Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - Redes de Atenção: cuidado à pessoa com deficiência; ênfase na atenção psicossocial - álcool, crack e outras drogas e atenção às urgências e emergências/SOS Emergências.
Número do projeto
037890
Número do processo
037890
Classificação principal
Ensino
Data inicial
03/01/2014
Data final
04/08/2015
Resumo
Trata-se de um Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET) - Saúde/Redes de Atenção proposto pelo Ministério da Saúde cujo objetivo é fortalecer as redes de atenção à saúde, implementando linhas de cuidado prioritárias, potencializando a atenção básica como coordenadora do cuidado e qualificando a atenção a saúde nos diversos pontos da rede. Como foco do programa tem-se as Redes de e Atenção de cuidado à pessoa com deficiência; Rede de Atenção Psicossocial: ênfase em álcool, crack e outras drogas e na Rede de Atenção às urgências e emergências/SOS Emergências. A metodologia utilizada são rodas de conversa sustentadas pelo referencial teórico de Redes, fluxograma, linhas de cuidado e gestão em saúde. O sujeitos envolvidos são trabalhadores de saúde, docentes, discentes e usuários do sistema único de saúde. O local de ação são os serviços de saúde da rede de atenção à saúde do município de Palmeira das Missões, denominados pontos de rede. Tem-se comometa técnico científica fomentar a produção do conhecimento de redes, de fluxo de cuidado, linha de cuidado e gestão em saúde por meio de rodas de conversa, resumos e artigos publicados em Anais de Eventos e Revistas Científicas, além de provocar a reflexão junto ao Projeto Pedagógico de Curso. Destaca-se também que a meta junto aos discentes é estimular e proporcionar na formação discente a visão de rede, de fluxo de cuidado, de linha de cuidado e de gestão em saúde no cotidiano das práticas dos profissionais de saúde sustentadas pelo conhecimento técnico científico. Vale mencionar que tem-se nos alunos bolsistas o estímulo de reflexão das práticas em saúde junto aos demais alunos não integrantes do projeto. Ao findar das ações deste projeto espera-se como impacto fomentar a qualidade do serviço em saúde, a organização da rede de saúde, a análise situacional dos usuários e serviços de saúde, a formação permanente em saúde, a possibilidade de desenvolver análise de gestão em saúde in loco, dentre outras.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
gestão dos serviços saúde
Palavra-chave 2
ensino
Palavra-chave 3
trabalho
Palavra-chave 4
apoio ao planej em saúde
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
23/06/2017
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
02.00.00 SAUDE
Linha de pesquisa
99.00.00 LINHA DE PESQUISA INEXISTENTE

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Palmeira das Missões
RS
03/01/2014 a 04/08/2015
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    03/01/2014 a 04/08/2015
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    70 %