Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Algoritmos de busca de caminhos voltados para informações de altura e inclinação representadas em mapas de navegação em sistemas de simulação
Número do projeto
051358
Número do processo
23081.016329/2019-53
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
11/03/2019
Data final
12/07/2019
Resumo
O desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial é uma área de pesquisa bastante atual, a qual abrange diversos ramos de estudo. Dentre suas ramificações, uma importante área visa solucionar problemas de busca de caminhos, conhecidos como problemas de pathfinding. Em especial, o trabalho focaliza a computação de caminhos que consideram informações de altura e inclinação no terreno. No contexto do desenvolvimento de sistemas de simulação, o trabalho considera a representação hierárquica irregular de terreno, o que ainda é uma estrutura pouca explorada por algoritmos de busca de caminhos. O objetivo do trabalho é pesquisar, desenvolver e testar um algoritmo de busca de caminhos voltado para o tratamento de altura e inclinações em terrenos virtuais simulados. O projeto justifica-se pela necessidade de um algoritmo de busca pelo melhor caminho para agentes utilizarem em simulações virtual táticas, levando em consideração as particularidades de altura do terreno e priorizando o tratamento de inclinações ao longo do caminho.
Objetivos
OBJETIVO GERAL DO PROJETO: O objetivo do trabalho é pesquisar, desenvolver e testar um algoritmo de busca de caminho (pathfinding) no contexto do desenvolvimento de sistemas de simulação, dado um mapa virtual de navegação utilizado nestes sistemas. A implementação deste algoritmo pretende tratar questões referentes à altura do terreno (relevo), buscando o menor caminho entre pontos origem e destino dados. Além disso, pretende-se buscar caminhos otimizados, onde pequenos desvios nas rotas sendo analisadas sejam suavizados, e que o caminho a ser escolhido demonstre maior realismo em relação ao problema de trafegar por rotas que permitam o movimento seguro de agentes. Os algoritmos desenvolvidos devem ser parametrizados de modo que limitações de movimentaçao de diferentes tipos de agentes sejam consideradas, como limitações de movimentação de veículos e de pessoas envolvidas nas simulações realizadas. Além disso, os algoritmos devem considerar a otimização do tempo de execução, assim não sobrecarregando as demais simulações sendo desenvolvidas no sistema de simulação. METAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS ESPECÍFICAS DO PROJETO: • Realizar uma revisão crítica da literatura à respeito de algoritmos de busca de caminhos em mapas de navegação; • Investigar formas de buscar caminhos que considerem a representação de altura em terrenos virtuais; • Pesquisar, desenvolver e testar um algoritmo de busca de caminhos voltado para o tratamento de altura e inclinações em terrenos virtuais simulados; • Abordar o problema de busca de caminhos em terrenos montanhosos, de forma que atenda às necessidades para movimentação adequada de diferentes tipos de agentes; • Tornar caminhos encontrados mais realistas aplicando algoritmos de suavização em caminhos sendo investigados.
Justificativa
O projeto justifica-se pela necessidade prática de um algoritmo de busca pelo melhor caminho aplicado ao contexto de simulação tática militar, levando em consideração as particularidades de altura do terreno, priorizando o tratamento de inclinações ao longo do caminho. Isso envolve questões referentes às limitações de movimentação de agentes envolvidos no problema proposto. Os requisitos e aspectos do problema proposto bem como a necessidade de implementação de um algoritmo que seja eficiente no tratamento de altitude e suavização de caminho encontrados, além de considerar estrutura de representação do terreno sendo irregular e hierárquica, tornam o trabalho a ser desenvolvido relevante e diferenciado.
Resultados esperados
Uma vez concluída a implementação, espera-se poder tratar o problema de navegação com alturas em terreno virtual, no contexto do desenvolvimento de sistemas de simulação. Pretende-se obter uma versão do algoritmo que atenda às necessidades do problema, buscando caminhos adequados para os agentes em relação às inclinações do terreno, bem como a menor distância entre posições e finais determinadas em um terreno virtual simulado. Ainda, pretende-se obter uma versão na qual o algoritmo desenvolvido seja otimizado em relação ao tempo de execução. Dessa forma, o algoritmo deve contribuir para resolver problemas de navegação de agentes imersos em um sistema de simulação virtual tático, evitando falhas durante a execução do mesmo.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
038669 - SISTEMA DE SIMULAÇÃO ASTROS 2020
Palavra-chave 1
Pathfinding
Palavra-chave 2
simulação
Palavra-chave 3
relevo
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
13/10/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.03.00.00-7 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Linha de pesquisa
00.02.14.10 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    07.39.00.0 - ato designacao banca
    Período:
    01/07/2019 a 05/07/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %