Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Project-based learning – Desenvolvimento de atividades práticas em ambiente lúdico/real/didático
Número do projeto
048556
Número do processo
23081.014007/2018-99
Classificação principal
Ensino
Data inicial
15/02/2018
Data final
26/02/2021
Resumo
O presente projeto de ensino, por meio de atividades práticas, visa capacitar os alunos do Campus Cachoeira do Sul, especialmente das turmas mais avançadas dos diferentes cursos implantados de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, possibilitando o desenvolvimento de cenários reais/didáticos para elaboração de estudos e projetos assim como a realização de viagens de estudos e colaborações de profissionais externos, tomando-se por base o método denominado de project-based learning. O Projeto busca fornecer aos alunos opções de capacitação atrativas e inovadoras que podem ser replicadas em diversas disciplinas e ambientes, com ajuda de materiais didáticos e computacionais adaptados aos objetivos de cada curso. A iniciativa do projeto permite igualmente incorporar às atividades relacionadas um aspecto lúdico que contribua no aumento de interesse e dedicação dos alunos, assim como na promoção de eventos vinculados às disciplinas ou ao projeto como um todo. Além disso, o projeto envolve pesquisas e elaboração de materiais didáticos e de avaliação relacionados com as atividades desenvolvidas.
Objetivos
O objetivo geral deste projeto de ensino é a capacitação técnica dos alunos dos cursos de Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS em disciplinas específicas desses cursos mediante técnicas e métodos práticos considerados de vanguarda na Educação e aproximação direta à realidade das áreas vinculadas. Tal capacitação permite a inter-relação dos alunos com resultados das pesquisas desenvolvidas nas áreas de ensino e com as práticas reais do mercado de trabalho no qual serão inseridos após sua formação. Objetivos específicos: • Permitir aos alunos da UFSM-CS a pesquisa e o conhecimento prático dos elementos em destaque nas áreas de formação dos seus respectivos cursos e a visualização da importância dos mesmos no mercado de trabalho atual. • Motivar os alunos da UFSM-CS na busca por conhecimento nas áreas específicas dos seus respectivos cursos, melhorando sua conexão e permanência no Campus e seu desempenho acadêmico geral. • Realizar visitas técnicas e de estudos a áreas, locais e órgãos públicos e privados relacionados com as disciplinas envolvidas, assim como obter dados a partir de testemunhos diretos, acervos bibliográficos ou registros jornalísticos sobre esses temas. • Consolidar os aprendizados de visitas técnicas e de estudos através de relatórios-síntese que permitam aos alunos explorarem habilidades narrativas e visuais (fotografias e vídeos) da comunicação acadêmica. • Organizar e realizar mini-cursos, workshops ou palestras sobre temas relacionados com as disciplinas envolvidas, mediante participação de profissionais internos ou externos à UFSM. • Organizar e executar atividades práticas em ambiente lúdico/real/didático relacionadas com as disciplinas envolvidas mediante a aplicação de metodologias de project-based learning e trabalho em equipe. • Elaborar materiais didáticos e de divulgação dos conteúdos específicos relacionados ou de apoio às atividades propostas. • Capacitar alunos participantes na utilização de recursos computacionais avançados nos seus estudos e projetos, aplicados nas disciplinas relacionadas. • Desenvolver pesquisas qualitativas e quantitativas sobre os resultados obtidos no projeto, assim como do desempenho e da avaliação dos participantes nas atividades realizadas. • Transmitir e divulgar os conhecimentos e os resultados obtidos na comunidade acadêmica da UFSM-CS.
Justificativa
Foram realizadas três visitas técnicas durante o ano 2018: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Rio Grande.
Resultados esperados
Entre os resultados esperados do projeto encontra-se fundamentalmente a possibilidade de vincular a experiência prática às atividades de ensino das disciplinas envolvidas. Além disso, busca-se a aproximação de alunos às realidades da Engenharia e da Arquitetura e Urbanismo, por meio do contato direto com as pessoas e os órgãos relacionados com as suas respectivas áreas desde diferentes pontos de vista. A capacitação dos alunos também é um dos principais resultados, tanto nas áreas específicas, como na resolução de problemas, no estudo de casos reais e no uso de recursos computacionais especializados. Este projeto de ensino também fomentará o trabalho em equipe, a organização do tempo dos alunos e o aumento da visão útil das suas futuras profissões. Espera-se que o projeto promova a motivação e o engajamento dos alunos com o curso e o Campus e a transmissão deste sentimento entre uns e outros, especialmente das turmas mais avançadas. Assim, é possível que seja verificada uma diminuição na evasão dos cursos implantados no Campus, atualmente considerada alta. Por outro lado, como produto, serão construídos materiais didáticos específicos, desenvolvidos e disponibilizados para os alunos das disciplinas envolvidas no projeto e que perdurarão para os futuros semestres nos cursos.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Atividade prática
Palavra-chave 2
Materiais didáticos
Palavra-chave 3
Viagens técnicas
Palavra-chave 4
Trabalho em equipe
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
18/12/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
99.00.00 LINHA DE PESQUISA INEXISTENTE
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Proposição e preparação de atividades
    Período:
    15/02/2018 a 30/09/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    60 %
  • Meta:
    2 - Exposição de conteúdos teóricos
    Período:
    05/03/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    3 - Visitas técnicas
    Período:
    02/04/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    4 - Desenvolvimento de projetos
    Período:
    02/04/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    5 - Apresentação de trabalhos
    Período:
    16/04/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    6 - Palestras, mini-cursos e workshops
    Período:
    16/04/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    7 - Elaboração de materiais didáticos
    Período:
    15/02/2018 a 26/02/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    8 - Avaliação de atividades
    Período:
    16/04/2018 a 18/12/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    66 %
  • Meta:
    9 - Relatórios
    Período:
    05/11/2018 a 26/02/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %