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Dados Básicos
Título
A construção social da identidade e da alteridade nas Escolas Públicas da região sul do Brasil
Número do projeto
031473
Número do processo
031473
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/04/2012
Data final
05/01/2015
Resumo
A questão da identidade e da diferença é um problema social, mas também midiático, pois a contemporaneidade caracteriza-se como, essencialmente, heterogênea. Nesse contexto, o outro e visto como o diferente e estranho. Esse estranhamento pode ser decorrente da classe social, da cor, do gênero, da raça, da nacionalidade, do sexo, da religião ou ate mesmo da estética corporal. Multiculturalismo e diferença são abordadas de forma periférica, tanto pela mídia quanto pela Escola. Neste cenário, o "multiculturalismo" apóia-se, fundamentalmente, em apelos a tolerância e ao respeito às diferenças. Assim, a identidade e a diferença tendem a ser naturalizadas, impedindo uma analise critica e política. (SILVA, 2009) Diante disso, a presente pesquisa pretende responder os seguintes problemas: as questões da identidade e da diferença se esgotam no respeito e na tolerância para com a diversidade e a diferença? Em um contexto multicultural o respeito e a tolerância são suficientes para uma comunicação e educação critica e questionadora? Como a identidade e a diferença são representadas e produzidas, narrativamente, pela mídia e reproduzidas nos diferentes ambientes escolares? Quais são os mecanismos e as instituições que estão ativamente envolvidos na produção e fixação da identidade e das diferenças? O objeto de investigação é o sentido da identidade e alteridade para jovens de classes populares de Escolas Públicas de periferia localizadas na região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O documentário mostra a realidade de Escolas do sertão Pernambucano, da baixada Fluminense - RJ e da periferia paulista. Para as escolas pernambucana, carioca e paulista, a análise será feita a partir dos relatos apresentados no Documentário "Pro Dia Nascer Feliz". Já, para as Escolas da região sul serão feitos grupos focais e entrevista em profundidade onde a análise se dará a partir da percepção, apropriação de sentidos e correlação com a realidade onde estão inseridos. A partir da análise dos dados coletados e do documentário, pretende-se identificar as semelhanças e diferenças entre a realidade escolar dos três estados relatados no documentário com os três estados da região sul.. O documentário "Pro dia Nascer Feliz", de Jorge Jardim, volta-se para a causa profunda das desigualdades sociais: a educação. Aborda a escola como uma representação do País que os jovens terão que enfrentar. Apresenta alunos e professores de três estados brasileiros, que relatam sobre a vida, os limites e aspirações de cada um. A edição pontua diferenças e semelhanças entre as situações das diferentes regiões. Iniciou no sertão pernambucano, passando pela Baixada Fluminense e chegando na periferia de São Paulo. Em seguida, apresenta o trajeto contrário, agregando outros assuntos e histórias. Apesar de certos dilemas típicos da juventude mostrarem-se comuns as três regiões mostradas no documentário, o que predomina são as profundas diferenças. Os temas passam de infraestrutura-basica à inquietações existenciais e diferenças sociais e culminam com fatos e sintomas do cotidiano escolar.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Identidade
Palavra-chave 2
alteridade
Palavra-chave 3
jovens
Palavra-chave 4
escolas públicas
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
06/03/2015
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Linha de pesquisa
09.01.03 COMUNICACAO E MIDIA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
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Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Porto Alegre
RS
01/04/2012 a 05/01/2015
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases