Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Fertirrigação em morangueiro e outras frutiferas
Número do projeto
050234
Número do processo
23081.052492/2018-07
Classificação principal
Ensino
Data inicial
25/09/2018
Data final
25/09/2023
Resumo
O Projeto de Ensino em Irrigação e Fertirrigação visa organizar e preparar as atividades a serem realizadas nas aulas teórico/práticas dos Cursos Técnicos em: Agropecuária, Fruticultura, Meio Ambiente e Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, além de outros alunos e produtores da região. Dentre as atividades realizadas estão: planejamento e organização de materiais de irrigação e fertirrigação, materiais didáticos e ferramentas, aulas práticas de instalação, operação e manutenção dos vários sistemas de irrigação e fertirrigação, instalação de tubulações, mangueiras e fitas de gotejamento para irrigação de pomar didático, instalação e manejo de irrigação e fertirrigação em bancadas com sistema semi-hidropônico de cultivo de morango, planejamento e execução de projetos de irrigação e fertirrigação e seu acompanhamento, tanto em aulas práticas como em trabalhos a campo aplicados a áreas de agricultores familiares. No projeto serão preparadas em torno de 40 aulas práticas diferentes para os estudantes dos cursos citados. Serão atendidos 130 alunos do curso Técnico em Agropecuária, 60 alunos do curso Técnico em Paisagismo, 150 alunos do curso Técnico em Fruticultura. Serão atendidos aproximadamente 340 estudantes da UFSM. O projeto será executado com a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, ou seja, os resultados dos projetos de pesquisa serão apresentados aos estudantes, bem como para os produtores interessados em Irrigação e Fertirrigação. As experiências dos estudantes (Ensino) e dos produtores (Extensão) serão dialogadas/utilizadas nas ações de ensino e pesquisa. Os bolsistas das atividades de ensino acompanharão também as ações de pesquisa e extensão. Os resultados obtidos serão apresentados nas Jornadas academicas da UFSM e de outras instituição quando possível, além de congressos e revistas especializadas (uma média de 10 trabalhos por ano). As ações de extensão – mini-cursos, dias-de-campo e treinamentos tem atendido em torno de mil produtores/interessados na área por ano. Todas as ações envolvem os estudantes, técnico administrativos e docentes, bem como várias áreas do conhecimento, tais como: gestão, paisagismo, biologia, solos, matemática, entre outros. As ações no setor visão facilitar a construção do conhecimento (aprendizado), pois os alunos executam o que aprenderam nas aulas teóricas, gerando assim aprendizado permanente, atendendo aos objetivos do ensino, que são a compreensão e capacidade de execução das atividades e resolução de problemas cotidianos.
Objetivos
- Ter unidades de demonstração referência para as aulas dos cursos envolvidos no presente projeto, permitindo mais qualidade no ensino; - Executar na prática os conteúdos vistos em aula; - Realizar as ações de forma transdisciplinar, valorizando as várias formas do conhecimento; - Despertar para novas fontes de garantia de renda, inserção social e qualidade de vida; - Conhecer e executar as várias etapas do uso da irrigação e fertirrigação em morangueiro e outras frutiferas como, nogueira, goaibeira, citricas em geral, videira, figueira, oliveira. Atendimento a produtores
Justificativa
A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversos municípios que dependem da agricultura familiar e do cultivo das mais diversas culturas, o projeto Fertirrigação em morangueiro e outras frutíferas, tem por princípio básico fornecer subsídios téoricos/práticos ao aluno bolsista a cerca da área tratada, atendimento a produtores da região, fazendo com que o mesmo tenha capacidade de agir a campo, fora da sala de aula, auxiliando e ministrando cursos, palestras, explicações.
Resultados esperados
Os bolsistas de ensino serão responsáveis pela manutenção dos materiais e sistemas de irrigação, preparo das aulas, acompanhamento e organização após as aulas. Serão responsáveis pelo manejo dos sistemas de irrigação instalados e manutenção do seu funcionamento, para estar em condições de realização das ações de ensino. As ações executadas serão: Organização e manutenção de materiais, Instalação de sistemas de irrigação novos, Instalação de injetores de fertirrigação, Manejo diário da irrigação e fertirrigação, Preparo das aulas, Acompanhamento nas aulas, Organização dos materiais após as aulas, Avaliação de pesquisas executadas nas aulas, Auxilio a outras áreas do conhecimento, Realização dos relatórios de projetos.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Fertirrigação
Palavra-chave 2
Frutíferas
Palavra-chave 3
Ensino
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
14/10/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
04.00.00 CIENCIAS AGRARIAS
Objetivos Sustentáveis da ONU
12 Consumo e Produção Responsáveis

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Atividades de ensino
    Período:
    25/09/2018 a 25/09/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %