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Dados Básicos
Título
Políticas Públicas para o Ensino Médio e Ensino da Filosofia: uma analítica dos discursos
Número do projeto
039252
Número do processo
039252
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
16/01/2015
Data final
29/05/2019
Resumo
O projeto de pesquisa em questão visa atender às demandas relativas à docência e à investigação da autora e de seu Grupo de Pesquisa, FILJEM. Tem como temática central as política públicas para o Ensino Médio dos últimos anos, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM - de 2012. Como decorrência de tais diretrizes outras políticas para o Ensino Médio têm sido apresentadas, como forma de induzir mudanças na gestão e organização de seu currículo. Merecem destaque, nesse projeto, o PIBID e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PACTO EM). O PIBID visa deflagrar processos de mudança no âmbito dos cursos de licenciatura e o PACTO EM, como um curso de formação continuada para professores do Ensino Médio, vida subsidiar novas experiências curriculares, pautadas nos princípios da interdisciplinaridade, áreas de conhecimento, pesquisa, entre outros. Nesse contexto, o ensino da disciplina Filosofia, tornada obrigatória no currículo do Ensino Médio no ano de 2008, vê-se afetado e desafiado a colocar-se em tal movimento de transformações curriculares. Tais conexões, entre propostas curriculares para o Ensino Médio e objetivos e metodologias para a aula de Filosofia, constituem-se como linhas condutoras da investigação proposta, a ser desenvolvida por uma análise dos discursos, na perspectiva teórica de Michel Foucault.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Ensino Médio
Palavra-chave 2
Ensino de Filosofia
Palavra-chave 3
Currículo
Palavra-chave 4
Políticas educacionai
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
31/05/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Grupo do CNPq
280 Filosofia, Cultura e Educação
Linha de pesquisa
00.02.09.01 PRÁTICA EDUCATIVAS NAS INSTITUIÇÕES
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura
Objetivos Sustentáveis da ONU
04 Educação de Qualidade

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
16/01/2015 a 31/12/2019
Plano de Trabalho
Fontes
Órgão
Valor
Recursos próprios do projeto
R$ [Não informado]
Rendimentos financeiros
R$ [Não informado]
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO
R$ 1,00
Total
R$ 1.00
Despesas
 
Especificação
Descrição
Valor Unitário
Total
Passagens
Nenhuma despesa cadastrada
Material de consumo
Material de Consumo
Papel A4
R$ 1.00
R$ 1.00
Auxílio financeiro a estudantes
Nenhuma despesa cadastrada
Diária
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de pessoa física
Nenhuma despesa cadastrada
Obras e instalações
Nenhuma despesa cadastrada
Equipamentos e materiais permanentes
Nenhuma despesa cadastrada
Serviços de terceiros - pessoa jurídica
Nenhuma despesa cadastrada
Bolsa
Nenhuma despesa cadastrada
UFSM e Fundação
Nenhuma despesa cadastrada
Total
R$ 1.00
Pessoal Envolvido
Nenhum bolsista definido
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    16/01/2015 a 31/12/2017
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    90 %