesmo.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
038669 - SISTEMA DE SIMULAÇÃO ASTROS 2020
Palavra-chave 1
Busca de caminhos
Palavra-chave 2
Navegação
Palavra-chave 3
Indexação
Palavra-chave 4
Simulação
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
13/10/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.03.00.00-7 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Linha de pesquisa
07.03.03 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de indexação de estruturas de navegação para sistemas de simulação.
    Período:
    05/08/2019 a 20/12/2019
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    100 %