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Dados Básicos
Título
PROJETO DE ENSINO – ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE INGLÊS INSTRUMENTAL PARA OS CURSOS TÉCNICOS DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM
Número do projeto
050216
Número do processo
23081.052207/2018-40
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/01/2019
Data final
01/01/2023
Resumo
Este projeto visa à elaboração de uma apostila de Inglês Instrumental I para os cursos técnicos profissionalizantes do Colégio Politécnico da UFSM, com a intenção de colaborar para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes quanto ao processo de leitura em textos acadêmicos e profissionais. Também pretende realizar estudos para identificação e análise não só de aspectos gramaticais e estratégias de leitura relevantes, mas também de gêneros textuais adequados a áreas profissionais e acadêmicas particulares.
Objetivos
Este projeto de ensino visa à elaboração de uma apostila de Inglês Instrumental para os cursos técnicos do Colégio Politécnico com a finalidade de possibilitar um processo de ensino-aprendizagem significativo e interacional da língua inglesa em relação a suas áreas de atuação no mundo do trabalho.
Justificativa
A experiência como docentes da área de Letras nas disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos do Colégio Politécnico tem se apresentado como um grande desafio. Isso se deve a variadas razões dentre as quais: a dificuldade de as professoras trabalharem com textos das diferentes áreas específicas; a heterogeneidade das turmas quanto ao conhecimento da língua estrangeira alvo; os entraves linguísticos dos alunos quanto ao conhecimento de língua materna, dentre outros motivos. Tomlinson (2005, p. 66) define o material didático como “qualquer coisa que possa ser usado para facilitar a aprendizagem de uma língua”. Dessa forma, é possível compreender que a função mais ampla do material didático é auxiliar a aprendizagem/aluno e, consequentemente, auxiliar o ensino/professor. Nesse sentido, propõe-se a elaboração de uma apostila a qual estará tanto a serviço dos estudantes quanto dos professores na melhora do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Essa afirmação se deve por, dentre variados motivos, o fato de se entender que, de posse do material didático, o estudante poderá se preparar antecipadamente para as aulas (aspecto importante no caso de alunos inclusos, por exemplo); estar consciente do roteiro das aulas; ter uma orientação para estudos extraclasse; e, em sala de aula, acompanhar de forma ativa as explicações do professor, tornando os estudantes sujeitos do processo de aprendizagem. Certamente, ao encontro de Leffa (2003), a construção das propostas didáticas desse material deverá contemplar o conhecimento prévio do alunos, como condição necessária para o sucesso da apostila, sendo por isso preciso que se analisem as necessidades, características, anseios, expectativas e estilos de aprendizagem dos estudantes ao produzir o material didático. Entende-se também que o uso da apostila possibilitará um trabalho integrado entre o grupo de professoras de línguas, que elaborarão o material em conjunto dentro de uma abordagem comum comunicativa. Nesse caso, considerando aspectos objetivos do andamento das disciplinas, a sequência didática terá um planejamento organizado a partir do material didático e não será interrompida diante de qualquer entrave, como troca de professores. Importa mencionar que a seleção de textos autênticos relevantes para cada diferente curso gera bastante dificuldade para os professores da área específica de Letras. O material didático, organizado a longo prazo, nesse caso, colaborará nesse processo de preparação das aulas atribuindo-lhes maior qualidade. Nessa situação, importa destacar o papel que o bolsista terá no projeto, trabalhando de maneira conjunta com os professores. Ele terá relevância não só na parte de organização e digitação do material, mas também no processo de pesquisa de textos e de sua constituição discursiva, contextualizada no mundo do trabalho contemporâneo. Isso significa que o trabalho do bolsista envolverá atividades de execução, mas também de concepção e planejamento. O aprendizado de língua inglesa, não há dúvidas, colaborará para o aprimoramento dos estudantes para o mundo do trabalho, visto que possibilitará que acessem materiais didáticos, acadêmicos e profissionais de âmbito internacional. O estudo das áreas de Geoprocessamento, Informática, desde as aulas de língua inglesa, também permitirá estabelecer relações pedagógicas entre áreas, culminando na interdisciplinaridade, tão importante para o processo de construção de conhecimento significativo. Vale ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa insere-se na proposta de internacionalização da UFSM, estando também ao encontro do que apresenta o PDU do Colégio Politécnico.
Resultados esperados
- Espera-se que o material didático elaborado, referente ao nível 1 do Inglês Instrumental, possa apresentar conhecimentos básicos e estratégias de leitura que possibilitem ao estudante de nível básico e médio acessar textos de língua inglesa de gêneros textuais relativos a sua área de formação e ao mundo do trabalho como um todo; - De posse do material, acredita-se que o estudante poderá desenvolver mais autonomia em seus estudos podendo antecipar conteúdos e se preparar para as aulas; - O material didático também colaborará para que o professor possa otimizar melhor seu tempo de preparação de aula, visto que já terá uma base didática de onde partir; - Os estudantes poderão aumentar seu tempo de estudo extraclasse; - O ensino de língua inglesa com textos das áreas profissionais particulares resultará em interdisciplinaridade de áreas e construção significativa de conhecimento; -Todos os resultados estão a encontro da perspectiva de internacionalização proposta pela universidade e presente no PDU do Colégio Politécnico.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
material didático
Palavra-chave 2
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave 3
Língua Inglesa
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Outro tipo de evento
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
11/03/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
83.03.01 AQUISIÇÃO DE LÍNGUA
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Internacionalização
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    M1 - Seleção de textos
    Período:
    01/01/2019 a 01/04/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      I1MI - Textos relativos à esfera profissional e acadêmica
      Valor:
      [Não informado] 12
      Conclusão:
      0 12
  • Meta:
    M2 - Estudo dos gêneros encontrados
    Período:
    02/04/2019 a 30/06/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      I1M2 - Apresentação/Publicação de trabalho acadêmico
      Valor:
      [Não informado] 1
      Conclusão:
      0 1
  • Meta:
    M3 - Elaboração de exercícios pedagógicos
    Período:
    01/07/2019 a 01/10/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      I1M3 - Atividades pedagógicas diversificadas
      Valor:
      10
      Conclusão:
      0
  • Meta:
    M4 - Organização do material
    Período:
    02/10/2019 a 30/11/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      I1M4 - Configuração dos capítulos
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0
  • Meta:
    M5 - Revisão
    Período:
    01/12/2019 a 31/01/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
    • Indicador:
      I1M5 - Texto corrigido
      Valor:
      [Não informado]
      Conclusão:
      0