Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Monitoria da Disciplina de Fundamentos de Banco de Dados para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Número do projeto
038993
Número do processo
038993
Classificação principal
Ensino
Data inicial
11/08/2014
Data final
20/12/2014
Resumo
A educação é uma prática social1, as pessoas se educam em comunhão. Falar em comunhão é pensar a educação como uma prática social de cooperação e não de competição. É preciso estimular práticas cooperativas dentro da UFSM, garantindo socialização de saberes entre os alunos e não apenas na ducação receptiva centrada no professor. Nessa perspectiva é que se insere este projeto de monitoria. Criando um espaço de cooperação em que os discentes que já realizaram a disciplina assumem algumas atividades de docência para compartilhar os saberes com os colegas. Não como um espaço em que o aluno ''mais inteligente ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender. 1 . De acordo com Paulo Freire: “ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho”. O aprender não se resume apenas aos conteúdos relativos a fatos e conceitos de uma disciplina, pois o aluno, ao assumir algumas atividades de docência na monitoria, envolve-se com conteúdos procedimentais e formas e posturas em relação as suas atitudes. Os alunos monitores ao manter encontros regulares com os seus colegas, irão coletar informações sobre: os avanços, as dificuldades e os desafios, que os alunos da disciplina estão sendo submetidos. Estas informações devem ser relatadas aos seus orientadores de forma concisa e direta transformando o aluno monitor em um mediador da turma em relação ao professor. Criando uma atmosfera propicia para resolver dúvidas e sanar eventuais problemas. Desta forma o processo de aprendizagem de uma disciplina é facilitado através da atividades dos alunos monitores, que garantam uma aproximação entre aluno e professor. O presente projeto tem como objetivo maximizar as opções no processo de aprendizagem e ao mesmo tempo gerar oportunidades para que alunos monitores exercitem outras formas de envolvimento acadêmicos.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Monitoria
Palavra-chave 2
Banco de Dados
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
22/12/2015
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
07.02.01 BANCO DE DADOS

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
11/08/2014 a 20/12/2014
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases