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Dados Básicos
Título
Formação Docente: Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Número do projeto
051446
Número do processo
23081.018461/2019-08
Classificação principal
Extensão
Data inicial
05/08/2019
Data final
05/08/2021
Resumo
O projeto de extensão “Formação Docente: Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental” objetiva o desenvolvimento de materiais didáticos-digitais e a realização de cursos de extensão, na modalidade de Educação a Distância (EaD), empregando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, visando à formação de docentes que atuam na Educação Básica, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, interessados em desenvolver atividades ligadas ao Pensamento Computacional.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Elaborar materiais didáticos-digitais e cursos de extensão, na modalidade de EaD, voltados à formação de professores da Educação Básica – Ensino Fundamental, no contexto do Pensamento Computacional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Elaborar materiais didáticos-digitais voltados à formação de professores interessados em desenvolver o Pensamento Computacional em suas atividades docentes; - Oportunizar a troca de experiências com relação às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em suas diferentes áreas de conhecimento, relacionando-as com o Pensamento Computacional; - Oferecer, pelo menos, duas edições de um curso de extensão, na modalidade de EaD, gratuitos, para professores da Educação Básica. Cada edição do curso terá 50 (cinquenta) vagas.
Justificativa
O ensino de conceitos básicos de computação nas escolas é fundamental para construir o raciocínio computacional da criança e do adolescente. São vários os motivos para ensinar computação na Educação Básica (SBC, 2018): A Computação ajuda a resolver problemas, se expressar, ser crítico, cooperativo e criativo A Computação pesquisa o processo de “resolução de problemas” e desenvolve conceitos, técnicas, metodologias e linguagens tanto para representar e armazenar informações quanto para manipulá-la de forma organizada e sistemática por meio de processos bem definidos. A habilidade adquirida para resolver problemas usando técnicas computacionais, bem como analisar criticamente as soluções, é chamada de Pensamento Computacional. Conceitos como abstração de dados, decomposição, generalização, recursão e transformação podem ser trabalhados com as crianças, ajudando-as a resolver problemas de qualquer área, como Física, Matemática, Química, Biologia, etc., bem como, problemas do cotidiano. Portanto, a área de Computação é transversal a todas as ciências e a todas as atividades humanas quando se trata de resolver problemas. As crianças resolvem problemas de forma mais rápida e eficiente quando usam o Pensamento Computacional, causando um impacto significativo no processo de aprendizagem. Como outras habilidades básicas (ler, escrever, falar), é necessário que esta habilidade (Pensamento Computacional) seja trabalhada ainda na Infância para permitir o seu pleno desenvolvimento. Além disso, por se tratar de uma habilidade com grande potencial de impacto no aprendizado de conteúdos de outras áreas, é importante que ela seja ensinada no Ensino Fundamental. A Computação ajuda a compreender e atuar com responsabilidade no mundo em que vivemos A área da Computação contempla também entidades virtuais, como a internet, redes sociais, nuvens de dados, às quais temos acesso através dos computadores. Estas entidades virtuais são hoje muito presentes na vida do ser humano, tanto quanto as entidades do mundo real. Portanto, da mesma forma que aprendemos na escola sobre o mundo real através da Física, Química e Biologia, devemos aprender também sobre o Mundo Digital através da Computação. O objetivo é exatamente o mesmo: compreender o mundo em que vivemos. A Computação desenvolve a capacidade de utilizar e criar tecnologias Ferramentas computacionais tornaram-se cada vez mais acessíveis nos últimos quarenta anos. Enquanto na década de 60 apenas "gênios" sabiam usar computadores, hoje qualquer pessoa tem tanto acesso quanto capacidade de usar algum tipo de ferramenta de computação. No futuro, qualquer pessoa poderá desenvolver conteúdo e aplicações para uso próprio ou coletivo, sendo um agente ativo no Mundo Digital. Além de favorecer a inserção social, isso trará um impacto econômico extraordinário para a nossa sociedade. No entanto, a perspectiva futura de criação de aplicações computacionais depende do conhecimento de Computação adquirido na escola. É importante enfatizar o ensino de conceitos de Computação, e não o de tecnologias, pois dominando o primeiro, os conceitos, os alunos dominam o segundo, as tecnologias. A Computação permite a identificação problemas que têm uma solução algorítmica Uma das grandes competências adquiridas por conhecedores de computação é a identificação de problemas que têm solução algorítmica. Os usuários adquirem a capacidade de eles mesmos resolverem problemas ou de especificá-los para que profissionais de Computação possam resolvê-los. Os alunos que, na Universidade, não optarem por um curso da área de Computação, poderão propor soluções computacionais para lidar com os problemas de seus próprios campos de estudos e, consequentemente, acelerar o desenvolvimento científico de suas próprias áreas. A Computação ajuda a diminuir as desigualdades O empoderamento dos conhecimentos de Computação pelos alunos da Educação Básica tem um forte impacto na diminuição das desigualdades (sociais, raciais, econômicas, etc.) na medida em que insere o aluno no Mundo Digital e desenvolve a capacidade de utilizar recursos computacionais para resolver problemas. A inserção digital é muito mais que ter acesso a um computador e/ou alguns aplicativos, é saber utilizar plenamente seus recursos para solucionar problemas. A Computação hoje é uma das alavancas para o desenvolvimento de um país Para estar bem preparado para o mercado de trabalho e para a vida, o jovem de hoje precisa ser capaz de usar computadores para resolver problemas e compreender o Mundo Digital. A área de Computação é estratégica para o Brasil, as empresas que mais têm crescido em valor no mundo estão relacionadas à Tecnologia da Informação. No Brasil, enquanto há várias áreas com falta de empregos, a oferta de empregos em Computação ainda é grande e tende a ser maior no futuro. Portanto, a formação em Computação desde a fase escolar será de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país.
Resultados esperados
Entre os resultados esperados estão a elaboração de materiais didáticos-digitais que poderão ser utilizados em outras edições de cursos de extensão e, também, disponibilizados gratuitamente na web, para que possam ser aplicados, modificados e replicados em outros cursos de diferentes instituições de ensino. Outros resultados envolvem o desenvolvimento do Pensamento Computacional e aplicação da área de Computação na Educação Básica, auxiliando os alunos na melhoria do processo de aprendizagem. Serão realizadas, nesta 1ª fase do projeto, duas edições do curso. Em cada uma das edições serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas, destinadas a docentes que atuam na Educação Básica, especialmente nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano). A inscrição dos interessados será realizada por meio de um formulário disponível na web, com a ferramenta Google Forms. A seleção será por ordem de inscrição. Com relação aos impactos sociais do projeto, acredita-se que atuar em prol da formação dos docentes da Educação Básica impactará, positivamente, no aprimoramento destes profissionais, bem como ampliará a importância de se desenvolver o pensamento computacional desde o ensino fundamental, algo que vem sendo debatido e amplamente difundido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Além disso, quando os docentes forem aplicar os conteúdos estudados no curso em suas atividades docentes, o pensamento computacional poderá contribuir no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Pensamento Computacional
Palavra-chave 2
Formação Docente
Palavra-chave 3
Ensino Fundamental
Palavra-chave 4
Educação a Distância
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
20/08/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.07.00-0 TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas (Política de extensão/2019)
04 EDUCAÇÃO
Linhas de extensão (Política de extensão/2019)
07.07 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Frederico Westphalen
RS
05/08/2019 a 05/08/2021
Público alvo
Público alvo
100
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Nível de Escolaridade
Ensino Superior
Pós Graduação
Mestrado
Estratificação Social
Sem vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Rural
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Definição dos Conteúdos e Ferramentas que serão utilizadas no projeto
    Período:
    06/08/2019 a 30/09/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração do edital para divulgação e realização de inscrições para o curso de formação de docentes
    Período:
    01/03/2020 a 01/04/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    Elaboração do planejamento do curso e criação da sala de aula virtual no Moodle
    Período:
    01/03/2020 a 01/04/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    Elaboração dos materiais didáticos-digitais
    Período:
    06/08/2019 a 31/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Realização do(s) curso(s) de formação de docentes
    Período:
    01/05/2020 a 30/11/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Relatório de Atividades do Projeto
    Período:
    01/12/2020 a 05/08/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %