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Dados Básicos
Título
Uso de Recursos Didáticos Alternativos em Educação Ambiental no Município de Cacequi - RS
Número do projeto
031253
Número do processo
031253
Classificação principal
Extensão
Data inicial
01/04/2012
Data final
31/12/2012
Resumo
Este projeto tem como objetivo principal a contribuição com a ciência geográfica, sobretudo nos estudos relacionados à questão ambiental, desenvolvendo um sistema metodológico de conhecimentos teórico-práticos, com uso de materiais didáticos alternativos. Para que isso se torne possível, constatou-se a importância de formar um elo entre o Meio Acadêmico e as Instituições de Ensino, uma vez que as escolas enfrentam dificuldades devido à carência de recursos didáticos alternativos e assim, idéias novas e criativas permitem a construção dos mesmos com material de baixo custo, tornando-se viável o acesso a todos os alunos. A proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto compreende duas fases: a primeira, realizada no laboratório de Geologia Ambiental/LAGEOLAM, na qual compreende a revisão bibliográfica, a construção de maquetes, de jogos didáticos, e de uma cartilha de apoio; a segunda fase será realizada junto às respectivas turmas de alunos, no município de Cacequi, quando serão aplicados estes recursos didáticos, incluindo ainda uma saída a campo para que os alunos vejam in loco o que foi trabalhado em sala de aula. Deve-se ressaltar que, todo o material didático desenvolvido para a aplicação deste projeto ficará na escola para que outros professores e/ou alunos possam também utilizá-los em outras ocasiões. O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construir uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações, e também da possibilidade de utilizar o conhecimento em outra situação. Portanto, visitar uma voçoroca, ver um lençol freático exposto, um areal ou observar qualquer problema ambiental faz com que o aluno sinta que o que foi trabalhado em sala de aula realmente existe, está perto e precisa ser pensado.
Observação
Fomento: Edital 001/2012 - FIEX
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Meio ambiente
Palavra-chave 2
educação ambiental
Palavra-chave 3
recursos didáticos
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
03/01/2013
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.07.05.00-7 GEOGRAFIA FÍSICA
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
06 Educação
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
62 Questões ambientais

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Cacequi
RS
01/04/2012 a 31/12/2012
Público alvo
Público alvo
40
Tipo de público
Geral
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases