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Dados Básicos
Título
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS JOVENS ESTUDANTES AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Número do projeto
038600
Número do processo
038600
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/10/2014
Data final
31/12/2015
Resumo
Este Projeto de Pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como problema: o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional tem cumprido o seu papel na busca de sentido para esta etapa de ensino para os jovens estudantes desta Instituição? A partir deste questionamento a presente pesquisa buscará analisar a contribuição do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na construção de sentido desta etapa de ensino para os jovens estudantes desta Instituição, situada na Região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto será necessário buscar as expectativas dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em relação ao futuro; descrever a concepção dos estudantes em relação ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; identificar a percepção do docente sobre a fala do jovem quando discute o Ensino Médio Integrado; verificar se os princípios do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional se relacionam às expectativas dos jovens estudantes desta modalidade de ensino. Neste trabalho dialoga-se com os autores Abramo (2005), Dayrell (2003), Fazenda (1988), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); entre outros. Esta pesquisa qualitativa utilizará o estudo de caso como forma de investigação. Os dados obtidos serão organizados a partir de categorias para então serem analisados em consonância com o problema de pesquisa e o diálogo estabelecido com os autores.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
jovens
Palavra-chave 2
ensino médio
Palavra-chave 3
educação profissional
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
16/12/2015
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Grupo do CNPq
557 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF -
Linha de pesquisa
99.00.00 LINHA DE PESQUISA INEXISTENTE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
01/10/2014 a 31/12/2015
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases