Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
O uso de jogos eletrônicos e mídias digitais por crianças com desvio fonológico
Número do projeto
052254
Número do processo
23081.035843/2019-98
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
04/03/2019
Data final
30/06/2020
Resumo
Tema: O uso de jogos eletrônicos e mídias digitais por crianças com desvio fonológico. Objetivos: Relacionar o tempo de exposição a jogos eletrônicos e mídias digitais com os diferentes graus de desvio fonológico e inteligibilidade de fala. Metodologia: Farão parte da pesquisa crianças com desvio fonológico na faixa etária de 4 anos a 8 anos e 11 meses de idade, que realizam atendimento em um Serviço de Atendimento Fonoaudiológico vinculado a uma instituição de ensino superior. Os sujeitos poderão ter alterações fonéticas ou gagueira associadas e deverão fazer uso de jogos eletrônicos e mídias digitais. Utilizar-se-á a aplicação de um questionário sobre o uso de jogos eletrônicos e mídias digitais aos pais de pacientes com desvio fonológico que são atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico. Para a mensuração do grau do desvio fonológico será usado o grau do PCC-R bem como uma escala de inteligibilidade de fala. Serão correlacionados o tempo diário de exposição a jogos eletrônicos e mídias digitais com os graus de desvios fonológicos (PCC-R) e inteligibilidade de fala, além das variáveis gênero e idade.
Objetivos
Objetivos Gerais Relacionar a exposição e o tempo de uso de jogos eletrônicos e mídias digitais com os diferentes graus de desvio fonológico e inteligibilidade de fala. Objetivos Específicos • Verificar a exposição de crianças com desvio fonológico a jogos eletrônicos e mídias digitais. • Mensurar as horas de exposição a jogos eletrônicos e mídias digitais em um grupo de crianças com desvio fonológico. • Relacionar o tempo de exposição a jogos eletrônicos e mídias digitais com os diferentes graus de desvio fonológico. • Relacionar o tempo de exposição a jogos eletrônicos e mídias digitais com a inteligibilidade de fala. • Verificar se a relação dos desvios fonológico com a exposição a jogos eletrônico e mídias sociais, caso existente, é maior no sexo feminino ou masculino. • Verificar se a relação dos desvios fonológico com a exposição a jogos eletrônico e mídias sociais, caso existente, é diferente nas distintas faixas etárias.
Justificativa
A criança desde muito pequena aprende a falar através da interação com o outro, e por meio de pistas visuais, práxicas e do feedback auditivo, durante a fala, realiza seus ajustes. Desta maneira, adquire e usa os padrões sonoros na sua comunicação, a qual apresenta uma ordem de aquisição que possibilita a identificação do desenvolvimento fonológico. A tecnologia vem evoluindo de forma rápida e vem sendo de uso frequente como forma de lazer no cotidiano das pessoas, o que vem determinando uma mudança de hábitos. Este fato também é observado na infância, quando o andar de bicicleta, brincar na rua, jogar futebol, entre outras atividades lúdicas tem dado lugar aos jogos eletrônicos e o uso de outras mídias digitais. Como uma mudança atual, questiona-se qual será o real efeito desta mudança no desenvolvimento infantil. Nesse sentido, pesquisas vêm sendo desenvolvidas em diversas áreas a fim de mensurar e analisar seus reais efeitos, benéficos e maléficos. Acredita-se que, apesar dos benefícios destes recursos, o uso em excesso pode ocasionar consequências adversas e afetar diretamente o processo de desenvolvimento da comunicação, mais especificamente da linguagem/fala. É por meio da interação social com outros indivíduos que a criança desenvolve a intenção comunicativa, os meios verbais de comunicação e as diversas funções comunicativas, assim como observa e constrói modelos reais de fala para sua comunicação. Além disso, os estímulos gerados por esses eletrônicos trazem interferências para o sono reparador e, consequentemente, desatenção por conta do cansaço, alterando todo desenvolvimento infantil. Desta forma, até o momento, não se encontrou estudos na literatura compulsada que trate especificamente sobre este tema. Consequentemente, há a necessidade de investigar se existe uma possível relação das alterações de linguagem/fala relacionadas ao uso excessivo de jogos eletrônicos e mídias digitais.
Resultados esperados
Maior conscientização da população a respeito do uso de jogos eletrônicos e mídias digitais para o desenvolvimento infantil.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Desvio fonológico
Palavra-chave 2
crianças
Palavra-chave 3
midias digitais
Palavra-chave 4
jogos eletrônicos
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
06/08/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
4.07.00.00-3 FONOAUDIOLOGIA
Linha de pesquisa
83.03.01 AQUISIÇÃO DE LÍNGUA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Análise dos dados
    Período:
    01/01/2020 a 30/06/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Análise dos dados
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      21
    • Fase:
      Análise dos dados
      Período:
      01/01/2020 a 30/06/2020
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Análise dos dados
      Período:
      01/01/2020 a 30/06/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Coleta de dados
    Período:
    01/10/2019 a 23/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Coleta de dados
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      21
    • Fase:
      Coleta de dados
      Período:
      01/10/2019 a 23/12/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Conclusão
    Período:
    01/04/2020 a 31/05/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Conclusão do trabalho
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      1
    • Fase:
      Conclusão
      Período:
      01/04/2020 a 31/05/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Defesa
    Período:
    01/06/2020 a 30/06/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Defesa
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      1
    • Fase:
      Defesa
      Período:
      01/03/2020 a 30/03/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Descrição dos resultados
    Período:
    01/01/2020 a 29/02/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Descrição dos resultados
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      21
    • Fase:
      Descrição dos resultados
      Período:
      01/01/2020 a 29/02/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Discussão dos Resultados
    Período:
    01/01/2020 a 31/03/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Discussão dos Resultados
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      2
    • Fase:
      Discussão dos Resultados
      Período:
      01/01/2020 a 31/03/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Redação da Dissertação
    Período:
    01/01/2020 a 31/03/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Redação da Dissertação
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      2
    • Fase:
      Redação da Dissertação
      Período:
      01/01/2020 a 31/03/2020
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    Revisão de Literatura
    Período:
    04/03/2019 a 31/05/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Revisão de Literatura
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      2
    • Fase:
      Revisão de Literatura
      Período:
      04/03/2019 a 31/05/2020
      Conclusão:
      100 %