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Dados Básicos
Título
PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS E MEDITAÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E FORMAÇÃO DO ARTISTA DA CENA
Número do projeto
050980
Número do processo
23081.006309/2019-74
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
11/02/2019
Data final
31/07/2021
Resumo
Ao longo da última década percebe-se o crescimento do interesse acerca da meditação e outras práticas contemplativas entre pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas. Esse crescimento reflete um interesse mais amplo, em âmbito, internacional, a respeito do tema. Autores como Kabat-Zinn & J. Mark G. Willians (2013); Oren Ergas & Sharon Todd (2016); Olen Gunlaugson, Edward W. Sarath, et.al. (2014), apontam para a importância que os estudos acerca das práticas ligadas a meditação têm ganhado ao longo das últimas décadas, indicando também os possíveis perigos de uma separação dessas práticas do contexto ético-filosófico original. No que se refere as artes da cena, observa-se também o aumento do número de artigos, teses e dissertações que tratam da relação entre práticas contemplativas e práticas artísticas, seja de modo direto ou indireto. Ao trazer as práticas contemplativas para a relação com as práticas de criação no contexto do ensino de artes cênicas nas instituições de ensino superior, passa-se a fazer referência a criação de espaços de escuta e de atravessamento por meio do treinamento de ator, o que possibilita ao corpo-mente cotidiano transbordar-se em um corpo-mente em arte. Middleton (2012), Plá (2016) e Quilici (2015) afirmam a possibilidade de o treinamento psicofísico apresentar-se como uma ação de cultivo, que se se insere no processo de desautomatização das percepções e ações, no reconhecimento e superação dos “esquemas de percepção codificados” (Larrosa, 2006) abrangendo diversos aspectos da experiência do indivíduo. Apesar desse interesse ainda existe carência de materiais em português acerca dessa temática, situação que dificulta o desenvolvimento de novas investigações nesse campo bem como a realização de debates mais qualificados. Assim, essa proposta prevê a tradução para o português de materiais ligados a essa temática além do levantamento de artistas e pesquisadores brasileiros que se identificam com essa abordagem, bem como de suas práticas. Também se pretende a proposição de ações unindo práticas contemplativas e artes da cena por meio da exploração de procedimentos e aplicação deles à criação junto aos integrantes do projeto.
Objetivos
GERAL: Investigar processos de treinamento/formação de atores e performers que dialoguem com a meditação e outras práticas contemplativas; criar maiores subsídios para pesquisas envolvendo artes da cena, meditação e práticas contemplativas no Brasil. ESPECÍFICOS: - Realizar levantamento de material bibliográfico e documental acerca do tema da pesquisa que possa servir de base para futuros estudos e consultas; - Traduzir textos de artistas, pesquisadores e colaboradores estrangeiros para o português; - Mapear artistas, professores e pesquisadores brasileiros da área de artes da cena cujos processos de treinamento, ensino e criação artística tenham como bases o diálogo com práticas contemplativas e a meditação; - Selecionar registros de obras, processos criativos e de treinamento psicofísico que dialoguem com práticas contemplativas; - Identificar contribuições dessa abordagem para o desenvolvimento de estratégias de criação e formação para o ator/performer. - Realizar experimentações práticas entre os participantes do projeto; - Produzir material reflexivo a ser publicado, além do relatório final de pesquisa;
Justificativa
Este projeto propõe a investigação de processos de treinamento/formação de atores e performers visando criar maiores subsídios para pesquisas envolvendo artes da cena, meditação e práticas contemplativas, em especial no que se refere ao contexto do ensino superior. Almeja também fortalecer as redes de colaboração estabelecidas pelo proponente com diferentes universidades brasileiras e estrangeiras desde 2003. Ao longo da última década percebe-se o crescimento do interesse acerca da meditação e outras práticas contemplativas (PLÁ, 2018) entre pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas. Esse crescimento reflete um interesse mais amplo, em âmbito, internacional, a respeito do tema. Autores como Kabat-Zinn & J. Mark G. Willians (2013); Oren Ergas & Sharon Todd (2016); Olen Gunlaugson, Edward W. Sarath, et.al. (2014), apontam para a importância que os estudos acerca da meditação e outras práticas assemelhadas tem ganhado ao longo das últimas décadas, indicando também os possíveis perigos de uma separação dessas práticas do contexto ético-filosófico original. No que se refere as artes da cena, foco dessa proposta, observa-se também o aumento do número de artigos, teses e dissertações que tratam da relação entre práticas contemplativas e práticas artísticas, seja de modo direto ou indireto. Como exemplo disso pode-se citar o oitavo congresso internacional da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas), principal reunião científica na área de artes da cena, que no ano de 2014 promoveu uma mesa temática tratando da relação entre teatro, budismo e meditação, evidenciando o interesse dos pesquisadores brasileiros nesse assunto, e desde 2017 abriga o Grupo de Trabalho “Artes Performativas. Modos de Percepção e Práticas de si”, o qual inclui essa discussão entre seus temas. Antes disso, no ano de 2013, a professora Andrea Copeliovich da UFRJ também organizou um simpósio tratando de teatro e budismo e no ano de 2016, realizou-se na UNIRIO o seminário “Artes da Cena e Práticas contemplativas”, que deu origem ao já referido GT da ABRACE. Além disso, foi publicado neste ano de 2018 um número da revista Pós (EBA/UFMG) focado neste assunto, e em janeiro de 2019 foi publicada uma edição do Performance and Mindfulness Journal, da Universidade de Huddersfield/UK focada em autores brasileiros, com a mesma temática. Apesar desse interesse observa-se que há ainda uma carência de materiais em português acerca dessa temática, situação que dificulta o desenvolvimento de novas investigações nesse campo bem como a realização de debates mais qualificados. Isso se deve também a falta de comunicação entre os diferentes artistas e pesquisadores que vem desenvolvendo trabalho na intersecção entre artes da cena, práticas contemplativas e meditação no país. Ao trazer as práticas contemplativas para a relação com as práticas de formação e criação no contexto do ensino de artes cênicas nas instituições de ensino superior, faz-se referência ao treinamento como um espaço de escuta e de atravessamento, que possibilita ao corpo-mente cotidiano transbordar-se em um corpo-mente em arte. Middleton (2012), Plá (2016) e Quilici (2015) afirmam a possibilidade de o treinamento psicofísico apresentar-se como uma ação de cultivo, que se se insere no processo de desautomatização das percepções e ações, no reconhecimento e superação dos “esquemas de percepção codificados” (LARROSA, 2006) abrangendo diversos aspectos da experiência do indivíduo. No campo das artes da cena significa que o processo de preparação/educação do ator/performer não se refere somente ao desenvolvimento de novas habilidades para uma atuação profissional mais eficiente. O processo de formação do artista pela ótica da contemplação se aproxima da noção de filosofia dada por Pierre Hadot quando se refere ao período grego clássico: Não um exercício de discussão intelectual, mas um modo de vida. É necessário construir um corpo não-cotidiano, com um pensamento não cotidiano, mas principalmente um indivíduo que se afaste do senso comum. A investigação teórico-prática aqui proposta se refere em grande parte a estudar de que maneira a introspecção e as práticas de si (FOUCAULT, 2016; CASSIANO, 2015) podem se ligar às práticas artístico-pedagógicas no âmbito do ensino superior de artes cênicas e da criação artística, assim como de como artistas e pesquisadores colocam a experiência-em-primeira-pessoa (VARELA, 2003) como centro do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, serão estudadas práticas que abrangem o refinamento da atenção, o contato (GROTOWSKI, 2011), o aprofundamento da discussão sobre ética no âmbito da educação, a investigação da natureza da mente, das motivações pessoais, o desenvolvimento da criatividade e de elementos ligados a integração do Self (BARBEZAT & BUSH, 2014). Considerando o histórico apresentado entende-se que a abordagem contemplativa das práticas performativas é um terreno fértil a ser explorado no sentido da investigação de processos artístico-pedagógicos que incluem em seu centro o refinamento da atenção e o reconhecimento dos processos psicofísicos envolvidos na prática de criação e formação artística. Este projeto visa contribuir para a consolidação desse campo de pesquisa, incentivando a discussão qualificada acerca das metodologias de criação e ensino nas artes da cena com base em práticas contemplativas, colocando a UFSM como um dos polos dessa discussão. Com isso pretende-se ainda criar um ambiente que facilite as trocas de informações entre pesquisadores de diferentes universidades, estimulando o aprofundamento do debate sobre este assunto e propondo a discussão de questões ligadas a definição do que seria uma abordagem contemplativa dos processos criativos e pedagógicos inseridos no ensino superior das artes cênicas. Assim, essa proposta prevê o levantamento e estudo de textos fundamentais ligados a essa linha de pesquisa, a tradução para o português de textos ligados a essa temática, além da catalogação de artistas e pesquisadores, especialmente os brasileiros, que se identificam com essa abordagem, bem como de suas práticas, quando possível. Também se pretende a exploração prática de procedimentos unindo práticas contemplativas e artes da cena e de sua aplicação à criação.
Resultados esperados
- Aprofundar o debate acerca da influência das práticas contemplativas e da meditação na criação e ensino de artes da cena; - Incentivar a realização de mais estudos nesse campo de pesquisa; - Traduzir textos importantes ligados ao tema para a língua portuguesa; - Mapear artistas e pesquisadores brasileiros que trabalhem nessa perspectiva; - Criar índices de consulta de bibliografia, artistas e pesquisadores que sirvam de referência a esses estudos; - Fortalecer as redes de colaboração já iniciadas com instituições brasileiras como a UFSM, UFRN, UNIRIO, UFRJ, UFMG e UNICAMP; - Promover a internacionalização da UFSM por meio da parceria com a Universidade de Huddersfield (UK) e a Universidad de las Americas Puebla (México); - Proposição de procedimentos práticos para o treinamento de atores; - Produção de textos e apresentação em eventos.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Teatro
Palavra-chave 2
Meditação
Palavra-chave 3
Práticas Contemplativas
Palavra-chave 4
Treinamento
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
16/04/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.05.00-8 TEATRO
Linha de pesquisa
81.02.01 TÉCNICAS CORPORAIS E VOCAIS DO ATOR
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
PDI 2016-2026 - Desafios
Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia
PDI 2016-2026 - Desafios
Internacionalização
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Fontes
Órgão
Valor
Recursos próprios do projeto
R$ 50,00
Rendimentos financeiros
R$ [Não informado]
Total
R$ 50.00
Despesas
 
Especificação
Descrição
Valor Unitário
Total
Passagens
Nenhuma despesa cadastrada
Material de consumo
Material de Consumo
Borracha
R$ .50
R$ 1.00
Material de Consumo
Canetas
R$ 1.50
R$ 9.00
Material de Consumo
Papel Sulfite A4
R$ 20.00
R$ 40.00
Auxílio financeiro a estudantes
Nenhuma despesa cadastrada
Diária
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de pessoa física
Nenhuma despesa cadastrada
Obras e instalações
Nenhuma despesa cadastrada
Equipamentos e materiais permanentes
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de terceiros - pessoa jurídica
Nenhuma despesa cadastrada
Bolsa
Nenhuma despesa cadastrada
UFSM e Fundação
Nenhuma despesa cadastrada
Total
R$ 50.00
Pessoal Envolvido
Nenhum bolsista definido
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Disponibilização do índice na internet
    Período:
    01/11/2019 a 30/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
    • Fase:
      Levantamento de bibliografia a respeito do tema do projeto
      Período:
      01/03/2019 a 31/03/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Seleção de textos
      Período:
      01/04/2019 a 30/11/2019
      Conclusão:
      50 %
    • Fase:
      Transcrição de entrevistas
      Período:
      01/05/2019 a 02/12/2019
      Conclusão:
      70 %
    • Fase:
      Elaboração de índice biblio e videográfico
      Período:
      01/03/2019 a 30/12/2019
      Conclusão:
      50 %
  • Meta:
    1 - Seleção de Bolsista
    Período:
    01/05/2019 a 20/05/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      Bolsista FIPE 2019, caso projeto seja aprovado.
      Valor:
      1 Bolsista
      Conclusão:
      1 Bolsista
    • Fase:
      Seleção de Bolsista
      Período:
      01/05/2019 a 18/05/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    2 - Pesquisa Bibliográfica
    Período:
    11/02/2019 a 02/12/2019
    Valor:
    R$ 50,00
    Conclusão:
    100 %
    • Fase:
      Levantamento de bibliografia a respeito do tema do projeto
      Período:
      01/03/2019 a 31/03/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Seleção de textos
      Período:
      01/04/2019 a 30/11/2019
      Conclusão:
      50 %
    • Fase:
      Transcrição de entrevistas
      Período:
      01/05/2019 a 02/12/2019
      Conclusão:
      70 %
    • Fase:
      Elaboração de índice biblio e videográfico
      Período:
      01/03/2019 a 30/12/2019
      Conclusão:
      50 %
    • Fase:
      Tradução de textos selecionados
      Período:
      01/05/2019 a 09/12/2019
      Conclusão:
      50 %
  • Meta:
    3 - Levantamento de Artistas e Pesquisadores
    Período:
    11/02/2019 a 30/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Fase:
      Levantamento de bibliografia a respeito do tema do projeto
      Período:
      01/03/2019 a 31/03/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %
    • Fase:
      Transcrição de entrevistas
      Período:
      01/05/2019 a 02/12/2019
      Conclusão:
      70 %
    • Fase:
      Tradução de textos selecionados
      Período:
      01/05/2019 a 09/12/2019
      Conclusão:
      50 %
  • Meta:
    4 - Transcrição de entrevistas e Tradução de textos
    Período:
    18/03/2019 a 18/11/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %
    • Fase:
      Transcrição de entrevistas
      Período:
      01/05/2019 a 02/12/2019
      Conclusão:
      70 %
    • Fase:
      Seleção de textos
      Período:
      01/04/2019 a 30/11/2019
      Conclusão:
      50 %
    • Fase:
      Tradução de textos selecionados
      Período:
      01/05/2019 a 09/12/2019
      Conclusão:
      50 %
  • Meta:
    5 - Investigação de procedimentos práticos
    Período:
    11/03/2019 a 30/11/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Fase:
      Produção de estudo prático
      Período:
      02/09/2019 a 13/12/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Exploração prática de procedimentos
      Período:
      11/03/2019 a 13/12/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %
  • Meta:
    6 - Apresentação em eventos acadêmicos
    Período:
    01/10/2019 a 30/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Fase:
      Apresentação na JAI
      Período:
      21/10/2019 a 25/10/2019
      Conclusão:
      100 %
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %
    • Fase:
      Elaboração resumo JAI
      Período:
      01/07/2019 a 30/09/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    7 - Produção de textos
    Período:
    01/09/2019 a 30/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
    • Fase:
      Elaboração Artigo revista expressão
      Período:
      02/09/2019 a 13/12/2019
      Conclusão:
      0 %
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %
    • Fase:
      Elaboração resumo JAI
      Período:
      01/07/2019 a 30/09/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    E1 - Espetáculo
    Período:
    02/03/2020 a 20/09/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Tradução do texto Dream Shedding de Deborah Middleton
      Valor:
      1 Tradução
      Conclusão:
      1 Tradução
    • Indicador:
      Ensaios para criação do espetáculo
      Valor:
      54 ensaios
      Conclusão:
      0 ensaios
  • Meta:
    E2 - Seminário Internacional Artes Performativas, Práticas Contemplativas e Resistência
    Período:
    06/01/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Indicador:
      Chamada de artigos e performance
      Valor:
      1 Chamada
      Conclusão:
      1 Chamada
    • Indicador:
      Seleção dos trabalhos
      Valor:
      1 seleção
      Conclusão:
      0 seleção
    • Indicador:
      Elaboração e envio de certificados
      Valor:
      1 certificados
      Conclusão:
      0 certificados
    • Indicador:
      Ações ligadas a infraestrutura e coordenação do evento
      Valor:
      1 Produção
      Conclusão:
      1 Produção
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %
  • Meta:
    E3 - Publicação dos trabalhos do evento
    Período:
    21/09/2020 a 31/07/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
    • Fase:
      Divulgação e Internacionalização da pesquisa
      Período:
      31/08/2019 a 31/07/2021
      Conclusão:
      20 %