Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Música – Pedagogia – formação humana: encontros em modos de ser do professor no ensino superior
Número do projeto
051685
Número do processo
23081.022923/2019-83
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/04/2019
Data final
31/03/2024
Resumo
A pesquisa adensa os trabalhos investigativos que têm sido realizados pelo grupo FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical, do qual sou líder, com relação a presença/ausência da educação musical na formação acadêmico profissional e nas práticas educativas de professores não especialistas em música. O projeto tem como objeto de pesquisa os encontros/atravessamentos/ potências entre música, pedagogia e formação humana narrados por professores que ensinam música/educação musical em cursos de Pedagogia. Entende-se que a docência, no ensino superior, é marcada não somente pelo conteúdo de uma área ou pelas escolhas individuais de professores, mas está misturada na edificação de um projeto de curso que, dentre outras orientações, destaca no caso da Pedagogia, a formação de professores para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (BRASIL, DCN, 2006). O foco investigativo em proposição decorre e se soma aos movimentos da pesquisa brasileira, na área de educação e de educação musical, com relação aos modos de ser de professores do ensino superior, dentre os quais se localizam estudos acerca das escolhas/orientações/organização de conteúdos para a formação acadêmico-profissional de professores e, em consequência, suas práticas profissionais unidocentes nos primeiros anos da educação básica cuja profissão (professor referência) tem sido reconhecida pela ação unidocente/generalista/multidisciplinar/monodocente. A pesquisa considera e contribui com a observada ampliação de inserção da área de música em cursos de Pedagogia no Brasil, sobre a forma e os conteúdos musicais e pedagógico musicais que têm movimentado as práticas docentes e, também, com conhecimentos narrados por docentes do ensino superior acerca de como esse processo tem sido construído e quais são suas relações com a atuação na educação básica.
Objetivos
Objetivo Geral: - Investigar possíveis encontros, atravessamentos, potências entre música, pedagogia e formação humana que movimentam modos de ser professor de música/educação musical no ensino superior e a formação acadêmico-profissional, em cursos de Pedagogia. Objetivos Específicos: - Entender o trabalho de professores formadores em curso de Pedagogia e suas escolhas frente aos conteúdos de música (musicais e pedagógico-musicais) na formação de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; - Compreender movimentos acerca de como se ensina música na Pedagogia; - Conhecer as expectativas de professores formadores com relação à presença desse componente curricular no ensino superior, considerando a formação humana de professores e a docência na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica; - Analisar narrativas docentes acerca da formação musical e formação pedagógico-musical em cursos de Pedagogia e seus encontros, atravessamentos e potências entre música, pedagogia e formação humana na formação de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Justificativa
O projeto de pesquisa justifica-se por aprofundar pesquisas que focalizam o ensino superior - curso de Pedagogia - sobretudo tomando a música/a educação musical na formação de professores referência/unidocentes. O foco no ensino superior amplia pesquisas que têm sido produzidas no país, e, de modo particular, pelo FAPEM, as quais destacam relações entre música, educação musical e Pedagogia, na formação e nas práticas educativas de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (SOUZA, 2018; WEBER, 2018; DALLABRIDA, 2015; AHAMAD, 2017; BELLOCHIO, 2018, 2017, 2015). Toma-se a música e a educação como a áreas de conhecimentos que agregam o campo da educação musical. Justifica-se também pela possibilidade de aproximações aos encontros, atravessamentos, potências entre música, pedagogia e formação humana potencializados em modos de ser de professores formadores no ensino superior. “Os modos de ser docente correspondem à atividade que envolve os processos de ensino e aprendizagem, mas também se ligam ao docente em si, ao seu ser” (BELLOCHIO, SOUZA, 2017, p. 23). Justifica-se, por fim, que a pesquisa poderá contribuir para o entendimento acerca de como se movimenta a música/educação musical no ensino superior considerando a formação de professores para atuação em escolas de educação básica, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa discussão poderá produzir indicativos para que cursos de Pedagogia possam reorganizar suas propostas de formação em educação musical para professores referência.
Resultados esperados
Os resultados esperados envolvem sobretudo o avanço da produção científica no tema educação musical, pedagogia e formação humana, a qual é fundamental para a orientação de propostas de cursos no ensino superior. Assim entendo que os resultados esperados podem ser entendidos por necessidades de: • Compreensão mais aprofundada acerca de como se ensina música na pedagogia e quais são as expectativas desse componente curricular no ensino superior, se considerados os modos de ser docentes na formação de professores; • Ampliação de pesquisas com o objeto educação musical e pedagogia, considerando os modos de ser professor no ensino superior e as escolhas musicais e pedagógico-musicais que orientam a docência; • Conhecimento das escolhas e motivações de professores do ensino superior frente à área de música considerando a complexidade que constitui formar professores na Pedagogia. • Conhecimento acerca das escolhas de conteúdos musicais esperados para a formação de professores na Pedagogia. De modo geral serão produzidos artigos para eventos, periódicos e livros. Os impactos esperados situam-se, principalmente, na ampliação de oferta de educação musical em cursos de Pedagogia
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
educação musical
Palavra-chave 2
ensino superior
Palavra-chave 3
pedagogia
Palavra-chave 4
formação de professores
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
09/04/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.00.00.00-0 CIÊNCIAS HUMANAS
Grupo do CNPq
369 FAPEM: FORMAÇÃO, AÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Linha de pesquisa
84.02.00 EDUCAÇÃO MUSICAL
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Meta 1
    Período:
    01/04/2019 a 31/03/2024
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    20 %
  • Meta:
    publicações
    Período:
    01/10/2019 a 31/03/2024
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    10 %