Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Biblioterapia para a multiplicidade interpretativa
Número do projeto
047441
Número do processo
23081.043303/2017-16
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/11/2017
Data final
12/12/2019
Resumo
O projeto Biblioterapia para a multiplicidade interpretativa possui como base incentivar as habilidades leitoras da comunidade acadêmica, do campus de Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria, em encontros de diálogos literários, os quais serão mediados por profissionais de distintas áreas do conhecimento. Neste sentido, a ação pretende ser uma extensão prática dos conceitos e reflexões da biblioterapia que visa fomentar a diversidade interpretativa e a criticidade, por meio da atividade de leitura individual para posterior discussão grupal de obras literárias. Desta forma, o projeto justifica-se pela necessidade de diálogos grupais, das experiências literárias individuais, as quais fortalecerão o senso crítico e interpretativo dos integrantes, bem como, sua intenção de mediar um processo de incentivo à leitura na unidade de Palmeira das Missões.
Objetivos
Objetivo Geral Utilizando preceitos da biblioterapia, oportunizar sessões de diálogos literários, no segmento acadêmico da UFSM, a fim de que a ação medie um processo de incentivo à formação de leitores críticos e reflexivos na unidade de Palmeira das Missões. Objetivos Específicos a) pensar na dimensão e efeito da biblioterapia na vida da comunidade acadêmica do campus de Palmeira das Missões, a fim de melhorar o desempenho dos participantes em suas atividades; b) formar leitores críticos e reflexivos; c) propor reflexões interdisciplinares sobre o ato da leitura; d) compreender o sentido do livro, da leitura e suas articulações com a terapia.
Justificativa
O uso de técnicas biblioterapêuticas consiste também na potencialização dos efeitos da leitura sobre o processo de ensino-aprendizagem. Nossa intenção com o desenvolvimento do projeto Biblioterapia para a multiplicidade interpretativa é disseminar a prática biblioterapêutica, na qual abrange conceitos como o sentido do livro, da leitura e suas articulações com a terapia, os quais proporcionam subsídios para que compreendamos os processos de leitura, da mesma maneira que os sentidos múltiplos das experiências literárias. Desta forma, o projeto justifica-se pela necessidade de discussão grupal, das experiências literárias individuais, mediado por profissionais de distintas áreas do conhecimento, as quais fortalecerão o senso crítico e interpretativo dos integrantes, bem como, sua intenção de ser um processo de incentivo à leitura no campus de Palmeira das Missões.
Resultados esperados
Em síntese, a leitura/literatura possibilita uma visão mais abrangente das várias linguagens que compreendem o sentido de mundo e do autoconhecimento do sujeito. Portanto, almeja-se que as experiências individuais e grupais de leitura, estabelecidas durante o período de vigência do projeto, possam inferir no cotidiano de aprendizagem dos participantes, que sirvam de estímulo para que outros integrantes da comunidade acadêmica interessem-se pelos meandros da leitura e do diálogo literário.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Biblioterapia
Palavra-chave 2
Leitura
Palavra-chave 3
Interpretação
Palavra-chave 4
Criticidade
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
12/12/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
00.00.00.00 NOVAS LINHAS DE PESQUISA
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Aperfeiçoar as competências leitoras da comunidade acadêmica, da UFSM, da unidade de Palmeira das Missões.
    Período:
    01/11/2017 a 31/12/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %
    • Indicador:
      1.2 - Número de alunos e servidores participantes.
      Valor:
      20 Frequência dos participantes.
      Conclusão:
      15 Frequência dos participantes.
    • Indicador:
      1.1 - Número de encontros realizados.
      Valor:
      24 Frequência dos participantes.
      Conclusão:
      24 Frequência dos participantes.
    • Fase:
      1.1.2 - Reuniões mensais entre os mediadores para planejamento e organização do projeto.
      Período:
      01/11/2017 a 31/12/2019
      Conclusão:
      100 %
      • Sub-fase:
        1.1.1 - Sessões mensais de diálogos literários.
        Período:
        01/11/2017 a 31/12/2019
        Conclusão:
        100 %