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Dados Básicos
Título
Por onde andam nossos ex-alunos?
Número do projeto
048535
Número do processo
23081.013553/2018-11
Classificação principal
Extensão
Data inicial
07/03/2018
Data final
31/03/2019
Resumo
O acompanhamento dos egressos é uma das dimensões previstas no processo de Avaliação Institucional, segundo o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Tendo-se em vista que os Bacharéis formados pelo Curso de Sistemas de Informação, na sua maioria, atuam na área de Tecnologia da Informação em empresas (regionais e/ou nacionais), além do fato de que alguns possuem empresas próprias e muitos também estão cursando a pós-graduação, pretende-se criar um projeto que permita, ao mesmo tempo, acompanhar os egressos, mantendo-os próximos à UFSM, bem como estimular os alunos do curso a permanecerem estudando. Este projeto divulgará, semanalmente, durante os semestres letivos, ex-alunos que estão atuando no mercado de trabalho e/ou continuam seus estudos em nível de pós-graduação.
Objetivos
OBJETIVO GERAL Manter o acompanhamento das atividades profissionais e/ou acadêmicas desenvolvidas pelos egressos e divulgar estas ações para a comunidade acadêmica do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A realização do projeto “Por onde andam nossos ex-alunos?” tem, por objetivos específicos: - Acompanhar as atividades profissionais e/ou acadêmicas dos egressos; - Manter os egressos ligados à UFSM; - Incentivar os alunos a não desistirem do curso, por meio da divulgação das atividades desenvolvidas pelos egressos; - Estabelecer um canal de comunicação entre os egressos e a UFSM.
Justificativa
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação encontra-se, atualmente, com aproximadamente 150 alunos matriculados. Em 2018/1 ocorreu o ingresso da 9ª turma do curso. Até o momento já ocorreram três solenidades de formatura além das colações em gabinete, tendo sido formados 49 Bacharéis no total. Um dos desafios do Curso de Sistemas de Informação, bem como de outros cursos do campus da UFSM/Frederico Westphalen é o de reduzir a evasão. Algumas alternativas para reduzir a evasão envolvem a reformulação curricular, a atualização das ementas das disciplinas, a realização de eventos, a participação de alunos em projetos de pesquisa e de extensão, a realização de atividades na modalidade semipresencial (EaD), além da forma como os docentes devem conduzir as atividades inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, entre eles os processos relacionados à avaliação do rendimento acadêmico. O Curso de Sistemas de Informação, preocupado com a evasão (entre outras questões), implantou uma reforma curricular no 2º semestre de 2016, bem como já realizou 10 edições do Workshop de Qualificação Docente, além de eventos tais como 5 edições da JASI (Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação). Estas ações demonstram o comprometimento da equipe de docentes no que diz respeito à qualidade do ensino. Acredita-se, também, que mostrando aos atuais alunos do curso as possibilidades que existem no meio acadêmico e no mercado de trabalho, seja possível estimulá-los a seguirem no curso, reduzindo a evasão. Além disso, o acompanhamento dos egressos é uma das dimensões previstas no processo de Avaliação Institucional, segundo o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Tendo-se em vista que os Bacharéis formados pelo curso, na sua maioria, atuam na área de Tecnologia da Informação em empresas (regionais e/ou nacionais), além do fato de que alguns possuem empresas próprias e muitos também estão cursando a pós-graduação, pretende-se criar um projeto que permita, ao mesmo tempo, acompanhar os egressos, mantendo-os próximos à UFSM, bem como estimular os alunos do curso a permanecerem estudando. Este projeto divulgará, semanalmente, durante os semestres letivos, ex-alunos que estão atuando no mercado de trabalho e/ou continuam seus estudos em nível de pós-graduação.
Resultados esperados
Entre os resultados esperados espera-se contribuir para a redução da evasão no curso, motivando os alunos a continuarem seus estudos. Além disso, o projeto permite o cumprimento de uma das dimensões da avaliação institucional, que é o acompanhamento dos egressos. A repercussão do projeto será medida, de forma quantitativa, pelo número de visualizações das notícias veiculadas na página do curso no FaceBook.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Acompanhamento de egresso
Palavra-chave 2
Mercado de Trabalho
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
02/04/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.03.00-5 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas e linhas de extensão
08.08 Gestão institucional
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
06 Educação
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
41 Gestão institucional
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Frederico Westphalen
RS
07/03/2018 a 31/03/2019
Público alvo
Público alvo
150
Tipo de público
Sexo
Feminino
Masculino
Gênero
Feminino
Masculino
Faixa Etária
Adulto
Nível de Escolaridade
Ensino Superior
Superior Incompleto
Pós Graduação
Estratificação Social
Sem vulnerabilidade social
Domicilio/ Residência
Rural
Urbana
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Contato com os ex-alunos
    Período:
    07/03/2018 a 31/03/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Divulgação dos cartazes em meio físico (murais) e em meio digital (lista de e-mails e página do curso no Facebook)
    Período:
    07/03/2018 a 31/03/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração da notícia e validação da mesma
    Período:
    07/03/2018 a 31/03/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração e impressão dos cartazes
    Período:
    07/03/2018 a 31/03/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %