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Dados Básicos
Título
Melhoria das condições acústicas em salas de aula de escolas públicas sediadas no município de Santa Maria
Número do projeto
048608
Número do processo
23081.014865/2018-33
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/03/2018
Data final
31/08/2022
Resumo
O Projeto destina-se à melhoria das condições acústicas em salas de aula de escolas públicas sediadas no município de Santa Maria, a partir da avaliação da inteligibilidade da palavra em salas utilizando testes de articulação reais e virtuais. O tema de pesquisa a ser desenvolvido envolve a qualidade acústica de salas de aula e o desenvolvimento de novas metodologias em ensaios de acústica. O projeto tem dois aspectos relevantes. O primeiro consiste em estar em sintonia com o estado da arte, em âmbito internacional, e de acordo com a competência na área da coordenadora do projeto. O segundo consiste na importância desse tema na eficácia do ensino fundamental e médio, uma vez que salas de aula acusticamente inadequadas são um dos maiores responsáveis pela eventual ineficácia na aprendizagem. Este Projeto constitui, em realidade, uma fase preliminar de uma proposta mais ampla, cujo objetivo principal é a melhoria da qualidade acústica em salas de aula de escolas públicas do município de Santa Maria, como forma de contribuição da área de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Santa Maria, à melhoria do ensino fundamental e médio nas escolas públicas do município.
Objetivos
Os objetivos do Projeto podem ser classificados em objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral consiste na melhoria das condições acústicas em salas de aula de escolas públicas do município de Santa Maria — em particular quanto à sua inteligibilidade da palavra. Para alcançar esse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos deverão ser focados. 1. Avaliar a inteligibilidade da palavra em salas de aula de algumas das escolas públicas situadas no município de Santa Maria via testes de articulação. 2. Aplicar a metodologia para avaliação da inteligibilidade da palavra em salas de aula via o levantamento das respostas impulsivas biauriculares com a utilização de cabeças artificiais infantil e de adulto. 3. Simular computacionalmente as salas de aula, através de realidade virtual acústica, a partir do código computacional RAIOS, utilizando bancos de dados de HRIRs de padrão infantil e de adulto. 4. Levantar a inteligibilidade da palavra para os sinais gerados via simulação numérica. 5. Comparar os resultados dos três testes de articulação, para cada uma das salas.
Justificativa
O crescimento acelerado das cidades, com o inadequado uso e ocupação do solo, causa uma grande deterioração da qualidade de vida, tornando o ambiente urbano cada vez mais ruidoso e insalubre. O ruído urbano tem sido apontado como uma das formas de poluição que atinge, cada vez mais, um maior número de pessoas, sendo considerado como uma questão de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora é a segunda principal forma de poluição ambiental— ficando atrás apenas da poluição do ar — e que vem se agravando, exigindo soluções que controlem seus efeitos no meio ambiente e a sadia qualidade de vida dos cidadãos. A saúde é um componente fundamental da qualidade de vida do ser humano, que se reflete na sua capacidade produtiva e de aprendizado. Um ambiente ruidoso dá lugar à fadiga, perda de concentração, nervosismo, reações de estresse, ansiedade, falta de memória, baixa produtividade, cansaço, irritação, problemas com as relações humanas, dificuldade de aprendizagem etc. As salas de aula das escolas brasileiras — em particular as das escolas públicas —, sabidamente não proporcionam as condições ideais para o ensino, no que toca às suas condições acústicas. O principal fator de qualidade acústica em uma sala de aula é a inteligibilidade da palavra que, grosso modo, traduz a maior ou menor facilidade com que os estudantes podem ouvir e entender o que diz o professor em aula. É bem conhecido o fato de que a inteligibilidade da palavra em salas de aula, principalmente naquelas utilizadas para o ensino fundamental, é fator preponderante na qualidade e eficácia do aprendizado. Alguns autores consideram que a acústica da sala de aula seria o principal fator de caráter global responsável pelo assim chamado analfabetismo funcional, que se caracteriza pela inabilidade do aluno em ler e interpretar adequadamente um texto de seu nível escolar. Diversos autores têm se debruçado sobre essa questão. Contudo, os estudos realizados sobre o tema nos países do primeiro mundo concentram-se mais nos aspectos da acústica interna da sala, uma vez que em países de clima temperado ou frio, a influência do ruído externo sobre a acústica da sala é pequeno, dadas as condições climáticas adversas desses países. No Brasil, a tradição arquitetônica é de construções de janelas amplas e adoção de ventilação natural, o que propicia a forte influência do ruído externo em seu interior.
Resultados esperados
Estabelecer, implementar computacionalmente e testar métricas para a predição de inteligibilidade da fala. Ensaiar algumas salas de aula de escolas públicas do município de Santa Maria, com mediano nível de ruído de fundo, levantando os índices de articulação e suas respostas impulsivas para diferentes posições. A partir das respostas impulsivas obtidas, calcular cada uma das métricas propostas; Ensaiar acusticamente salas de aula com o uso de cabeças artificiais de pequenas dimensões e utilizando orador artificial. Gerar computacionalmente aurilizações, obtidas a partir das respostas impulsivas biauriculares, para ensaio e comparação, com o auxílio de crianças. Propor projeto de adequação para melhoria da qualidade acústica de salas de aula de escolas públicas sediadas no município de Santa Maria. Contribuir para a melhoria da qualidade acústica de salas de aula das escolas públicas do município de Santa Maria e consequentemente favorecendo o aprendizado em recintos que proporcionam conforto acústico.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Acústica de salas de aula
Palavra-chave 2
Inteligibilidade da fala
Palavra-chave 3
Aurilização
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
10/06/2021
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.05.02.03-3 ACÚSTICA
Linha de pesquisa
84.04.02 ACÚSTICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.06 Projeto de Pesquisa e Extensão
Objetivos Sustentáveis da ONU
03 Saúde e Bem-Estar

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Desenvolvimento local, regional e nacional
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Desenvolvimento de uma metodologia para a realização de testes de articulação a partir do levantamento das respostas impulsivas biauriculares em salas de aula.
    Período:
    01/03/2018 a 31/08/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    75 %
  • Meta:
    2 - Aplicar a metodologia para avaliação da inteligibilidade da palavra em salas de aula via o levantamento das respostas impulsivas biauriculares com a utilização de cabeças artificiais infantil e de adulto.
    Período:
    06/08/2018 a 30/09/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
  • Meta:
    3 - Estudo do índice de articulação como uma métrica para avaliar a qualidade de aurilizações em salas de aula.
    Período:
    06/08/2018 a 31/10/2021
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    30 %
  • Meta:
    4 - Contribuir para a melhoria da qualidade acústica de salas de aula do ensino fundamental e médio do município de Santa Maria.
    Período:
    03/12/2018 a 31/08/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    5 - Publicação dos resultados consolidados em periódicos e congressos científicos na área de acústica.
    Período:
    02/09/2019 a 31/08/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    50 %
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