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Dados Básicos
Título
A paternidade na inter-relação com os ambientes ecológicos em famílias monoparentais masculinas
Número do projeto
047846
Número do processo
23081.050367/2017-73
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
06/03/2017
Data final
13/12/2018
Resumo
A contemporaneidade pode ser entendida pela complexidade e, a família como diretamente imbricada nos processos de transformação da cultura. As famílias monoparentais, centradas em figuras masculinas, entre tantas outras configurações, vêm perfilando a instituição família de uma maneira cada vez menos uniforme e mais complexa. Utilizando o referencial sistêmico de compreensão da realidade, considera-se a paternidade como uma construção entre aspectos macro e microssistêmicos do contexto sócio-histórico-cultural. Nesse sentido, este projeto de dissertação de mestrado refere-se a um estudo qualitativo com o objetivo de compreender as percepções de pais de famílias monoparentais masculinas sobre o desempenho do papel paterno na inter-relação com seus diferentes sistemas ecológicos.
Objetivos
Entender como os homens desempenham as tarefas parentais no dia a dia das famílias monoparentais; Compreender como os diferentes sistemas ecológicos de desenvolvimento dos pais (ex.: trabalho, vizinhança, comunidade, serviços públicos, escola dos filhos, etc.) influenciam e são influenciados pelo desempenho do papel paterno; Compreender os fatores ambientais que favorecem ou dificultam o desempenho da paternidade nas famílias monoparentais masculinas.
Justificativa
No ano de 2017 forma realizadas atividades como: estruturação e elaboração do projeto de pesquisa para dissertação de mestrado; pré-qualificação; qualificação e submissão ao Comitê de Ética/UFSM. Cumpriu-se as metas e prazos conforme cronograma organizado. As metas para 2018 compreendem: coleta de dados, análise, elaboração da dissertação, defesa da dissertação de mestrado, e organização e publicação de artigos.
Resultados esperados
Almeja-se que o presente estudo ultrapasse uma ênfase nas características individuais, que desconsidera o contexto na sua inter-relação com os processos de desenvolvimento. Orienta-se no sentido de efetuar conexões mais amplas entre o sistema familiar e os demais. Parte-se da prerrogativa de que o ambiente imediato tem papel central, contudo, ambientes mais amplos influenciam diretamente a forma como os recursos do ambiente imediato são mobilizados. Ou seja, a família, independentemente de sua configuração, torna-se um contexto de desenvolvimento primordial para as interações pais-crianças, assim como, a relação estabelecida com os demais ambientes ecológicos de desenvolvimento.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
paternidade
Palavra-chave 2
monoparentalidade
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
30/01/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.07.07.00-6 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Grupo do CNPq
014 NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
Linha de pesquisa
06.00.00 CCSH
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
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Órgãos
Unidade Função Período
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Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Defesa da dissertação de mestrado e submissão dos artigos
    Período:
    06/03/2017 a 13/12/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %