Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Práticas Profissionais em Suinocultura
Número do projeto
050220
Número do processo
23081.052325/2018-58
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/01/2019
Data final
31/12/2023
Resumo
O Colégio Politécnico, tendo como referência a formação de alunos por meio de experiências práticas, no corrente ano iniciou uma pareceria com o Setor de Suinocultura do Departamento de Zootecnia da UFSM, no intuito de viabilizar aulas práticas que permitam fortalecer os ensinamentos teóricos oferecidos em sala de aula. As práticas profissionais oferecidas aos alunos são de extrema relevância, pois permitem a aproximação do aluno à realidade a qual será submetido quando egresso, fortalecendo o conhecimento técnico na criação racional de suínos, senso crítico, consciência à temas que acercam o meio ambiente e bem estar animal, gerenciamento de produção, bem como o uso de novas tecnologias utilizadas na suinocultura moderna.
Objetivos
Na unidade serão ministradas as aulas práticas para os cursos Técnicos em Zootecnia e Técnico em Agropecuária, conforme contempla o Plano de Ensino dos respectivos cursos. As aulas práticas perfazem 1/3 da disciplina de suinocultura do curso Técnico em Agropecuária e 2/4 da disciplina de suinocultura do curso Técnico em Zootecnia. Elas se fundamentam em conhecimento das instalações e equipamentos necessários para a criação de suínos, ambiência e bem estar dos animais, manejo de reprodutores, monta natural e inseminação artificial, manejo do leitão recém-nascido, manejo nas fases de creche e terminação, limpeza, desinfecção e medidas de biosseguridade adotadas para a prevenção e controle de doenças, manejo dos dejetos provenientes da atividade e novas tecnologias. Além das aulas práticas, tem-se por objetivo subsidiar bolsas de ensino para aluno com interesse de aprofundar conhecimentos na área, bem como oferecer estágios curriculares e extracurriculares para alunos desta e outras instituições de ensino.
Justificativa
A suinocultura é uma atividade consolidada e em constante desenvolvimento no Brasil, representado grande importância econômica no agronegócio , ocupando o lugar de 4º maior produtor mundial, além de ter grande importância social na geração de empregos e oferta de alimento a baixo custo. Levando em consideração não somente o status atual, mas a capacidade de ampliar ainda mais sua participação no mercado mundial, a formação de profissionais capacitados para atender as demandas é de fundamental importância, solidificando e fortalecendo ainda mais a atividade no Brasil.
Resultados esperados
Espera-se a melhoria da formação acadêmica e capacitação de novos técnicos, tornando-os aptos a atuarem no processo produtivo de forma responsável, contribuindo para o desenvolvimento regional, estadual e nacional.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
didática
Palavra-chave 2
ensino
Palavra-chave 3
suinocultura
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
[Não informado]
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.01.11.01 MANEJO E NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Atividade prática com Alunos do Técnico em Zootecnia e Agropecuária
    Período:
    04/03/2019 a 03/03/2023
    Valor:
    R$ 5,00
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    Estágios curriculares e extracurriculares
    Período:
    04/03/2019 a 03/03/2023
    Valor:
    R$ 5,00
    Conclusão:
    0 %