Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUSICAL E PEDAGÓGICO-MUSICAL
Número do projeto
049267
Número do processo
23081.023685/2018-42
Classificação principal
Ensino
Data inicial
27/04/2018
Data final
30/12/2020
Resumo
O Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógico Musical” é um projeto do Laboratório de Educação Musical – LEM/CE/UFSM que atua pela e para o ensino de música, através da formação potencial de práticas musicais e pedagógico-musicais de professores e licenciandos. Tem como objetivo o ensino de música em ações formativas em oficinas e cursos, que passam pelo aprendizado de música, ações formativas e debates acerca da educação musical. Metodologicamente orienta-se pela investigação-ação educacional, tendo como pressupostos básicos o desenvolvimento de ações criticas em processos que envolvam os participantes e melhores suas condições de realizações, musicais e pedagógico-musicais.
Objetivos
3.1 Objetivo Geral • Potencializar, através de ações de ensino formativas, musicais e pedagógico-musicais, do LEM - Laboratório de Educação Musical, o desenvolvimento de um projeto constituído de ações integradas em educação musical, mobilizadas através de Oficinas de Música e de cursos com foco na música e seus modos de ser ensinada e aprendida. 3.2 Objetivos Específicos • Afirmar o espaço do Laboratório de Educação Musical - LEM/CE, na UFSM e em outros contextos escolares, como local de ensino, produção e realização de ações formativas em música e em educação musical; • Desenvolver ações de grupo na discussão do ensino em educação musical e de práticas de professores de música da educação básica, estimulando a diminuição de distanciamentos entre a UFSM e a educação básica; • Implementar oficinas de instrumento musical e canto coral que apoiem o trabalho pedagógico-musical de professores em formação e já atuantes; • Apoiar o trabalho do LAMEN, Laboratório de Metodologia do Ensino, em questões que envolvem o ensino da música, sobretudo na promoção de cursos para professores e licenciandos; • Prosseguir parcerias entre o LEM e outros espaços escolares e não escolares; • Desenvolver ações musicais e pedagógico-musicais compartilhadas entre o CAL, curso de Licenciatura em Música, e o CE, curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação e destes com a comunidade educacional de Santa Maria, através de escolas e espaços não escolares; • Realizar recitais com resultado dos aprendizados das oficinas de música.
Justificativa
Justifica-se o “o Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógico Musical” pela necessidade de dar continuidade a trabalhos formativos, musicais e pedagógico-musicais, no campo da educação musical, iniciados em 1991, quando a coordenadora proponente ingressa na UFSM. Justifica-se também pela necessidade de afirmação do Centro de Educação (CE) como um espaço de referência metodológica/pedagógica em educação musical e que envolve ações diretas da UFSM com a comunidade de Santa Maria. No CE o Laboratório de Educação Musical – (LEM) é um espaço para a realização de ações compartilhadas que tem contribuído com o desenvolvimento da educação musical no contexto de Santa Maria e região. Justificamos o projeto ainda pelo fato de que, ao longo de sua implementação, o Programa LEM: Tocar e Cantar tem demonstrado sua viabilidade na formação musical e pedagógico musical no contexto da formação de professores, no contexto do LEM, de escolas, de ONGs e outros espaços de recepção das oficinas de música. Além disto, recitais musicais decorrentes das oficinas inserem-se na comunidade santamariense promovendo a cultura em espaços sociais. Em 2018, o Programa abrangerá o ensino de música e de pedagógicas musicais em oficinas de música e cursos de educação musical para interessados no tema, sendo esses nos temas da formação inicial de pesquisadores em educação musical e conversas entre professores de música da educação básica.
Resultados esperados
Como resultados espera-se que o Programa de Desenvolvimento Musical e Pedagógico Musical continue a potencializar o ensino de música por meio do desenvolvimento da formação musical e pedagógico-musical no contexto do Centro de Educação da UFSM, ação que tem sido relevante no âmbito do LEM, na medida em que cria espaços para o em ensino de música em várias modalidades, para futuros professores da educação básica, especialistas e não especialistas em música, professores já em atuação, interessados em aprender música, crianças e adolescentes. Espera-se ainda que com a aproximação de professores de música da educação básica, em cursos e rodas de conversa, seja possível a diminuição de distanciamentos entre a UFSM e a educação básica. Um dos grandes impactos do trabalho realizado revela-se na possibilidade de compartilhar conhecimentos entre a UFSM e a escola de educação básica, através da ação do oficineiro e agora dos professores de música atuantes nas escolas. Ainda é significativo para a comunidade de Santa Maria e região na apreciação musical em recitais musicais decorrentes das oficinas. Espera-se assim que a ampliação de mobilização acadêmica e profissional no contexto do Laboratório de Educação Musical promovendo ações colaborativas, compartilhadas e formativas em música, quer seja no aprendizado musical nas oficinas quer seja no desenvolvimento de cursos que mobilizam discussões em torno da educação musical brasileira na educação básica. Espera-se ainda maior envolvimento das escolas de educação básica com as pesquisas e produções científicas em educação musical geradas pela UFSM.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
ensino de música
Palavra-chave 2
formação musical
Palavra-chave 3
formação pedagógica
Palavra-chave 4
oficinas de música
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
19/12/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.02.09.00 EDUCAÇÃO
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    101 - • Potencializar o ensino de música à comunidade em geral e aos adultos universitários por meio do aprendizado de instrumento musical e de canto coral, através de oficinas de iniciação e de aperfeiçoamento musical; • Proporcionar a 30 estudantes da educaçã
    Período:
    27/04/2018 a 30/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    30 %