Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança - LICCDA
Número do projeto
038010
Número do processo
038010
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
07/07/2014
Data final
31/12/2018
Resumo
O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA) tem como eixo estruturador o estudo de processos de criação a partir de dois princípios articuladores: a) o procedimento criativo da coreógrafa Pina Bausch que, com perguntas, estimulava os dançarinos a criarem dança a partir de suas experiências e afetos; b) a Pedagogia da Pergunta, proposta pelo pensador Paulo Freire, que estimula a construção do conhecimento a partir das experiências dos estudantes. Através de compreensões da dança contemporânea, o LICCDA correlaciona processos de criação com processos de pesquisa e ensino de dança. Este espaço teórico-prático dedica-se à nucleação de pesquisadores, professores, estudantes e artistas, da dança e áreas afins, para pensar-fazer processos de criação de dança; configurar, apresentar e analisar obras de dança; articular e estimular possíveis projetos de pesquisa, ensino e criação em dança. Linhas de pesquisa: A) Processos do Corpo: Estudo dos processos sensório-motores e conceitual-abstratos do corpo em correlação com a teoria corpomídia, a compreensão dos afetos, estudos sobre imagem, estética e estesia. Reflexões acerca das correlações entre sensibilidade de inteligibilidade. Interfaces entre as áreas da Dança, da Comunicação, da Filosofia, da Cultura Visual e das Ciências Cognitivas. B) Processos Contemporâneos de Pesquisa e Criação: Estudos sobre procedimentos criativos baseados em experiências e histórias de vida. Reflexões sobre pesquisas corporais, narrativas e (auto)biográficas. Compreensões em torno da reflexividade empírica e dos trânsitos entre processos e produtos. Relações entre subjetividade, pesquisa e construção de (auto)conhecimentos. C) Processos Criativos nas Pedagogias Culturais: Estudo de processos de criação, pesquisa e ensino de dança baseados em artefatos, experiências e práticas culturais que configuram valores éticos e estéticos nos corpos-sujeitos por meio de suas vivências fora da escola/universidade. Reflexões em torno da cultura POP, da cultura popular e de massa. Relações entre dança contemporânea, performatividade e teoria queer.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Dança contemporânea
Palavra-chave 2
Processos de criação
Palavra-chave 3
Processos de Pesquisa
Palavra-chave 4
Pedagogias Culturais
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/02/2019
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
8.03.04.00-1 DANÇA
Linha de pesquisa
81.00.00 ARTES CÊNICAS
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.09 Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
07/07/2014 a 20/12/2017
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    2 - Realização de estudos no campo dos processos criativos relacionando dança, performance e educação.
    Período:
    01/01/2018 a 31/12/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    07/07/2014 a 30/09/2018
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    100 %