Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
REDES PESSOAIS SIGNIFICATIVAS EM FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FEMININAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Número do projeto
047847
Número do processo
23081.050368/2017-18
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
06/03/2017
Data final
31/12/2018
Resumo
Dentre a pluralidade de organizações familiares que se observam na atualidade, entende-se a necessidade de investir esforços na compreensão das novas formas de relacionamento, estrutura e funcionamento, dos papeis e das funções desempenhados, bem como da experiência da paternidade e da maternidade nas diferentes configurações familiares. No presente estudo, portanto, pretende-se lançar o foco às famílias monoparentais, ou seja, aquelas em que um adulto assume a responsabilidade pela família e a guarda pelos filhos, na ausência do cônjuge. Mais especificamente, pretende-se investigar a maternidade nas famílias monoparentais femininas em situação de vulnerabilidade social e as redes pessoais significativas de que as mães dispõem, entendendo que o desempenho do papel materno possa envolver algumas peculiaridades neste contexto e, assim, conferindo relevância ainda maior à rede pessoal destas mulheres. Dessa forma, o presente projeto de dissertação de mestrado corresponde a um estudo transversal, qualitativo, exploratório e descritivo que tem por objetivo geral compreender a dinâmica das redes pessoais significativas para o desempenho da maternidade em famílias monoparentais femininas no contexto de vulnerabilidade social.
Objetivos
OBJETIVO GERAL: Compreender a dinâmica das redes pessoais significativas para o desempenho da maternidade em famílias monoparentais femininas no contexto de vulnerabilidade social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Compreender o desempenho do papel materno em famílias monoparentais femininas no contexto de vulnerabilidade social; 2) Caracterizar a estrutura, funções e atributos dos vínculos que compõem as redes pessoais significativas para o desempenho da maternidade no contexto especificado; 3) Compreender a relação entre as redes pessoais significativas e o desempenho do papel materno no contexto especificado.
Justificativa
O projeto de pesquisa passou por uma banca de qualificação, foi aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa e encontra-se em etapa de coleta de dados.
Resultados esperados
Espera-se encontrar como resultados deste estudo que as mulheres responsáveis por famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade social, contem com uma rede social com mais vínculos significativos familiares e solidários (amigos, vizinhos ou conhecidos), do que com serviços públicos ou, ainda, que os serviços públicos e profissionais não sejam reconhecidos como fontes de apoio. Ainda, acredita-se que o estudo permitirá a compreensão de que o ser pai ou ser mãe na contemporaneidade constituem-se em difíceis tarefas, as quais podem tornar-se ainda mais complexas quando realizadas na ausência de apoio social, sendo necessária a existência de fontes de suporte. Espera-se, por fim, que este estudo possa contribuir para que profissionais que atuam nos contextos onde se encontram as mulheres responsáveis por famílias monoparentais possam melhor compreendê-las, conhecendo os significados que estas conferem às suas próprias vivências na maternidade, além de instrumentalizá-los para o trabalho com este público através das redes sociais, que podem ser acionadas enquanto intervenção no contexto comunitário.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
maternidade
Palavra-chave 2
monoparentalidade
Palavra-chave 3
redes sociais
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
10/10/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.07.07.00-6 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Grupo do CNPq
014 NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
Linha de pesquisa
00.00.00.00 NOVAS LINHAS DE PESQUISA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação
Objetivos Sustentáveis da ONU
03 Saúde e Bem-Estar

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Conclusão da dissertação e defesa da mesma
    Período:
    06/03/2017 a 31/12/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Elaboração de artigos para publicação em revistas científicas.
    Período:
    01/06/2018 a 30/11/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %