Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
PINTURAS DESCRITAS, PINTURAS DA ESCRITA: estudos sobre literatura, crítica e pintura
Número do projeto
049557
Número do processo
23081.030064/2018-15
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/05/2018
Data final
15/06/2022
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar algumas das formas da literatura que se valem de procedimentos de apresentação e linguagem oriundos de outros campos artísticos, sobretudo o pictural, na criação de um gênero literário híbrido, a meio caminho entre o verbal e o pictural. Trata-se assim da criação de um espaço de reflexão que possibilite um estudo aprofundado do fenômeno da hibridização que aproxima literatura e pintura. Este diálogo torna-se visível quando as duas artes dividem o mesmo espaço. Por exemplo, quando as ilustrações acompanham um texto, ou quando signos linguísticos aparecem em uma obra plástica. Como resultado, teremos uma tensão que pode designar um ponto de encontro, até mesmo de fusão, mas que ao cabo leva novamente à diferença irredutível entre o visível e o legível. E é justamente por esta distância sempre mantida que literatura e pintura podem oferecer ricas fontes de inspiração uma à outra.
Objetivos
Como objetivos específicos, esta pesquisa pretende 1. Analisar as formas literárias (romances e críticas de arte) que se valem de procedimentos de apresentação e linguagem próprias das artes plásticas na criação de gêneros e modos híbridos de se fazer literatura; 2. Compreender de que maneira se elaboram, precisamente, as relações entre literatura e pintura. Em primeiro lugar, elas se realizam em seus "lugares comuns": cenas da história, retratos, paisagens, diversas áreas partilhadas nas quais cada uma das duas artes pode se enriquecer ou ganhar em especificidade em seu confronto com a outra 3. Mapear categorias que unem literatura e pintura em uma perspectiva que sublinhe as relações intertextuais e intersemióticas; 4. Observar a trajetória das relações entre a palavra e a imagem nos contextos simbolistas brasileiro (Gonzaga Duque, Elysio de Carvalho e João do Rio) e francês (Baudelaire, Huysmans, Lorrain), bem como as alterações nas instâncias de difusão e recepção da literatura; 5. Criar um espaço de reflexão sobre as relações da literatura com as outras artes, ditas canônicas, como a pintura, em termos não somente de influência recíproca, mas sobretudo no que respeita aos efeitos destas simbioses no âmbito dos estudos sobre a intermidialidade.
Justificativa
Este projeto pretende, assim, abarcar os estudos sobre as zonas de interface entre o sistema literário e as culturas artística e midiática enquanto redes simbólicas que invadem o cotidiano ao disseminar modelos estéticos de representação da realidade. Para tanto, vale-se de uma abordagem que investigue a ocorrência de procedimentos de representação dos aparatos artísticos da pintura na tessitura das obras literárias. Tal abordagem objetiva reunir estudos que examinem as influências que o horizonte das artes e das mídias, com seus dispositivos de enunciação e procedimentos de linguagens específicos exercem na economia das obras literárias, conformando modos de ver, perceber e representar o mundo. No confronto das palavras com as imagens, do romance frente aos sistema pictural, mapeia-se a necessidade de uma pesquisa mais ampla sobre o fazer artístico, sua mediação e recepção. Para além dos problemas da escritura provocados pela visualidade tornada possível pelas transposições de arte, adaptações e traduções intersemióticas, evidenciam-se as relações entre o real e o imaginário. Nesta perspectiva, o romance aparece como o testemunho de uma metamorfose cultural cuja evolução deve ser analisada em detalhe com o intuito de melhor compreender algumas formas literárias em suas relações com outras artes e meios. A relevância do tema proposto reside em algumas lacunas percebidas nas análises de obras literárias que não evidenciam de forma satisfatória o impacto causado pelas outras artes no modo como o homem moderno se situa perante o real. O romance, espaço privilegiado para o estudo dessas formas de percepção oriundas do outras artes e mídias, surpreende pela abundância temática generalizada das "máquinas de representação visual" e por sua freqüente focalização em efeitos visuais originais explicitamente ligados a essas máquinas. Nesse emaranhado de citações e de relações intertextuais, o texto literário torna-se cada vez mais eclético, sendo recorrente a mistura de códigos e critérios especificamente estético-literários com categorias e expedientes peculiares aos contextos artístico e midiático. Tais características muitas vezes impedem uma compreensão mais ampla do complexo universo sob o qual os textos foram produzidos. Nesse sentido, pensamos ser de grande relevância uma melhor situação e análise dos textos e contextos que permitem o advento dessa formas de escritura, calcadas, sobretudo no apelo à imagem pictural, seja ela apresentada de forma explícita ou não.
Resultados esperados
Espera-se que este projeto de pesquisa contribua para uma maior e melhor compreensão de aspectos referentes à leitura de textos literários em que os campos artístico e midiático determinam suas especificidades estéticas. Parte-se do pressuposto segundo o qual processos e fenômenos interartes e intermidiais nem sempre são absorvidos em sua totalidade pelos leitores contemporâneos que, por conseguinte, enfrentam dificuldades para uma leitura produtiva de textos que evidenciam novas formas de representação. Nesse sentido, o presente projeto espera oferecer uma análise dessas dificuldades a partir do levantamento de traços recorrentes nas obras escolhidas, estrangeiras e brasileiras, bem como verificar a situação sócio-histórica dos contextos de produção e recepção de tais textos. Como resultado, o projeto pretende criar um espaço de reflexão acerca das relações que se estabelecem, de um modo geral, entre as imagens, os textos as artes e mídias segunda a perspectiva dos estudos da intermidialidade
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Literatura e outras artes
Palavra-chave 2
Intermidialidade
Palavra-chave 3
Literatura comparada
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
15/06/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.02.10.00-7 LITERATURA COMPARADA
Linha de pesquisa
00.01.08.01.02 LITERATURA, COMPARATISMO E CRÍTICA SOCIAL
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Desenvolvimento e execução do projeto
    Período:
    01/05/2018 a 15/06/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    60 %