Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
GRUPO DE PESQUISA EM AUDIOVISUALIDADES DA DANÇA- fase 2
Número do projeto
051933
Número do processo
23081.026941/2019-34
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
04/03/2019
Data final
20/01/2023
Resumo
O GRUPO DE PESQUISA EM AUDIOVISUALIDADES DA DANÇA (GPAD) foi criado e registrado no CNPQ em 2014, como um grupo formado por alunos, professores e pessoas da comunidade interessadas em pesquisar as qualidades próprias da Dança no audiovisual. A proposta da fase 2 é dar seguimento as investigações que tangem a dança e sua produção técnica, estética e processual de criação com o audiovisual. O audiovisual aqui é compreendido como as produções do cinema, televisão, Internet e registros imagéticos. O grupo se reúne uma vez por semana, com 2 horas de encontro, nas dependências do CEFD da UFSM. As reuniões compreendem leituras de textos, debates, compreensão das etapas de pesquisa, estudo do estado da arte dos objetos investigados, cronogramas de atividades, apresentação dos estudos realizados, experimentações com aparelhos tecnológicos com dança, análise e registro dos processos e palestras com professores convidados. O Grupo de pesquisa também abrange a proposição, elaboração e execução de projetos de extensão para testagem e registro das investigações.
Objetivos
O objetivo do grupo é compreender os sentidos produzidos sobre a dança em inter-relação com as novas mídias e tecnologias audiovisuais, à luz da teoria da Semiótica da Cultura (SC) desenvolvida por Iuri Lotman, Roman Jakobson e Bakhtin, através da produção de conhecimento em Dança. Serão realizadas orientações de pesquisas teórico-práticas para os Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC’s), projetos de dissertação e doutorado e publicações de artigos, capítulos de livros e outros.
Justificativa
A pesquisa em Arte no Brasil, em especial na Dança, é muito recente e carece de publicações. A criação e manutenção de grupos de pesquisa que ensinem, incentivem e orientem aos alunos é fundamental para o desenvolvimento científico e consolidação da área. Nesta perspectiva, o cruzamento teórico com as práticas de dança na contemporaneidade, os quais envolvem modos de ser, estar e interagir com o mundo a nossa volta, necessitam serem investigados em sua fenomenologia, través de teorias epistemológicas que deem conta de suas abrangências e transformações sociais, políticas e culturais. Sendo assim, propomos encontros de estudos orientados através do GAPD para dar suporte as pesquisas sobre dança, tecnologias digitais, audiovisual e suas qualidades derivadas. O tema central das pesquisas é a dança e suas manifestações midiáticas. A teoria geral dos signos e a Semiótica da Cultura são o ponto de partida do Grupo para a construção dos saberes sobre o sistema cultural da dança e sua compreensão.
Resultados esperados
Pretende-se desenvolver com o Grupo o projeto de extensão ‘Manuscritos da dança em Santa Maria’ no primeiro semestre do ano letivo de 2019, publicar um livro sobre o conceito de memória da dança, através da produção de capítulos que mapeiem a história da dança em Santa Maria. Além dessa extensão, as leituras e debates irão permear o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, projetos de dissertações e teses dos participantes do grupo. Tendo em vista que a pesquisa é algo em constante desenvolvimento, a longo prazo, temos a intenção de propor outros projetos de extensão nos próximos anos que permitam explorar aparelhos midiáticos e programas de computador próprios para a dança e suas inter-relações com a cultura da dança.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Dança
Palavra-chave 2
Audiovisualidades
Palavra-chave 3
tecnologia digital
Palavra-chave 4
novas mídias
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
15/01/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.00.00.00-2 LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Grupo do CNPq
599 GRUPO DE PESQUISA EM AUDIOVISUALIDADES DA DANÇA (GPAD)
Linha de pesquisa
83.03.08 SEMIÓTICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.06 Projeto de Pesquisa e Extensão

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Pesquisa
    Período:
    04/03/2019 a 20/01/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %