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Dados Básicos
Título
Muros,pontes e portos: processos educativos em saúde em práticas sociais em um território (...)
Número do projeto
050390
Número do processo
23081.056543/2018-61
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
23/10/2018
Data final
31/03/2021
Resumo
Tendo como cenário a cidade como currículo, com o pressuposto de que há processos educativos em movimentos de um território de remoção na cidade de Porto Alegre, a pesquisa tem como questão: de que maneira se estabelecem esses processos educativos existentes e as relações com o território vivido, a partir do conceito ampliado de saúde na perspectiva da construção de uma Cidade Educadora? Sendo o campo o Loteamento Porto Novo, território de uma comunidade que foi removida com as obras da Copa do Mundo de 2014, o objetivo geral é analisar de que maneira se estabelecem os processos educativos existentes no Loteamento Porto Novo e as relações com o território vivido, a partir do conceito ampliado de saúde na perspectiva da construção de uma Cidade Educadora. Como desafios e referenciais, as discussões sobre: processos educativos na perspectiva da educação popular (BRANDÃO, 1991; FREIRE, 2003), território vivido (SANTOS, 2004), cidade educadora (BERNET, 2013) e a dimensão da saúde em seu conceito mais ampliado (CECÍLIO, 2001; HERNÀNDES, 2004), incluindo a questão da justiça social. Os objetivos específicos são: mapear os grupos existentes e os processos educativos no Loteamento Porto Novo; identificar as iniciativas e as trajetórias dos grupos na reapropriação do novo território; verificar os processos educativos na perspectiva da Cidade Educadora; verificar os processos educativos na perspectiva do conceito ampliado de saúde.
Objetivos
Analisar os processos educativos existentes no Loteamento Porto Novo e as relações com o território vivido, a partir do conceito ampliado de saúde na perspectiva da construção de uma Cidade Educadora
Justificativa
As metodologias participativas são escolhas e estão presentes em grande parte das pesquisas com/sobre processos educativos, desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A linha de pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos, se preocupa com a investigação de “diversos processos por meio dos quais as pessoas e grupos vêm se educando no contexto sócio-político-cultural da América Latina” (TEIXEIRA, 2016, p.25). As pesquisas de Teixeira (2016), Sousa (2007; 2012) e Larchert (2014) bem como os aportes teóricos de Oliveira (2003) e Oliveira et al (2009) conversam com as minhas intenções de pesquisa quando consideram processo educativo: “o processo histórico no qual sujeitos intersubjetivamente dão sentido a si mesmos, aos outros e ao mundo, no e com o qual adquirem suas experiências” (TEIXEIRA, 2016, p.26). Adoto esse conceito e entendimento, acreditando que diferentes processos educativos são estabelecidos na relação entre as pessoas e o mundo, que esses processos são marcados de significados para os grupos porque se baseiam no aprendizado de saberes que motivam a busca pela sobrevivência diária (Ibidem). Os jeitos, as formas de aprender estão ligadas ao viver, aos modos de vida, aos modos de resistir, existir, re-existir.
Resultados esperados
Espera-se encontrar processos educativos em saúde com ênfase no território vivido e numa possível construção de uma cidade educadora.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
041738 - EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL: EDUCADORES E JOVENS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE SANTA MARIA/RS
Palavra-chave 1
Processos educativos
Palavra-chave 2
Saúde
Palavra-chave 3
Territórios
Palavra-chave 4
Cidade Educadora
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/05/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Grupo do CNPq
557 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF -
Linha de pesquisa
00.02.09.00 EDUCAÇÃO
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.04 Projeto de Tese
Objetivos Sustentáveis da ONU
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    análise e escrita da Tese
    Período:
    23/10/2018 a 31/03/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Análise e escrita da tese
    Período:
    23/10/2018 a 31/01/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Análise e escrita da tese
    Período:
    20/07/2019 a 31/03/2021
    Valor:
    R$ 0,00
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    1 - Levantamento de dados
    Período:
    10/01/2019 a 20/07/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %