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Dados Básicos
Título
Leitura, ação: Dramatização
Número do projeto
050427
Número do processo
23081.057519/2018-40
Classificação principal
Extensão
Data inicial
11/09/2018
Data final
31/03/2022
Resumo
O presente proposta parte da afirmação de Bonin (1998, p. 58) de que "o ser humano é também um animal, mas um animal que difere dos outros por ser cultural". Com este princípio, entendemos que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre o individual e o cultural, portanto, neste contexto o adolescente em conflito com a lei, deve ser compreendido como um indivíduo histórico-social que, segundo o mesmo autor, "é também um ser biológico, se constitui através da rede de inter-relações sociais. (BONIN, 1998, p. 59). Nesse sentido, a problemática do adolescente autor de ato infracional deve ser situada no contexto histórico-social no qual se desenvolve para ser compreendida. Esses jovens muitas vezes enfrentam situações de vulnerabilidade social e violência, o que resulta na invisibilidade social desses jovens e envolvimento com o crime. Portanto a oficina: Leitura, ação: Dramatização parte da compreensão de que o ato de Ler é antes de tudo um ato social ,haja vista que todo texto só se completa na interação com o leitor. Propomos, com esta oficina, repensar a prática da leitura no ambiente do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS, cujo o sentido é perceber sua contribuição para a formação de leitores críticos, fomentando por meio das oficinas, a formação pelo gosto literário utilizando-nos da leitura dramatizada como técnica de ensino, por acreditarmos que a leitura dramatizada pode despertar maior interesse nos jovens, por seu caráter dinâmico e de aproximação entre leitor e texto, uma vez que é o leitor quem dá voz e "verdade" ao texto, apostamos na formação de leitores críticos, capazes de ler com profundidade, relacionando o texto ao seu contexto e à realidade.
Objetivos
Ampliar os níveis de leitura e instruí-los (adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas de internação e semi-liberdade); Construir conhecimento por meio da leitura dramatizada como técnica de ensino, a fim de contribuir na formação de sua situação, no sentido de ler seu contexto social e poder modificá-lo. Fomentar o gosto literário utilizando-nos da leitura dramatizada como técnica de ensino.
Justificativa
A leitura como processo emancipatório nas medidas socioeducativas contribui para ampliação da discussão sobre educação, medidas socioeducativas, cultura, emancipação dos sujeitos e violência. Contribui também para a eficácia das medidas sócio-educativas, e para ampliação dos estudos acadêmicos e de extensão no convênio entre UFSM, FASE e Ministério Público.
Resultados esperados
Espera-se criar um sentimento de pertencimento a um grupo coletivo, fortalecer os vínculos dos participantes das oficinas, contribuir para a construção de conhecimento de adolescentes em medidas socioeducativas, aumentar o nível de leitura dos adolescentes, fomentar o hábito de leitura, reflexão e interpretação, contribuir para o reconhecimento dos adolescentes como indivíduos sociais e políticos, e protagonistas da sua história. Estabelecer a reflexão dos adolescentes sobre as suas realidades e seus projetos de vida.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Leitura
Palavra-chave 2
Medidas Sócio-educativas
Palavra-chave 3
Cultura
Palavra-chave 4
Oficinas
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
16/03/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
6.00.00.00-7 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Caracterização das ações de extensão
01.02.04 CE
Áreas temáticas e linhas de extensão
04.00 EDUCAÇÃO
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
05 Direitos Humanos e Justiça
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
44 Infância e adolescência

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
11/09/2018 a 31/03/2022
Público alvo
Público alvo
10
Tipo de público
Sexo
Masculino
Gênero
Masculino
Faixa Etária
Adolescente
Nível de Escolaridade
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Estratificação Social
Alta vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Urbana
Plano de Trabalho
Fontes
Órgão
Valor
Recursos próprios do projeto
R$ [Não informado]
Rendimentos financeiros
R$ [Não informado]
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
R$ 500,00
Total
R$ 500.00
Despesas
 
Especificação
Descrição
Valor Unitário
Total
Passagens
Nenhuma despesa cadastrada
Material de consumo
Nenhuma despesa cadastrada
Auxílio financeiro a estudantes
Nenhuma despesa cadastrada
Diária
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de pessoa física
Nenhuma despesa cadastrada
Obras e instalações
Nenhuma despesa cadastrada
Equipamentos e materiais permanentes
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de terceiros - pessoa jurídica
Nenhuma despesa cadastrada
Bolsa
Auxilios para Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas
Plano de Trabalho Individual
R$ 250.00
R$ 500.00
UFSM e Fundação
Nenhuma despesa cadastrada
Total
R$ 500.00
Pessoal Envolvido
Nome
Período
Despesa
CH
Valor
Função
(201620113) ALICIA DE OLIVEIRA GONCALVES
18/09/2018 a 18/09/2019
Plano de Trabalho Individual
12 h
R$ 250.00
Bolsista
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Estudo do Funk como metodologia de ensino
    Período:
    20/09/2018 a 31/03/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %
    • Fase:
      O funk como metodologia possibilita o hábito de leitura dos adolescentes, reflexão sobre as letras de músicas e temas que norteiam.
      Período:
      20/09/2018 a 31/03/2022
      Conclusão:
      85 %
  • Meta:
    Produção textual a partir das interpretações das leituras
    Período:
    01/03/2019 a 31/03/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    60 %
  • Meta:
    1 - 1. Realização de dinâmica de interação com o grupo para mapeamento das leituras.
    Período:
    18/09/2018 a 30/09/2018
    Valor:
    R$ 250,00
    Conclusão:
    95 %
  • Meta:
    2 - Criação do grupo com a consequente criação de um nome/identificação do grupo
    Período:
    01/10/2018 a 19/10/2018
    Valor:
    R$ 250,00
    Conclusão:
    70 %
  • Meta:
    3 - Organização dos cronogramas das leituras definidas com o grupo
    Período:
    14/10/2018 a 03/11/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    60 %
  • Meta:
    4 - Definição das regras da oficina e dinâmica para funcionamentos
    Período:
    04/11/2018 a 24/11/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    80 %
  • Meta:
    5 - Realização das oficinas leitura, ação: dramatização.
    Período:
    17/11/2018 a 29/12/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %
  • Meta:
    6 - Organização da atividade final e relatório
    Período:
    01/01/2019 a 28/02/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    70 %
  • Meta:
    7 - Estudos bibliográficos sobre leitura E OFICINAS
    Período:
    01/03/2019 a 18/09/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    40 %
  • Meta:
    8 - Realização das oficinas nas escolas
    Período:
    10/03/2020 a 31/03/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    10 %