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Dados Básicos
Título
O ESTUDO DE DIFERENTES HABILIDADES PERCEPTIVAS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATIPICO DA FALA
Número do projeto
030195
Número do processo
030195
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
23/08/2011
Data final
29/07/2016
Resumo
Tema: Descrição dos aspectos perceptuais da fala típica e atípica. Justificativa: Estudar a aquisição típica e atípica da fala, relacionando os aspectos perceptivos aos produtivos fornece evidências a respeito do desenvolvimento da mesma, e pode auxiliar na melhor compreensão dos padrões e na identificação dos casos de patologia, fornecendo subsídios para terapia. Objetivos: Descrever e comparar diferentes habilidades perceptivas de crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala e seus efeitos na superação das trocas fonêmica/fonéticas nos casos de atipia. Método: farão parte da amostra crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala, tal como casos de desvio fonológico e distúrbio fonético. Todos os sujeitos deverão ser falantes monolíngues do português brasileiro, entre 1:0 a 8:0, de ambos os sexos. Serão excluídas da amostra aquelas crianças que apresentarem alterações nos aspectos neurológico, cognitivo, psicológico, auditivo e que já receberam terapia fonoaudiológica prévia. Ambos os grupos passarão pelas avaliações da Consciência do Próprio Desvio de Fala, testes de Consciência Fonológica, teste de Coorte, processamento auditivo, e do sistema fonético/fonológico (amostra de fala), sendo esta última julgada através da uma análise perceptiva auditiva com auxílio de julgadores fonoaudiólogos. Após a coleta dos dados, os mesmos passarão por análise estatística para comparação entre os grupos e correlação entre as habilidades perceptuais entre grupos com e sem alteração de fala. Nos subprojetos 1 e 2, que envolverem terapia fonoaudiológica, as crianças com desenvolvimento atípico de fala serão divididas em dois grupos, um receberá a terapia fonológica/fonética pura e o outro receberá a terapia fonológica somada à estimulação de processamento auditivo ou de consciência fonológica. As avaliações serão refeitas após a terapia e os dados serão submetidos à análise estatística para verificação de diferenças obtidas.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
distúrbios da fala
Palavra-chave 2
percepção da fala
Palavra-chave 3
fonética
Palavra-chave 4
reabilitação
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
25/01/2017
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
4.07.00.00-3 FONOAUDIOLOGIA
Linha de pesquisa
02.00.00 SAUDE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Santa Maria
RS
23/08/2011 a 29/07/2016
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases