Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
PRO e PET-SAÚDE UFSM-UNIFRA e a formação para o SUS em Santa Maria: avaliação do impacto na graduação e na integração ensino, serviço e comunidade.
Número do projeto
037135
Número do processo
037135
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/03/2014
Data final
31/08/2016
Resumo
As transformações ocorridas no contexto do trabalho em saúde, da educação e da própria organização do sistema de saúde brasileiro, provocam constantemente movimentos no processo de formação profissional. Esse processo dinâmico e gradual, culminou com a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), as quais representam um marco na formação dos profissionais da saúde, tradicionalmente focada na transmissão de conhecimentos e pouca articulação e integração com os serviços de saúde. Essas orientações visam garantir uma formação profissional que prepare o egresso para os desafios das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, contemplando as necessidades sociais emergentes, o sistema de saúde brasileiro, o trabalho em equipe e a atenção integral. Além das DCNs, outros marcos legais, também enfatizam a responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com o desenvolvimento e a formação de recursos humanos em saúde, como a Constituição Federal de 1988, Lei Orgânica da Saúde de 1990 e Conferências Nacionais de Saúde. Como meio de fortalecer as DCNs e responder por uma formação mais adequada às necessidades sociais do país, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e em parceria com o Ministério da Educação, instituiu o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Tais programas buscam a integração e o fortalecimento das instituições formadoras, promovendo a articulação entre o processo de formação profissional em saúde e os serviços de saúde. A participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), nos programas da SGTES, possibilitou a ampliação e fortalecimento da rede de saúde do município com implicações significativas no processo formativo e na qualificação das relações ensino-serviço-comunidade. Esse significado, promovido especialmente pelo PET-Saúde, despertou nos preceptores a compreensão da relevância de sua participação e co-responsabilidade na formação do futuro profissional de saúde. Contudo, a avaliação e acompanhamento desses projetos e ações desenvolvidos por ambas as Instituições formadoras em Santa Maria-RS, tem sido realizados pelos grupos e equipes de trabalho de forma específica e pontual. Assim, esta proposta representa uma oportunidade importante para que as instituições avaliem conjuntamente e amplamente o impacto do programa PRO e PET - Saúde para a graduação e integração ensino-serviço comunidade no município de Santa Maria - RS.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
AVALIAÇÃO
Palavra-chave 2
PRO E PET-SAÚDE
Palavra-chave 3
IMPACTO
Palavra-chave 4
SOCIEDADE
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
21/06/2017
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
6.02.01.03-7 MERCADOLOGIA
Grupo do CNPq
060 Marketing
Linha de pesquisa
06.02.00 ANALISE DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
01/03/2014 a 31/08/2016
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases
  • Meta:
    M-1 - Meta principal do projeto
    Período:
    01/03/2014 a 31/08/2016
    Valor:
    R$ [Não informado]
    Conclusão:
    1 %