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Dados Básicos
Título
ESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM
Número do projeto
047604
Número do processo
23081.046493/2017-23
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/01/2018
Data final
01/01/2023
Resumo
O Colégio Politécnico da UFSM possui atualmente cerca de 20 cursos, de diferentes níveis de ensino, atendendo alunos desde o ensino médio até a pós-graduação. Entre estes, os cursos de Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental; Cursos Técnicos em Meio Ambiente; Agropecuária e Pós Graduação em Agricultura de Precisão. Disciplinas de diferentes áreas do saber (Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Gestão de Resíduos Sólidos – Compostagem, Sistemas Agroflorestais, Solos, Tratamento de Efluentes, Prevenção e Tratamento da Água, Piscicultura e Fundamentos de Fertilidade do Solo) são ofertadas pelos cursos citados. Semestralmente, estas disciplinas atendem cerca de 100 alunos. Atualmente, a maioria dos programas destas disciplinas tem sido abordada apenas de forma teórica. A área ambiental é uma interface entre estas disciplinas. Neste sentido, esta proposta visa à estruturação do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico. Esta ação permitirá a instituição aumentar sua oferta de aulas práticas fortalecendo sua vocação na formação de qualidade de alunos de diferentes níveis de ensino. A experimentação no processo de ensino-aprendizagem tem sua importância justificada quando se considera sua função pedagógica de auxiliar o aluno na compreensão de fenômenos, processos e conceitos antes abordados somente de forma teórica. A clara necessidade dos alunos se relacionarem com os fenômenos sobre os quais se referem os conceitos justifica a experimentação como parte do contexto escolar, sem que represente uma ruptura entre a teoria e a prática. Ela permite que os alunos manipulem objetos e ideias e negociem significados e conceitos entre si e com o professor durante a aula. A estruturação do Laboratório de Análises Ambientais incentivará a melhoria da formação inicial e continuada de alunos, promovendo a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, como também estimulará a prática da pesquisa em sala de aula. Este espaço visa o desenvolvimento de práticas laboratoriais, possibilitando a avaliação de vários parâmetros físico-químicos em diferentes tipos de amostras como, por exemplo, solo, água, tecido vegetal, dejetos, produtos resultante da compostagem, entre outros. Dentre os diferentes parâmetros físico-químicos que poderão ser determinados durante a realização das aulas práticas neste espaço podem-se citar: 1) Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO; 2) Oxigênio Dissolvido – OD; 3) Demanda Química de Oxigênio – DQO; 4) Turbidez, 5) Cor, 6) Temperatura, 7) pH, 8) Condutividade, 9) Correção do pH da água tratada 10) Condutividade elétrica do solo; 11) Alcaliidade Total 12) Gás Carbônico Livre 13) Cloretos 14) Dureza Total 15) Cloro Residual Livre 16) Fluoretos 17) Ensaio de Coagulação 19) Determinação de Alumínio, Nitrogênio, Fósforo, Cálcio, Manganês, Ferro, Potássio, Sódio, Lítio, Sódio, entre outros, em diferentes tipos de amostras (água, solo, produtos derivados da compostagem, etc); Desta forma, os alunos poderão associar/avaliar/interpretar os resultados obtidos nas aulas práticas e correlacionar com parâmetros e normas estabelecidos pelas legislações vigentes abordados nas aulas teóricas, ou também avaliar, no caso da piscicultura, se as condições ambientais daquele meio estão de acordo para a produção de alevinos. Outro exemplo destas atividades seria o enquadramento dos corpos d’água segundo a Resolução do CONAMA 357 de março de 2005. Nesta resolução existem diversos parâmetros que são levados em consideração, para classificar um rio em classe especial, classe I, classe II, classe III e classe IV. Diferentes cursos do Colégio Politécnico serão beneficiados com esta estrutura. Assim, análises normalmente realizadas em outras Unidades de Ensino da UFSM poderão ser realizadas internamente. A oferta destas aulas experimentais estará associada ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem, proporcionando o aprendizado dos alunos através da associação entre a teoria e a prática. Além disso, aumentará as possibilidades do aluno egresso no mercado de trabalho, uma vez que este poderá fazer parte, por exemplo, de equipes de laboratórios de controle de qualidade ambiental. O Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico além de disponibilizar seu espaço para aulas práticas de disciplinas ofertadas semestralmente, poderá servir como um facilitador na realização de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão, uma vez que o laboratório terá a capacidade de analisar diferentes parâmetros físico-químicos, em diferentes matrizes.
Objetivos
A estruturação do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico visa à disponibilização de um espaço para realização de aulas práticas com diferentes disciplinas relacionadas com a área ambiental ministradas no Colégio Politécnico. Os objetivos específicos deste projeto de ensino compreendem: 1) Possibilitar a criação de um espaço que possa servir como um facilitador na realização de Análises Químicas atendendo a demanda de aulas práticas e também a projetos no âmbito do Colégio Politécnico; 2) Promover a capacitação dos alunos dos níveis médio, técnico, graduação e pós-graduação para atuarem no planejamento, coordenação e execução de análises laboratoriais, respeitando normas de segurança, bem como, selecionar técnicas e métodos analíticos. Além disso, coordenar e controlar a geração e destinação de resíduos laboratoriais. 3) Possibilitar reflexões acerca dos fundamentos científico-tecnológicos da formação técnica, relacionando teoria e prática; 4) Contribuir para a formação crítica e ética dos estudantes frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.
Justificativa
Esta proposta visa à estruturação do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico. Esta ação permitirá a instituição aumentar sua oferta de aulas práticas fortalecendo sua vocação na formação de qualidade de alunos de diferentes níveis de ensino. A estruturação do Laboratório de Análises Ambientais incentivará a melhoria da formação inicial e continuada de alunos, promovendo a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão, como também estimulará a prática da pesquisa em sala de aula.
Resultados esperados
Dentre os diferentes resultados que são esperados com a estruturação do laboratório de análises ambientais do Colégio Politécnico da UFSM, podem-se citar: - Aumentar a qualificação dos alunos, pois colocarão em prática toda a teoria abordada em sala de aula; - Estabelecer no colégio politécnico, um laboratório que auxilie nas diferentes demandas de ensino, pesquisa e extensão; - Gerar/divulgar conhecimentos nas áreas de abrangência de cada projeto desenvolvido neste laboratório; - Publicar os resultados obtidos neste espaço, em resumos de congressos e publicações de artigos em periódicos nacionais e internacionais das diferentes áreas de aplicação; - Através da criação, espera-se promover a capacitação de pesquisadores e contribuir tanto para a ampliação dos grupos de pesquisas, como para formação intelectual, técnica e curricular de alunos.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Estruturação
Palavra-chave 2
Laboratório
Palavra-chave 3
Análises ambientais
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
01/10/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.01.10.05 QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL
Linha de pesquisa
84.04.01 ANÁLISE
Objetivos Sustentáveis da ONU
12 Consumo e Produção Responsáveis

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Gestão ambiental
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Desenvolver os Procedimentos Operacionais Padrão que serão utilizados no Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico.
    Período:
    01/01/2018 a 01/01/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    Estruturar e adequar o espaço físico do Laboratório de Análises Ambientais do Colégio Politécnico.
    Período:
    01/01/2018 a 01/01/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    Expandir as relações entre os diversos Grupos de Pesquisa do Colégio Politécnico e também destes com outros Grupos da UFSM.
    Período:
    01/01/2018 a 01/01/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    20 %
  • Meta:
    Fortalecimento da formação de recursos humanos nas diversas áreas do conhecimento que serão atendidas pelo Laboratório de Análises Ambientais.
    Período:
    01/01/2018 a 01/01/2023
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    20 %