Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Projeto de Ensino em Fruticultura para os Cursos Técnicos em: Agropecuária, Fruticultura, Agroindústria e Paisagismo, e superiores em Agronomia e Engenharia Florestal.
Número do projeto
038826
Número do processo
038826
Classificação principal
Ensino
Data inicial
01/01/2015
Data final
01/01/2020
Resumo
O Projeto de Ensino em Fruticultura visa organizar e preparar as atividades a serem realizadas nas aulas teórico/práticas dos Cursos Técnicos em: Agropecuária, Fruticultura e Paisagismo, e superiores em Agronomia e Engenharia Florestal. Dentre as atividades realizadas estão: manutenção do pomar; implantação de frutíferas; preparação e execução dos diferentes tipos de poda das frutíferas; colheita e avalição das frutas; controle de pragas e doenças; controle das plantas invasoras; elaboração de caldas ecológicas; preparo e aplicação de defensivos; roçada nas entre-linhas; aplicação de calcário; aplicação de compostagem; aplicação de corretivos; tutoramento das plantas; amarração das frutíferas; preparo, realização e avaliação dos diferentes tipos de enxertia; preparo, realização e avaliação dos diferentes tipos de estaquia, preparo, realização e avaliação dos diferentes tipos de alporquia; propagação dos diferentes porta-enxertos; propagação dos diferentes tipos de quebra ventos; implantação de quebra-ventos; colheita, preparo e transporte das frutas para o posto de vendas da Cespol. Os produtos gerados pelo projeto de ensino serão comercializados pela Cespol (o que não for avaliado com amostragem destrutiva). No projeto serão preparadas mais de 150 aulas práticas diferentes para os estudantes dos cursos citados. Serão atendidos 130 alunos do curso Técnico em Agropecuária, 60 alunos do curso Técnico em Paisagismo, 40 alunos do Técnico em Agroindústria,150 alunos do curso Técnico em Fruticultura e 220 alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, bem como 30 alunos da pós-graduação. Serão atendidos aproximadamente 630 estudantes da UFSM. O projeto será executado com a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, ou seja, os resultados dos projetos de pesquisa serão apresentados aos estudantes, bem como para os produtores interessados em fruticultura. As experiências dos estudantes (Ensino) e dos produtores (Extensão) serão dialogadas/utilizadas nas ações de ensino e pesquisa. Os bolsistas das atividades de ensino acompanharão também as ações de pesquisa e extensão. As pesquisas científicas serão apresentadas na JAI - 2015, congressos e revistas especializadas (uma média de 10 trabalhos por ano). As ações de extensão - mini-cursos, dias-de-campo e treinamentos tem atendido a três mil produtores/interessados em fruticultura por ano. Todas as ações envolvem os estudantes, técnico administrativos e docentes, bem como várias áreas do conhecimento, tais como: gestão, paisagismo, biologia, solos, matemática, agroindústria, informática, contabilidade. As ações no setor visão facilitar a construção do conhecimento (aprendizado), pois os alunos executam o que aprenderam na s aulas teóricas.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
fruticultura
Palavra-chave 2
ensino
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Renovado
Avaliação
Não avaliado
Última avaliação
28/09/2018
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
04.00.00 CIENCIAS AGRARIAS

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
01/01/2015 a 01/01/2020
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    01/01/2015 a 31/07/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    80 %