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Dados Básicos
Título
JUVENTUDE FEMININA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: TECENDO RELAÇÕES EM CURSOS HISTORICAMENTE MASCULINOS DE UMA ESCOLA DE SANTA MARIA
Número do projeto
045693
Número do processo
23081.013466/2017-74
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
05/12/2016
Data final
31/12/2018
Resumo
Este Projeto de Dissertação de Mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trata da juventude feminina e da educação profissional integrada ao ensino médio e tem como questão de pesquisa: quais as relações que se estabelecem entre as jovens estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional, seus colegas, docentes e equipe diretiva de uma escola de educação profissional de Santa Maria cujas profissões são historicamente ocupadas pelo público masculino? Com o objetivo geral de analisar as relações que se estabelecem entre as estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional e com os seus colegas, com os professores e com a equipe diretiva de uma escola de educação profissional de Santa Maria cujas profissões são historicamente ocupadas pelo público masculino. Os objetivos específicos são: a) buscar como a legislação brasileira e as políticas públicas para a educação estruturaram ao longo do tempo o ensino médio integrado à educação profissional; b)verificar como ocorre a construção histórica das profissões tradicionalmente ocupadas pelos homens no mundo do trabalho e a sua relação com as jovens estudantes; c) levantar dados sobre o local da pesquisa, a sua criação, concepção e objetivos da instituição e dos cursos de ensino médio integrados à educação profissional; d) construir o perfil das jovens estudantes do ensino médio integrado da escola de educação profissional de Santa Maria em que ocorrerá a pesquisa; e) Identificar as relações que se estabelecem entre as jovens estudantes da escola, os colegas do sexo masculino, os/as docentes e a equipe diretiva a partir do seu local de fala, dando ênfase ao protagonismo juvenil. Como principais referências teóricas trabalha-se com Dayrell (2003), Peralva (1997), Gil (2011), Weller (2012 e 2014), Manfredi (2002), Moura (2010), Frigotto et al (2005), Auad (2003), Garcia (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa a ser realizada através do estudo de caso.
Objetivos
Objetivo Geral Analisar as relações que se estabelecem entre as estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional e com os seus colegas, com os professores e com a equipe diretiva de uma escola de educação profissional de Santa Maria cujas profissões são historicamente ocupadas pelo público masculino. Objetivos Específicos Buscar como a legislação brasileira e as políticas públicas para a educação estruturaram ao longo do tempo o ensino médio integrado à educação profissional; Verificar como ocorre a construção histórica das profissões tradicionalmente ocupadas pelos homens no mundo do trabalho e a sua relação com as jovens estudantes; Levantar dados sobre o local da pesquisa, a sua criação, concepção e objetivos da instituição e dos cursos de ensino médio integrados à educação profissional; Construir o perfil das jovens estudantes do ensino médio integrado da escola de educação profissional de Santa Maria em que ocorrerá a pesquisa; Identificar as relações que se estabelecem entre as jovens estudantes da escola, os colegas do sexo masculino, os/as docentes e a equipe diretiva a partir do seu local de fala, dando ênfase ao protagonismo juvenil;
Justificativa
A Dissertação foi concluída com êxito.
Resultados esperados
Não partimos de aprioris na pesquisa qualitativa que trabalhamos.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
041738 - EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL: EDUCADORES E JOVENS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE SANTA MARIA/RS
Palavra-chave 1
Juventude Feminina;
Palavra-chave 2
Ensino Médio Integrado à
Palavra-chave 3
Profissões Historicamente
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
01/04/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.07.02-7 EDUCAÇÃO PERMANENTE
Grupo do CNPq
557 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF -
Linha de pesquisa
99.00.00 LINHA DE PESQUISA INEXISTENTE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Plano Gestão
Objetivo Estratégico
PDI 2016-2026 - Desafios
Inclusão social
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
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Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    1 - entrevista de 08 alunas
    Período:
    20/03/2017 a 29/11/2017
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %