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Dados Básicos
Título
Autorregulação da Aprendizagem no Curso Superior de Música
Número do projeto
047372
Número do processo
23081.042375/2017-46
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
10/09/2017
Data final
15/01/2022
Resumo
O estudante universitário, em geral, se depara com situações novas em sua vida onde precisa administrar seus esforços, atenção e recursos para garantir uma aprendizagem eficiente. No caso dos cursos superiores de música em particular, o estudante encontra disciplinas que vão além do cunho teórico. As disciplinas específicas de seu instrumento musical ou voz, por exemplo, envolve o desenvolvimento de habilidades musicais e motoras. Por vezes, o aluno ingressante já tem um conhecimento de como administrar sua prática instrumental proveniente de seus anos de formação inicial, mas este caso não é sempre verdadeiro. Além da requerer recursos metacognitivos – o aprender como aprender – para seus próprios instrumentos, outras disciplinas também envolvem o desenvolvimento de habilidades mais complexas e que, muitas vezes, o aluno não tem tanta familiaridade. Partimos da premissa de que o músico compreende a linguagem musical em sua forma mais completa. No âmbito do currículo acadêmico, todas as disciplinas da área de música têm como intenção abordar uma das diferentes dimensões musicais explicadas acima, e criar relações significativas entre a prática, a teoria e a percepção musical.
Objetivos
Investigar a autorregulação da aprendizagem e as especificidades dos processos metacognitivos, motivacionais e comportamentais do aluno de curso superior de música. Objetivos específicos: • Realizar um levantamento bibliográfico sobre pesquisa em áreas relevantes à autorregulação da aprendizagem e interpretar sua aplicação ao ensino superior de música; • Investigar como os aspectos específicos à área de música interagem com os modelos existentes de autorregulação da aprendizagem; • Identificar os pontos frágeis do processo autorregulatório dos alunos dos cursos de música; • Propor ferramentas e recursos intervencionistas para promover a autorregulação da aprendizagem em estudantes de cursos de música;
Justificativa
Se a atividade musical (seja na forma de ouvir, pensar, compor, ler ou executar) for percebida como uma habilidade cognitiva complexa, torna-se clara a necessidade de investigar os processos metacognitivos com os quais se depara o estudante universitário dos cursos superiores de música, uma vez que estes estão intimamente relacionados com a motivação e as escolhas comportamentais dos estudantes. As especificidades do currículo dos cursos de música, juntamente com a necessidade de integração entre a prática, a teoria e a percepção musical, apontam a importância de se compreender a autorregulação da aprendizagem de estudantes de cursos de música. Zimmerman (1986) compreende que a autorregulação da aprendizagem se refere ao grau em que os indivíduos atuam, a nível metacognitivos, motivacional e comportamental, sobre os seus próprios processos e produtos de aprendizagem.
Resultados esperados
Espera-se compreender os processos de autorregulação da aprendizagem do estudantes universitário a partir das especificidades dos cursos de música, e a partir desta compreensão, propor ferramentas e recursos que promovam a autorregulação da aprendizagem voltadas às particularidades da área da música.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Autorregulação
Palavra-chave 2
Autoeficácia
Palavra-chave 3
Música
Palavra-chave 4
Motivação
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Em andamento
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
13/02/2020
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.03.00-5 MÚSICA
Linha de pesquisa
84.00.00 MÚSICA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Fontes
Órgão
Valor
Recursos próprios do projeto
R$ 10,00
Rendimentos financeiros
R$ 0,00
Total
R$ 10.00
Despesas
 
Especificação
Descrição
Valor Unitário
Total
Passagens
Nenhuma despesa cadastrada
Material de consumo
MAT. P/ UTILIZACAO EM GRAFICA
Cópias de Questionários
R$ .10
R$ 10.00
Auxílio financeiro a estudantes
Nenhuma despesa cadastrada
Diária
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de pessoa física
Nenhuma despesa cadastrada
Obras e instalações
Nenhuma despesa cadastrada
Equipamentos e materiais permanentes
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de terceiros - pessoa jurídica
Nenhuma despesa cadastrada
Bolsa
Nenhuma despesa cadastrada
UFSM e Fundação
Nenhuma despesa cadastrada
Total
R$ 10.00
Pessoal Envolvido
Nenhum bolsista definido
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - Análise dos autorrelatos
    Período:
    11/09/2017 a 17/05/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    2 - 2 - Correlação com aprendizagem instrumental
    Período:
    18/03/2019 a 15/01/2022
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    40 %
    • Fase:
      2 - 2 - Correlação com aprendizagem instrumental
      Período:
      18/03/2019 a 15/01/2022
      Conclusão:
      0 %
  • Meta:
    3 - 3 - Formulação escalas e questionários para subfases do ditado melódico
    Período:
    16/01/2020 a 17/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %