Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Plataforma Professor Conectado - Ferramentas de TI para produção de conteúdo digital e ensino
Número do projeto
051748
Número do processo
23081.023734/2019-28
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
02/05/2019
Data final
31/12/2021
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem por objeto a catalogação de ferramentas (recursos de TI) que possam ser utilizados para produção de materiais digitais, bem como, para o ensino, sendo estes posteriormente organizados em uma base de dados online, de livre acesso, que permita a consulta, aprendizado e utilização das respectivas ferramentas de software. Quanto a metodologia de pesquisa a ser empregada, a mesma, divide-se em duas partes: a primeira será através de estudos de casos (em abordagens específicas de coleta e análise de dados) e a segunda parte através de uma metodologia exploratória/descritiva, com o objetivo de encontrar informações preliminares sobre o assunto estudado, bem como, descrever os estudos de caso em questão. Ainda, estão previstas três etapas para chegar aos objetivos do trabalho, que contemplam: primeira etapa: identificação das principais ferramentas de TI (recursos tecnológicos) mais usuais para produção de material digital (online ou offline); segunda etapa: de posse da pesquisa exploratória base, a ideia é descrever cada um dos recursos identificados, contemplando as principais características das ferramentas, funções, imagens e vídeos relacionados a sua utilização, exemplos de aplicabilidade, entre outros, como forma de detalhar cada ferramenta catalogada; terceira etapa: desenvolver e organizar um site web (banco de dados online) das ferramentas identificadas, catalogadas e descritas, para consulta e livre acesso. Estas etapas preveem uma duração de 24 meses, com início do projeto em maio de 2019, conforme cronograma de atividades e ações.
Objetivos
OBJETIVO GERAL O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral identificar e catalogar ferramentas de TI que possam ser utilizadas para produção de conteúdo e ensino (online ou offline), permitindo desta forma o conhecimento de tais ferramentas, suas características, aplicabilidade, funcionalidades e exemplos de uso, organizando tais informações em um banco de dados online, para consulta de livre acesso. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Identificar as principais ferramentas de TI (mais usuais) para produção de material digital (online ou offline). - Catalogar tais ferramentas, separando em categorias, como forma elucidar sua aplicabilidade. - Descrever em forma de artigos web, as principais características da ferramenta, funções, imagens/vídeos relacionados, exemplos de aplicabilidade, entre outros, como forma de detalhar cada ferramenta catalogada. - Publicar os resultados em um site web (banco de dados online) das ferramentas identificadas, catalogadas e descritas, através do livre acesso.
Justificativa
O presente projeto de pesquisa visa preencher uma lacuna que é a descentralização de informações a respeito de ferramentas de suporte ao ensino e de produção de conteúdo digital, sendo estes fundamentais ao professor e seu contexto tecnológico atual. A tecnologia na educação acontece quando os recursos tecnológicos são usados como uma ferramenta para que o ensino seja aprimorado. Dessa forma, quando a tecnologia é usada em favor da educação, esta acaba promovendo um desenvolvimento socioeducativo maior e uma melhor qualidade no acesso à informação (FERREIRA, 2019). As tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula do mundo todo, os alunos em sua grande maioria, são receptivos a ela, mas e os docentes, fazem uso das mesmas? Conhecem as principais ferramentas? Sabem como utilizá-las? Os professores são responsáveis por fazer a conexão dos recursos tecnológicos com os conteúdos dos currículos pedagógicos, por isso é importante que se sintam seguros e sejam preparados para usá-los. Neste contexto, faz-se necessário: Oferecer recursos pertinentes: inúmeras são as ferramentas (recursos tecnológicos) disponíveis no mercado (gratuitos ou pagos), sendo necessário objetivar qual a utilidade do recurso em questão e se o mesmo se adapta a necessidade pontual do professor. Incentivar que o uso da tecnologia seja um hábito: tornar habitual e estimular o docente para que o mesmo utilize as tecnologias em seu dia a dia, em diferentes situações, facilita a integração desses recursos com a dinâmica educacional. Investir na formação permanente: antes de ensinar cabe aos docentes, aprender a utilizar e familiarizar-se com as novas tecnologias. Atualmente existem muitas formas de capacitação como cursos online, palestras, workshops e seminários. Neste entendimento os professores precisam passar pelo processo que querem fazer seus alunos passarem. Essas formações tornam-se fundamentais como processo de aprendizado constante, como forma de manter o corpo docente atualizado sobre os avanços tecnológicos e novos recursos disponíveis (KALENA, 2014).
Resultados esperados
Através deste projeto de pesquisa pretende-se publicar um banco de dados online de ferramentas de TI para produção de material digital e ensino, sendo este de livre acesso, contribuindo de forma significativa para a adoção de recursos tecnológicos para utilização em sala de aula.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
recursos tecnológicos
Palavra-chave 2
professores
Palavra-chave 3
educação
Palavra-chave 4
ferramentas de TI
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
06/05/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.00.00.00 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Linha de pesquisa
07.00.00 INFORMÁTICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Identificação dos recursos de TI para produção de conteúdo digital e ensino.
    Período:
    02/05/2019 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    2 - Catalogação dos recursos com descrição das principais funcionalidades.
    Período:
    01/02/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    3 - Desenvolvimento da ferramenta (banco de dados online).
    Período:
    01/08/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    4 - Inserção de conteúdo e testes
    Período:
    01/02/2021 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    5 - Avaliação da Ferramenta online.
    Período:
    01/04/2021 a 31/12/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %