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Dados Básicos
Título
Encontros sobre Pedagogia do Piano - Etapa II
Número do projeto
050860
Número do processo
23081.003049/2019-85
Classificação principal
Extensão
Data inicial
22/01/2019
Data final
28/02/2022
Resumo
O projeto "Encontros sobre Pedagogia do Piano - ETAPA II" é a continuação do projeto anterior, de mesmo nome e que acontece desde 2012. O mesmo organiza uma série de ações – “Oficina de Piano”, recitais , masterclasses e eventos com a finalidade de dar suporte à promoção de atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano. Essa série de ações culmina com a realização do "Encontro sobre Pedagogia do Piano", evento bianual e que é realizado durante três ou quatro dias consecutivo. Entre essa série de ações programadas, destacamos: a) A "Oficina de Piano", voltada ao ensino de crianças, a qual envolve aulas individuais e em grupo. A gravação dessas experiências práticas se constituem de materiais utilizadaos na disciplina "Introdução à Pedagogia do Piano", ministrada pela coordenadora do projeto e minicursos de extensão para professores. Salienta-se que crianças em tratamento de câncer ou doenças do sangue recebem aulas gratuitas, assim como algumas crianças em vulnerabilidade social vinculadas ao projeto "Orquestrando Arte". b) troca de ideias com profissionais como professores de piano que desenvolvem atividades didáticas em escolas de música da região ou que trabalham como autônomos. Estes recebem assistência da coordenadora do projeto em reuniões informais, criando um ambiente de cooperação mútua que valorize e dê apoio para profissionais que atuam no mercado. Com essas ações, pretende-se também criar uma conexão entre as escolas e os alunos que se matriculam na disciplina "Introdução à Pedagogia do Piano" para que estes possam receber noções de empreendedorismo na área musical. c) conforme dito anteriormente, o clímax dessas ações é o Encontro sobre Pedagogia do Piano evento que inclui debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de professores de piano que desenvolvem intensa e efetiva prática pedagógica, assim como pesquisas dentro da área de ensino do piano. Durante o evento, são abordadas diversas temáticas relacionadas à área de pedagogia do piano. Esses "Encontros" acontecem desde 2012 e devido à repercussão e à dimensão que o evento teve em 2014, passaram a acontecer a cada dois anos. A intenção é que o mesmo, através de parcerias interinstitucionais, se consolide como um evento itinerante nacional.
Objetivos
O projeto “Encontros sobre Pedagogia do Piano – ETAPA II” pretende organizar uma série de ações com a finalidade de dar suporte à promoção de atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano. Essa série de ações possuirá como ponto culminante a realização de evento bianual, o qual caminha para a sua quinta edição, sendo atualmente reconhecido como uma iniciativa de destaque no contexto brasileiro para o fortalecimento da área de Pedagogia do Piano (ANJOS; REIS, 2016). Dessa forma, prevemos a realização do “V Encontro sobre Pedagogia do Piano” em 2019 e do “VI Encontro” em 2021. Além disso, pretende-se também, no decorrer desses anos, dar prosseguimento à realização de oficinas, recitais, palestras e orientações regulares para professores da região. Outra ação que terá continuidade é a realização de uma “Oficina de Piano”, voltada ao ensino de crianças, a qual envolverá aulas individuais e em grupo. Parte dessas aulas serão gravadas e utilizadas como material didático em cursos e mini-cursos de extensão para professores e durante a disciplina “Introdução à Pedagogia do Piano”, ministrada pela coordenadora do projeto no Curso de Música da UFSM. Conforme colocado acima, o clímax dessas ações será a realização dos eventos bianuais, que acontecerão durante 4 (quatro) a 5 (cinco) dias consecutivos, envolvendo um ciclo de atividades que incluirá debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de professores de piano que desenvolvem intensa e efetiva prática pedagógica, assim como pesquisas dentro da área de ensino do piano. Durante o evento, serão abordadas diversas temáticas relacionadas à área de pedagogia do piano. Objetivos específicos: As atividades do projeto contemplarão: 1) uma “Oficina de Piano” para o ensino de crianças, com aulas individuais e em grupo. Serão atendidas: a) crianças da comunidade; b) crianças em tratamento oncológico e doenças do sangue, em parceria com a “Turma do Ique”; c) e crianças em vulnerabilidade social, em parceria com o Projeto “Orquestrando Arte”. As crianças em tratamento de saúde e aquelas em vulnerabilidade social terão aulas totalmente gratuitas. 2) gravação de parte das aulas para fins didáticos, de extensão e pesquisa, utilizando os recursos materiais e humanos do Curso de Música e Tecnologia. 3) palestras, oficinas e orientações para professores de piano autônomos ou vinculados a escolas de música de Santa Maria e região. Essas atividades serão ministradas por participantes do projeto ou professores convidados, assim como já vinha acontecendo durante a primeira etapa desse projeto 4) realização de recitais com professores-artistas convidados, voltados para a população de Santa Maria e região e masterclasses, voltados aos alunos de piano do Curso de Música da UFSM e projetos de extensão. Em média, saliento que temos recebido, ao menos, um professor-artista de reconhecido mérito a cada semestre. 5) realização do evento “V Encontro sobre Pedagogia do Piano” em 2019 e “VI Encontro” em 2021. Este evento, de caráter nacional, irá promover uma série de palestras, workshops, recitais e masterclasses de professores de piano que desenvolvem intensa e efetiva prática pedagógica, assim como pesquisas dentro da área de ensino do piano. A carga horária total será em torno de 32 horas, distribuídas por quatro dias consecutivos. Entre os diversos tópicos a serem abordados, podemos destacar os seguintes: • Memorização e o Ensino do Piano. • Improvisação e técnicas de execução de estilos populares. • Saúde do Músico. • Estratégias de Estudo. • Piano Funcional. • Repertório para níveis elementares e básicos • Empreendedorismo no ensino do piano. • Educação Especial e o Ensino do Piano. • Música Contemporânea para crianças. • Técnica Pianística. • Jogos Musicais para o ensino do piano. • Ensino de Música e Tecnologia. • Aspectos interdisciplinares no ensino do piano.
Justificativa
Apesar do crescimento considerável no número de pesquisas acerca das práticas pedagógicas de professores de piano, notamos que o número de ações que visam uma efetiva melhora da prática ainda é reduzido. Esse fato é relevante principalmente no que tange à formação continuada de professores de piano, sobretudo aqueles que atuam nos níveis iniciais de aprendizado. Se por um lado o termo “pedagogia do piano” envolve uma grande amplitude de conteúdos, dificultando a delimitação da área (MONTANDON, 2004), o cuidado com os anos iniciais de estudo é fundamental para a formação de melhores profissionais. Alguns cursos de especialização visam suprir esta lacuna como é o caso daqueles oferecidos pelo Conservatório Brasileiro de Música –RJ (entre 2011 e 2013), Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Universidade Federal de Pernambuco. Porém, ações de extensão como a aqui proposta, que visam proporcionar oportunidades de aprendizado presenciais e acessíveis em termos financeiros são praticamente inexistentes. Apesar dos esforços para que os novos conhecimentos científicos tornem-se acessíveis, infelizmente ainda há pouca comunicação entre a academia e a realidade profissional dos profissionais da área (OLIVEIRA FILHO; MARTINS; NODA, 2017).Tendo em vista que as profissões relacionadas à educação em geral foram gradativamente desvalorizadas nas últimas décadas, oportunidades de formação continuada acessíveis são importantes inclusive no sentido de melhor orientar esses profissionais sobre as diversas possibilidades dentro da carreira e proporcionar uma valorização profissional. Pesquisas que procuram investigar e refletir criticamente sobre ações são de extrema importância. Porém, sem uma concomitante contraposição de ações práticas e efetivas que se desenvolvam junto aos investigados, as transformações não são atingidas. Além disso, é inegável o desequilíbrio entre as partes envolvidas. Segundo Tripp, “quando acadêmicos da universidade trabalham com professores primários, por exemplo, os resultados valiosos para o professor tendem a ser em termos de melhora da prática e, para o acadêmico, em termos de remuneração de consultoria e publicações. Um dos maiores problemas com as formas mais tradicionais de pesquisa em educação é que, com muita frequência, a experiência profissional dos professores e o conhecimento que possuem da própria prática têm sido apropriados pelo pesquisador sem nenhum benefício correspondente para os professores envolvidos.” (TRIPP, 2005) Conforme colocado anteriormente, a formação de um professor é extremamente complexa e agrega múltiplas vivências. Porém, em uma pesquisa de campo realizada por Slawsky, foi constatado que professores de piano se sentem mais seguros e confiantes em si mesmos quando possuem acesso a instituições ou associações formais que promovem a difusão do conhecimento (SLAWSKY, 2011). Portanto, oportunidades de aprendizado promovidas por instituições de ensino superior como a proposta neste projeto, desenvolvidas em contextos não formais, podem ser bastante efetivas na formação continuada de professores. Mais do que isso, a articulação dessas ações com a formação inicial de professores auxilia a pensar e repensar o conteúdo programático de disciplinas direcionadas à preparação pedagógica de professores de piano dentro e fora das universidades.
Resultados esperados
Espera-se que a promoção das atividades de ensino, assim como as ações para oferecer oportunidades de formação inicial e continuada de professores sobre vários temas relacionados à área de pedagogia do piano promovam a troca de experiências entre profissionais e alunos, proporcionando a todos os participantes acesso a novas informações. Espera-se assim fortalecer e solidificar a área de pedagogia do piano e, obviamente, melhorar o ensino do piano. Entre os impactos esperados, a médio e longo prazo, podemos destacar: ● melhoria da qualidade do ensino instrumental; ● melhoria do nível musical dos alunos ingressantes nos cursos superiores de graduação em música, promovendo uma formação integral do músico instrumentista; ● promoção da consciência da importância da inclusão de disciplinas voltadas à pedagogia do instrumento nos cursos de graduação em música no Brasil e, no caso de existência prévias das mesmas, oportunizar melhorias no seu conteúdo e estrutura com a finalidade de estabelecer comunicação permanente entre a academia e a realidade profissional de professores que atuam no ensino básico e elementar de piano. ● valorização da universidade e de suas contribuições para a produção e difusão do conhecimento científico frente aos professores de música que atuam fora do contexto acadêmico e da comunidade em geral; ● promoção da autoestima e da dignidade do professor de piano, proporcionando apoio institucional, reconhecimento de suas ações como agentes fundamentais na promoção de um ensino de qualidade e oportunidades de adquirirem conhecimentos sobre gestão e administração para que possam ser profissionais empreendedores e dinâmicos. ● ampliação do repertório de ações e materiais destinados à pesquisa da área. ● Valorização da universidade frente à sociedade, através de ações de extensão culturais. ● Ampliação do leque de oportunidades para alunos egressos dos Cursos de Música da UFSM, através do oferecimento de treinamento didático pedagógico. ● Promoção da inclusão social através de atividades de ensino artísticas para crianças em tratamento de saúde e vulnerabilidade social. ● estabelecimento de parcerias interinstitucionais para realização do evento bianual.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
formação
Palavra-chave 2
continuada
Palavra-chave 3
professores
Palavra-chave 4
piano
Tipo de evento
Outro tipo de evento
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
30/03/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
FATEC - Fundação de apoio a tecnologia e a ciência
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.03.02-1 INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas e linhas de extensão
02.05 Música
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
03 Cultura
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
56 Música

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
PDI 2016-2026 - Desafios
Internacionalização
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
22/01/2019 a 28/02/2022
Florianópolis
SC
22/01/2019 a 31/12/2019
Bagé
RS
22/01/2019 a 31/12/2019
Natal
RN
22/01/2019 a 31/12/2019
Público alvo
Público alvo
300
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Criança
Adolescente
Nível de Escolaridade
Educação infantil (Creche - até 3 anos; Pré-Escola - 4 e 5 anos)
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Superior
Superior Incompleto
Estratificação Social
Alta vulnerabilidade social
Baixa vulnerabilidade social
Sem vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Planejamento das ações relacionadas à Oficina de piano, recitais e masterclasses com concvidados, mini-cursos e do próximo evento bianual
    Período:
    22/01/2019 a 14/04/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    2 - realização das ações programadas
    Período:
    11/03/2019 a 30/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
    • Fase:
      bolsa para aluno
      Período:
      22/01/2019 a 31/12/2019
      Conclusão:
      100 %
  • Meta:
    3 - Relatório e coleta de dados sobre as ações realizadas.
    Período:
    01/10/2019 a 31/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    4 - Atividades da oficina de piano, recitais e palestras durante 2020
    Período:
    02/01/2020 a 31/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    5 - Atividades da Oficina de piano, recitais, palestras e organização do VI Encontro sobre Pedagogia do Piano 2021
    Período:
    02/01/2021 a 28/02/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
  • Meta:
    6 - Realização de relatório Final
    Período:
    22/01/2019 a 02/02/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %