Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Práticas de Gestão no Curso Técnico em Administração
Número do projeto
041667
Número do processo
041667
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/01/2016
Data final
02/08/2020
Resumo
O público que procura a Educação Profissional e Tecnológica, em sua maioria, é formado por jovens que buscam uma colocação no mercado de trabalho ou ainda melhorar sua posição neste. Os discentes possuem expectativas de médio prazo, e, muitas vezes, o interesse pelo curso não é o suficiente para garantir a permanência desses alunos. Uma das possibilidades para manter o empenho do aluno pode ser o uso de metodologias diferenciadas. Dentre essas metodologias encontra-se a Metodologia de Projetos, que tem sido utilizado para integrar conhecimentos e habilidades. A utilização da Metodologia de Projetos como estratégia de aprendizagem, elaborada a partir de temas de geradores de acordo com Freire (2002), proporciona um ambiente motivador e propício ao ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional e Tecnológica, podendo ser um instrumento que auxilie na permanência dos alunos nessa modalidade de ensino. Um projeto que vem sendo utilizado como metodologia no ensino do empreendedorismo, aos jovens do ensino médio e pós-médio, é o Programa Miniempresa da Junior Achievement. A Junior Achievement é uma organização não-governamental fundada em 1919 nos Estados Unidos e atualmente está presente em 123 países, sendo que no Brasil atua em todos os Estados e no Distrito Federal. O Programa Miniempresa tem como objetivos: a) Trabalhar o conceito de empresa e suas origens, enfatizando os tipos de empresa e mostrando que, a partir de uma necessidade, se produz bens que geram satisfação; b) Mostrar como funcionam as quatro principais áreas de uma empresa: Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção; c) Controlar a presença nas jornadas, fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção; d) Proporcionar troca de informações e conhecimentos da empresa como um todo; e) Fabricar um produto, consciente das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e sucesso de um negócio; f) Mostrar os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, não sendo pagos ao governo, mas doados a uma instituição beneficente; g) Envolver o participante em atividades como Rodada de Palestras com empresários e feiras (JUNIOR ACHIEVEMENT, 2011). O Projeto será desenvolvido dentro da disciplina de Práticas de Gestão, nas dependências do Colégio Politécnico com a duração de 15 semanas. Dentro dessas 15 semanas, os alunos deverão fazer um estudo de viabilidade e pesquisa de mercado, criar um produto, organizar uma empresa ou "miniempresa", vender o produto, fechar a empresa, doar para uma instituição beneficente defina pelos alunos parte do lucro e encerrar a empresa. As atividades desenvolvidas ocorrem nas áreas de produção, marketing, recursos humanos e finanças, sob a direção de alunos eleitos em processo democrático. Também serão proporcionadas visitas técnicas, participação na feira do empreendedorismo ou outros eventos que estimulem a prática do empreendedorismo e consolidem a vivência organizacional. O público-alvo serão os alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Administração devidamente matriculados nos primeiros semestres de 2016 e 2017, totalizando no máximo 40 alunos em cada ano.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Empreendedorismo
Palavra-chave 2
Miniempresa
Palavra-chave 3
Junior Achiviement
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Renovado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
02/10/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
06.06.00 GESTAO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E INSTITUICOES COMUNITAR
Objetivos Sustentáveis da ONU
08 Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
01/01/2016 a 02/08/2020
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    Ampliação de atuação para mais uma turma de práticas de Gestão no segundo semestre de 2019.
    Período:
    15/09/2019 a 02/08/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    0 %
  • Meta:
    01 - Acompanhar o desenvolvimento do projeto, registrando todas as atividades desenvolvidas;
    Período:
    31/10/2017 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    85 %
  • Meta:
    03 - Pesquisas com alunos
    Período:
    31/10/2017 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    85 %
  • Meta:
    04 - Elaborar um histórico das Miniempresas do Colégio Politécnico
    Período:
    31/10/2017 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    80 %
  • Meta:
    05 - Publicar na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    Período:
    31/10/2017 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    85 %
  • Meta:
    2 - Elaborar relatórios de cada área
    Período:
    31/10/2017 a 31/07/2020
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    85 %
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    01/01/2016 a 31/07/2019
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    85 %