Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Bullying: memórias e afetos na vida de adultos que vivenciaram o fenômeno na infância
Número do projeto
040311
Número do processo
040311
Classificação principal
Ensino
Data inicial
28/04/2015
Data final
15/01/2016
Resumo
O bullying tornou-se objeto de estudo e ganhou notoriedade nas últimas décadas devido à sua presença frequente dentro das escolas do mundo todo e suas consequências no que se refere à violência escolar. Casos cada vez mais frequentes de violência entre colegas, entre alunos e professores ou alunos e funcionários das escolas têm sido noticiados. Além disso, o número de assassinatos realizados dentro do ambiente escolar cresceu nos últimos 40 anos, tendo como um dos principais fatores motivacionais o envolvimento com esse fenômeno, seja como vítima ou como agressor (Fante & Pedra, 2008). Esse estudo é considerado importante, pois, há pouca pesquisa brasileira relacionada ao bullying no ambiente escolar e faz-se necessário estudar as consequências desse fenômeno na vida dos envolvidos, assim como, estratégias para combatê-lo. A partir disso, este estudo tem como objetivo compreender como os adultos jovens vivenciaram o bullying quando crianças. De modo especial, serão investigadas as lembranças, assim como sentimentos, afetos e reações associados a esse problema. Também, tem-se como objetivo examinar possíveis soluções para combater a violência escolar decorrente do bullying a partir das vivências passadas desses adultos. Os participantes dessa pesquisa serão oito adultos jovens, idade compreendida entre 18 e 30 anos de ambos os sexos que foram vítimas ou realizaram bullying na infância. A pesquisa caracteriza-se por ser descritiva exploratória, de cunho qualitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados será a entrevista semiestruturada. Essas serão gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise. O local para a coleta de dados dependerá do participante e sua disponibilidade de deslocamento, podendo ser realizado em uma sala da UFSM, na residência do participante ou em seu local de trabalho, considerando-se a manutenção de sua privacidade para relatar suas experiências. Os dados serão analisados com base na técnica de análise de conteúdo qualitativa.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
bullying
Palavra-chave 2
violência escolar
Palavra-chave 3
assédio
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
10/02/2016
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
06.00.00 CCSH

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
28/04/2015 a 15/01/2016
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases