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Dados Básicos
Título
Perfil dos Alunos Ingressantes
Número do projeto
048835
Número do processo
23081.018604/2018-92
Classificação principal
Ensino
Data inicial
26/03/2018
Data final
31/03/2019
Resumo
Tendo-se em vista a redução da evasão, o Projeto “Perfil dos Alunos Ingressantes” visa auxiliar os docentes do Curso de Sistemas de Informação a conhecerem mais detalhadamente o perfil dos alunos do curso, bem como identificar possíveis problemas e/ou lacunas que possam ser sanadas, para que os discentes não evadam. Por meio de um instrumento que será aplicado aos ingressantes 2017/2 e 2018/1, pretende-se coletar informações que possam direcionar futuras ações do curso, visando à redução da evasão.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Coletar informações dos alunos ingressantes em 2017-2 e 2018-1, visando identificar o perfil dos alunos ingressantes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A realização do projeto “Perfil dos Alunos Ingressantes” tem, por objetivos específicos: - Coletar informações mais detalhadas acerca do perfil dos ingressantes; - Identificar aspectos positivos e negativos que envolvam o curso de Sistemas de Informação e a UFSM, na perspectiva dos alunos ingressantes; - Permitir que sejam elaboradas ações que possam auxiliar na redução da evasão.
Justificativa
É visível a grande evolução da informática no decorrer dos últimos anos e a tendência é que está área evolua ainda mais, necessitando de profissionais qualificados que possam desempenhar um bom trabalho (BEZERRA; DIAS, 2014). Porém, sabe-se que esta é uma área que exige bastante esforço pelo seu grau de dificuldade, principalmente no que se diz respeito à lógica de programação, que é um dos requisitos fundamentais nos cursos de computação (PEREIRA; RAPKIEWICZ, 2004). O ensino da programação não é fácil e, devido a isso, muitas universidades discutem com frequência seus currículos de Ciência da Computação em busca de alternativa para diminuir o índice de evasões deste curso. É comum observarmos pesquisas que apontam o grande número de evasões neste curso, fato que tem relação com as dificuldades de aprendizagem (CASTRO et. al. 2003). Uma das grandes preocupações das instituições de ensino superior é a evasão dos alunos que ocorre, geralmente, nos primeiros semestres após o ingresso nos cursos da área da informática. A evasão causa, tanto para o setor público como para o setor privado, grandes prejuízos, tais como a ociosidade dos professores, funcionários e infraestrutura. As causas consideradas relevantes à evasão seriam: a mudança de interesse do aluno, indecisão profissional, a didática não eficiente dos professores, expectativas não atendidas em relação ao curso, dificuldades de acompanhamento do curso, entre outras (SLHESSARENKO et. al. 2014). Acredita-se que o projeto “Perfil dos Alunos Ingressantes” permitirá que os docentes do Curso de Sistemas de Informação disponham de informações mais detalhadas acerca do perfil dos alunos ingressantes. Estas informações poderão auxiliar na tomada de decisão referente à proposta de ações visando reduzir a evasão.
Resultados esperados
Entre os resultados esperados espera-se contribuir para a redução da evasão no curso, identificando os aspectos positivos e negativos destacados pelos alunos. Com base nas informações coletadas e analisadas, espera-se traçar ações que possam contribuir para estimular os alunos a permanecerem na UFSM.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Redução da Evasão
Palavra-chave 2
Perfil dos Ingressantes
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
01/04/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.03.08.00 GESTÃO EDUCACIONAL
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Análise dos Resultados e Proposição de Ações
    Período:
    01/09/2018 a 04/02/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Aplicação do instrumento
    Período:
    01/04/2018 a 30/04/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Disponibilização dos Dados de Forma Aberta (Bases de Dados Abertos)
    Período:
    15/05/2018 a 31/08/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração de gráficos e relatórios
    Período:
    01/06/2018 a 31/08/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração do instrumento para identificação do perfil dos alunos ingressantes
    Período:
    26/03/2018 a 30/04/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração do Relatório Final do Projeto
    Período:
    05/02/2019 a 31/03/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Tabulação dos Dados
    Período:
    01/04/2018 a 31/05/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %